Vínculos Epistemológicos Entre Saberes da NdC e o Contexto Investigativo Antecedente à Tradição de Pesquisa da Ciência Moderna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u601630

Palavras-chave:

vínculos epistemológicos, solução de problemas, Larry Laudan, história conceitual da ciência, natureza da ciência

Resumo

Este artigo contextualiza saberes da NdC mediante a exploração do conteúdo da história conceitual da ciência, buscando enfrentar a problemática fomentada pela ideia de “visão consensual” de aspectos, características e/ou princípios da NdC, que devem informar o currículo escolar e o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula da educação científica. Teórico-metodologicamente, este artigo está fundamentado na epistemologia da solução de problemas de Laudan; em uma extensa investigação acadêmico-científica; e nos aspectos metodológicos da moderna historiografia da ciência. Como resultados, são contextualizados mais seis vínculos epistemológicos, de vinte e um saberes da NdC, que reforçam o caráter da não neutralidade da ciência, em seus respectivos contextos de desenvolvimento. Como considerações complementares, ampliam-se as discussões sobre: (i) a superação do ensino de simples afirmações declarativas dos saberes da NdC em sala de aula; (ii) a proposição da validade epistemológica de saberes da NdC, através da contextualização histórico-filosófica; (iii) a ideia de evitar distorções desses saberes, evidenciando sua natureza contextual; e (iv) a demonstração do potencial que a visão de ciência de Laudan tem fornecido para as investigações no ensino de e sobre as ciências.

Referências

Abd-El-Khalick, F. (2012). Examining the sources for our understanding about science: Enduring conflations and critical issues in research on nature of science in science education. International Journal of Science Education, 34(3), 353–374. https://doi.org/10.1080/09500693.2011.629013

Abd-El-Khalick, F., Bell, R. L., & Lederman, N. G. (1998). The Nature of Science and Instructional Practice: Making the Natural. Science Education, 82(4), 417–436. https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-237X(199807)82:4<417::AID-SCE1>3.0.CO;2-E

Allchin, D. (2017). Beyond the consensus view: Whole Science. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 17(1), 18–26. https://doi.org/10.1080/14926156.2016.1271921

Barros, J. A. (2019). Fontes Históricas: Introdução aos seus usos historiográficos. Vozes.

Batista, C. A. S., & Peduzzi, L. O. Q. (2019). Concepções epistemológicas de Larry Laudan: uma ampla revisão bibliográfica nos principais periódicos brasileiros do ensino de ciências e ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, 24(2), 38–55. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p38

Batista, C. A. S. (2020). Um mergulho na história conceitual da astronomia, da cosmologia e da física à luz da solução de problemas laudanianos: dos babilônios à gravitação universal newtoniana (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219562

Batista, C. A. S., & Peduzzi, L. O. Q. (09–13 de Novembro, 2020). A origem dos problemas empíricos astronômicos no longevo contexto investigativo da tradição de pesquisa grega. XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEC), Florianópolis, Santa Catarina.

Batista, C. A. S., & Peduzzi, L. O. Q. (27 de Setemmbro–01 de Outubro, 2021). Aspectos da NdC articulados com a história conceitual da astronomia, da cosmologia e da física: da Grécia antiga ao nascimento da ciência moderna no século XVII. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), On-line.

Batista, C. A. S., & Peduzzi, L. O. Q. (2022a). Contextualizando Conteúdos Científicos Fundamentais à Compreensão Docente e Estudantil da Relação Terra-Universo Sob a Lente Epistemológica da Solução de Problemas de Larry Laudan. Investigações em Ensino de Ciências, 27(2), 23–53. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p23

Batista, C. A. S., & Peduzzi, L. O. Q. (2022b). Vínculos Epistemológicos Entre Saberes da NdC e o Contexto Investigativo da Tradição de Pesquisa Grega Antiga sob a Lente da Solução de Problemas de Larry Laudan. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 22(u), e37848, 1–30. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u12651294

Bejarano, N. R. R., Aduriz-Bravo, A., & Bonfim, C. S. (2019). Natureza da Ciência (NOS): para além do consenso. Ciência & Educação,25(4), 967–982. https://doi.org/10.1590/1516-731320190040008

Bernard, J. (1995). Galileu Galilei: à luz da história e da astronomia. Vozes.

Burtt, E. A. (2003). The metaphysical foundations of modern physical science. Dover Publications.

Cancian, A. (1988). Dados biográficos de Giordano Bruno. In G. Bruno, A causa, o princípio e o uno (pp. 7–8). Nova Stella.

Clough, M. P. (2008). Teaching the Nature of Science to Secondary and Post-Secondary Students: Questions Rather Than Tenets. California Journal of Science Education, 8(2), 31–40. http://pantaneto.co.uk/teaching-the-nature-of-science-to-secondary-and-post-secondary-students-questions-rather-than-tenets-michael-clough

Copérnico, N. (1984). As Revoluções dos Orbes Celestes. Fundação Calouste Gulbenkian.

