Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental

Autores/as

  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá
  • Eduardo Augusto Tomanik Universidade Estadual de Maringá
  • Graça Simões Carvalho Universidade do Minho

Palabras clave:

Formação docente, Saber científico, Saber escolar, Ambiente regional.

Resumen

A formação de professores das séries iniciais da educação básica é deficiente em relação aos conhecimentos científicos sobre meio ambiente. Portanto, neste trabalho pretendeu-se conhecer como ocorreu o processo de transposição didática externa do “saber sábio” para o “saber a ensinar” efetuado pelos pesquisadores doutorados pelo PEA-UEM (Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, da Universidade Estadual de Maringá), bem como o processo de transposição didática interna do “saber a ensinar” para “saber ensinado” dirigido aos professores das séries iniciais da educação básica deste município na formação continuada. Os resultados indicaram que o curso sobre o ambiente regional promoveu grande interesse e participação das professoras no processo de formação continuada. Também indicou ser válido para a transposição didática externa e interna, embora esta última tenha demonstrado que a textualização do saber teve maior direcionamento nas necessidades científicas das professoras, não promovendo a abrangência do contexto sociocultural do ambiente regional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2007) e Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Professor do Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Campus Regional de Goioerê e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - UEM.

Eduardo Augusto Tomanik, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), Mestre em Psicologia Comunitária pela Universidade Federal da Paraíba (1984) e Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Professor Associado, Docente do Curso de Psicologia e dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia (Mestrado e Doutorado) e em Psicologia (Mestrado) da Universidade Estadual de Maringá.

Graça Simões Carvalho, Universidade do Minho

Professora Catedrática do CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Publicado

2016-09-03

Cómo citar

Júnior, C. A. de O. M., Tomanik, E. A., & Carvalho, G. S. (2016). Análise da transposição didática na formação continuada sobre meio ambiente de professores do ensino fundamental. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(2), 237–256. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4374

Número

Sección

Artigos