Investigando sentidos e significados atribuídos pelos professores aos norteadores legais para o ensino de Química

Autores/as

  • Juliene Leonel de Almeida Mendonça PPGQ/IQ/UFU/MG
  • Rejane Maria Ghisolfi da Silva CED/MEN/UFSC/SC

Palabras clave:

Norteadores Legais, Sentidos e Significados, Química

Resumen

Este trabalho teve como propósito compreender e analisar os sentidos e significados atribuídos pelos professores do Ensino Médio aos documentos legais que norteiam o ensino de Química. Esta pesquisa foi ancorada na teoria histórico-cultural de Vygotsky (1989, 1995, 2001). A construção de dados foi realizada valendo-se de entrevistas semiestruturadas com docentes de Química, que atuam no Ensino Médio da rede pública de ensino, em uma cidade do Triângulo Mineiro. Os resultados da investigação evidenciaram que a maioria dos entrevistados não conhece em profundidade os norteadores legais para o Ensino Médio. Concluiu-se que há uma ruptura entre sentido e significado da atividade docente o que torna a atividade docente vazia de sentidos.

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Biografía del autor/a

Juliene Leonel de Almeida Mendonça, PPGQ/IQ/UFU/MG

Mestrado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2010), professora concursada - PEB-IVC da Escola Estadual Maria Conceição Barbosa de Souza.

Rejane Maria Ghisolfi da Silva, CED/MEN/UFSC/SC

Professora Doutora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica

Publicado

2013-04-16

Cómo citar

Mendonça, J. L. de A., & Silva, R. M. G. da. (2013). Investigando sentidos e significados atribuídos pelos professores aos norteadores legais para o ensino de Química. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(1), 27–45. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4250