Ação Mediada e Ensino por Investigação: Um Estudo Junto a Alunos do Ensino Médio em um Museu de Ciências

Autores/as

  • Maria Margareth Cancian Roldi Instituto Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0002-8359-7433
  • Mirian do Amaral Jonis Silva Instituto Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espirito Santo
  • Patricia Silveira da Silva Trazzi Universidade Federal do Espirito Santo - UFES http://orcid.org/0000-0003-0474-8588

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183967

Palabras clave:

Ensino por Investigação, Mediação, Educação não formal, Museu de ciências.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a mediação realizada em um museu de ciências durante uma atividade investigativa desenvolvida junto com um grupo de dez alunos de ensino médio de uma escola pública. A matriz teórica e metodológica foi a histórico-cultural e inspiradas na abordagem do ensino por investigação e na ação mediada. A pesquisa teve cunho qualitativo e colaborativo uma vez que uma professora de biologia e um pesquisador do museu de ciências trabalharam em parceria na elaboração de um roteiro investigativo que foi desenvolvido junto a um grupo de estudantes como parte de uma das ações do programa educativo do museu sobre a temática “répteis”. Os dados foram produzidos por meio de gravação de áudio e anotações em diário de campo durante o desenvolvimento da atividade. Para fins de análise, os dados foram selecionados e organizados em episódios que foram categorizados de acordo com os pressupostos do ensino por investigação: problematização e levantamento de hipóteses, teste de hipóteses e sistematização do conhecimento. As análises apontaram que durante o desenvolvimento da ação mediada, no contexto do museu de ciências, os alunos puderam vivenciar uma investigação científica participando ativamente do processo de construção do conhecimento. Evidencia-se aqui a importância de uma mediação pedagógica qualificada no decorrer da atividade investigativa, ressaltando-se a ação dos agentes operando com as ferramentas culturais disponíveis que contribuíram para potencializar o processo de aprendizagem dos conceitos biológicos abordados.

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Biografía del autor/a

Maria Margareth Cancian Roldi, Instituto Federal do Espírito Santo

Programa de pós graduação em educação em Ciências e Matemática - EDUCIMAT. Campus Vitória-ES

Patricia Silveira da Silva Trazzi, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

Professora Adjunta do Departamento de Teorias do Esino e Práticas Educacionais-UFES- área de educação em Ciências. Professora do Mestrado Profissional em Educação- PPGMPE-UFES.

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Publicado

2018-12-15

Cómo citar

Cancian Roldi, M. M., Jonis Silva, M. do A., & Trazzi, P. S. da S. (2018). Ação Mediada e Ensino por Investigação: Um Estudo Junto a Alunos do Ensino Médio em um Museu de Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(3), 967–991. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183967