Projetos Globais e Histórias Locais: Origem e Desenvolvimento de Uma Proposta Educacional em um Museu Interativo de Ciência e Tecnologia no Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u11571185

Palavras-chave:

Educação não formal, Paulo Freire, clubes de ciência e tecnologia, museus interativos de ciência e tecnologia, educação em ciência e tecnologia

Resumo

O artigo apresenta as condições de produção, desenvolvimento e consolidação de uma proposta educativa em um museu interativo de ciência e tecnologia em Bogotá, Colômbia. Tal proposta fundamenta-se no referencial freireano e nos estudos sociais da ciência e tecnologia e, por conseguinte, reconhece que os museus de ciência são lugares de encontro, espaços onde se acontecem dinâmicas de diálogo, negociação, compreensão e aumento de consciência das situações problema. Nesse sentido, este artigo aborda inicialmente a genealogia da proposta pedagógica e desenvolve a sua estrutura didática e suas adaptações em meio da contingência do COVID-19. Particularmente apresenta um programa implementado em meio da pandemia: “Chicas STEAM”. Para encerrar, o artigo propõe algumas questões sobre as mudanças educacionais e a validade do pensamento freireano no contexto desta contingência.

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Publicado

2021-09-19

Como Citar

Franco-Avellaneda, M., & Corrales-Caro, D. . (2021). Projetos Globais e Histórias Locais: Origem e Desenvolvimento de Uma Proposta Educacional em um Museu Interativo de Ciência e Tecnologia no Sul. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e33820, 1–. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u11571185

Edição

Seção

Dossiê Centenário de Paulo Freire