Implementação e avaliação de um curso sobre matéria e suas transformações baseado na teoria da Aprendizagem Significativa: uma análise a partir de mapas conceituais

Autores/as

  • Ariane Baffa Lourenço Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo (USP)
  • Antonio Carlos Hernandes Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo
  • Gláucia Grüninger Gomes Costa E.E. Prof. José Juliano Neto, SEESP
  • Dácio Rodney Hartwig

Palabras clave:

Aprendizagem significativa, mapa conceitual, matéria

Resumen

A proposta deste trabalho foi analisar de que maneira alunos, que frequentaram um curso não formal, elaborado com baseado na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, elaboram mapas conceituais, e avaliar a contribuição desta ferramenta no processo de aprendizagem dos alunos no referido curso, intitulado “Matéria e suas transformações”. Como instrumento complementar a avaliação, os alunos responderam um questionário dissertativo antes e após o curso e elaboraram um texto livre sobre o que haviam aprendido. Os resultados revelaram que a metodologia empregada facilitou o processo de aprendizagem dos conceitos, a qual foi observada pela comparação das respostas obtidas no questionário inicial e final, e pela qualidade e complexidade dos mapas elaborados, os quais, em sua maioria, apresentavam os conceitos fundamentais para o entendimento dos assuntos estudados, seguindo uma diferenciação progressiva e suas proposições expressavam um significado lógico. Tais resultados indicam que aulas com essa vertente devem ser desenvolvidas mesmo que, a princípio, sejam mais trabalhosas para sua elaboração. Os resultados indicam também que o mapa conceitual pode contribuir significativamente no processo de aprendizagem dos alunos, e que há a possibilidade destes o considerarem como uma ferramenta que pode os auxiliar durante a aprendizagem e não como mais um instrumento de avaliação. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dácio Rodney Hartwig

Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Federal de São Carlos

Publicado

2012-08-14

Cómo citar

Lourenço, A. B., Hernandes, A. C., Costa, G. G. G., & Hartwig, D. R. (2012). Implementação e avaliação de um curso sobre matéria e suas transformações baseado na teoria da Aprendizagem Significativa: uma análise a partir de mapas conceituais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(1), 117–137. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4222