Desafios e possibilidades para a abordagem de temas ambientais em aulas de Física

Autores/as

  • Giselle Watanabe-Caramello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Roseline Beatriz Strieder Universidade Federal de Brasília (UNB)
  • Simoni Tormöhlen Gehlen Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Palabras clave:

Abordagem Temática, Ensino de Física, Formação de Professores, Educação Ambiental.

Resumen

 

No ensino de Ciências há, cada vez mais, uma preocupação quanto à organização curricular ser baseada em temas. Nesse sentido, no presente artigo, discutem-se desafios e possibilidades de incorporar abordagens temáticas nas aulas de Física do ensino básico. Para tanto, durante uma disciplina de estágio supervisionado, licenciandos em Física implementaram propostas centradas em temas ambientais, em diversas escolas de Ensino Médio da região metropolitana de São Paulo. Metodologicamente, o estudo compreende a análise de um questionário respondido pelos licenciandos acerca da receptividade que obtiveram por parte das escolas, em especial, sob a ótica dos professores, coordenadores pedagógicos e diretores. Essas informações foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva e os resultados indicam para dois aspectos que justificam o posicionamento das escolas: (a) formação para a cidadania e (b) abordagem de conceitos científicos. A partir disso, propõem-se duas possibilidades para inserir temas em aulas de Física, identificadas como (i) perspectiva ampliada e (ii) perspectiva pontual. 

 

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Publicado

2012-09-26

Cómo citar

Watanabe-Caramello, G., Strieder, R. B., & Gehlen, S. T. (2012). Desafios e possibilidades para a abordagem de temas ambientais em aulas de Física. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(1), 205–222. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4226

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