Mapeando Estratégias de Ensino Metacognitivas Para Educação em Ciências: Revisão Sistemática de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u81109Palavras-chave:
estratégias de ensino metacognitivas, Metacognição, Ensino de Ciências, revisão sistemáticaResumo
A educação científica deve contribuir para melhorar a compreensão dos alunos sobre o mundo. Ela também deve fornecer diferentes competências para a tomada de decisões e solução de problemas. Assim, estratégias metacognitivas são necessárias para envolver os alunos mais ativamente em sua aprendizagem. Esta revisão teve como objetivo identificar estratégias de ensino metacognitivas utilizadas no ensino de ciências, com a finalidade de auxiliar professores a proporcionarem melhores processos de aprendizagem cognitiva. Este artigo apresenta uma compilação de duas revisões sistemáticas realizadas no Portal de Periódicos da CAPES: uma de 1997 a 2017, realizada para uma dissertação de mestrado, tendo sido identificadas 20 estratégias; e outra de 2018 a 2021, com a identificação de 14 adicionais. Esse mapeamento passou por rígidos critérios de inclusão e exclusão, e os artigos foram catalogados no Zotero®. As estratégias foram brevemente descritas e mapeadas em termos de data de publicação, país de origem, nível educacional, conteúdo temático e desenho da pesquisa. Na sua maioria, eram estudos experimentais/quase experimentais, principalmente em relação ao ensino de matemática no Ensino Fundamental. Conclui-se que há potencial para essas estratégias proporcionarem, ao aluno, a autoavaliação, o gerenciamento e a autorregulação do seu processo de aprendizagem.
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