Diálogos Interculturais entre Conhecimentos Tradicionais e Conhecimentos Científicos em uma Comunidade Geraizeira: um Olhar Freiriano na Licenciatura em Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u11291155Palavras-chave:
Diálogos Interculturais, Paulo Freire, Educação do Campo, Formação de Professores de Ciências, Conhecimentos Ecológicos TradicionaisResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar as potencialidades de diálogos interculturais focados no ensino de ciências, a partir de um olhar freiriano ao percurso formativo e vivências de uma aluna do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Lecampo/UFTM), pertencente a uma comunidade tradicional Geraizeira. Para tanto, foi realizada uma imersão etnográfica escolar na comunidade geraizeira de Pindaíba, em Rio Pardo de Minas-MG, com a finalidade de conhecer e experienciar sua realidade e modo de vida. A partir disso, emergiram três categorias de análise que desvelam a importância do genuíno diálogo entre culturas, no sentido proposto por Freire, quando pensamos a formação de professores e professoras de Ciências em contextos de Educação do Campo. Como resultados encontrados percebemos que a vivência e compartilhamento de conhecimentos tradicionais em uma comunidade é uma dinâmica muito presente entre os moradores e são compartilhados de geração para geração, como presenciado no cultivo de café sombreado. Por fim, concluímos que o reconhecimento em que a valorização se manifesta pela experiência entre espaços e tempos permite a construção de pontes entre os conhecimentos tradicionais em diálogo com os conhecimentos científicos construídos na escola/universidade e maximizados pela dinâmica da Pedagogia da Alternância.
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