Cordeiro, M. D., & Peduzzi, L. O. Q. (2016). Valores, métodos e evidências: objetividade e racionalidade na descoberta da fissão nuclear. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 9(1), 235–262. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p235

Coutinho, F. A., Lobo, S. I., Freitas, A. P. S., Viana, B. M. M., & Linsingen, I von. (2022). Contribuições para a Compreensão da Natureza da Ciência na Educação em Ciências: um Estudo a Partir da Concepção Latouriana Sobre a Fabricação da Objetividade Científica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 22(u), e35690, 1–24. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u817840

Crombie, A. C.(1953). Augustine to Galileo. The History of Science A.D. 400-1650. Harvard University Press.

Cruz, N. R. (2006). História e Historiografia da Ciência: considerações para pesquisa histórica em análise do comportamento. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 8(2), 161–178. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtcc/v8n2/v8n2a05.pdf

Dagher, Z. R., & Erduran, S. (2014). Reconceptualizing Nature of Science for Science Education. Springer Netherlands.

Dagher, Z. R., & Erduran, S. (2016). Reconceptualizing the Nature of Science for Science Education. Science & Education, 25(1), 147–164. http://dx.doi.org/10.1007/s11191-015-9800-8

Domingues, B. H. (1996). Copérnico e a Espanha. Sociedade Brasileira de História da Ciência, 15, 11–28. https://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=219

Évora, F. R. R. (1993). A Revolução Copernicana-Galileana: Astronomia e Cosmologia Pré-Galileana. Editora da Universidade de Campinas.

Faraday, M. (1840). An answer to Dr. Hare’s letter on certain theoretical opinions. Philosophical Magazine, 3(17), 54–65. https://doi.org/10.1080/14786444008650107

Garcia, J. O., & Camillo, J. (2021). Contribuições para o Debate em torno dos Aspectos Consensuais em Natureza da Ciência a partir da Teoria da Atividade Cultural-Histórica. Alexandria: Revista em Educação Científica e Tecnológica, 14(2), 225–243. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e75663

Grant, E. (2009). História da filosofia natural do mundo antigo do século XIX. Madras.

Grant, E. (2001). God and reason in the middle ages. Cambridge University Press.

Grant, E. (1969). The Foundations of Modern Science in the Middle Ages: Their Religious, Institutional and Intellectual Contexts. Cambridge University Press.

Hare, R. M. D. (1840). IX. A letter to Prof. Faraday, on certain theoretical opinions, Philosophical Magazine, 3(17), 44–54. https://doi.org/10.1080/14786444008650106

Hodson, D., & Wong, S. L. (2017). Going Beyond the Consensus View: Broadening and Enriching the Scope of NOS-Oriented Curricula. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 17(1), 3–17. https://doi.org/10.1080/14926156.2016.1271919

Irzik, G., & Nola, R. (2011). A family resemblance approach to the nature of Science for Science education. Science & Education, 20, 591–607. https://doi.org/10.1007/s11191-010-9293-4

Jammer, M. (2010). Conceitos de espaço: A história das teorias do espaço na física. Contraponto.

Jorge, L., & Peduzzi, L. O. Q. (2018). A Exemplificação da Não Neutralidade da Observação Científica por meio dos Desenhos Lunares Retratados no Século XVII. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 11(2), 179–200. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p179

Koyré, A. (2006). Do mundo fechado ao universo infinito. Forense Universitária.

Kuhn, T. S. (2011). A tensão essencial. Editora da Unesp.

Kuhn, T. (1990). A revolução copernicana: a astronomia planetária no desenvolvimento do pensamento ocidental. Edições 70.

Lakatos, I. (1987). History of Science and Its Rational Reconstruction. In J. Worral, & G. Currie (ed.), The Methodology of Scientific Research Programs (pp. 102–138). Cambridge University Press.

Lang, F. S. (2002). A premissa metafísica da revolução copernicana. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 19(3), 407–410. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/85058

Laudan, L. (2011). O Progresso e seus Problemas: rumo a uma teoria do crescimento científico. Editora da Unesp.

Mariconda, P. R. (2000). O Diálogo de Galileu e a Condenação. Caderno de História e Filosofia da Ciência, 10(1), 77–160. https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/631

Marín, N., Benarroch, A., & Niaz, M. (2013). Revisión de consensos sobre la naturaleza de la ciencia. Revista de Educación, (361), 117–140. https://doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2011-361-137

Martins, A. F. P. (2015). Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 32(3), 703–737. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p703

Martins, R. A. (2004). Ciência versus historiografia: os diferentes níveis discursivos nas obras sobre história da ciência. In A. M. A. Goldfarb, & M. H. R. Beltran (orgs.), Escrevendo a história da ciência: tendências, propostas e discussões historiográficas (pp. 115–147). EDUC/Livraria da Física/Fapesp.

Martins, R. A. (1990). Commentariolus: Pequeno comentário de Nicolau Copérnico sobre suas próprias hipóteses acerca dos movimentos celestes. Nova Stella.

Matthews, M. R. (2018). The Nature of Science and Science Teaching. In M. R. Mathews (Ed.), Science Teaching: The Contribution of History and Philosophy of Science (pp. 387–411). Routledge.

Matthews, M. R. (2012). Changing the focus: from nature of science to features of science. In M. S. Khine (Ed.), Advances in nature of science research (pp. 3–26). Springer.

Medeiros, A., & Monteiro, M. A. (2002). A invisibilidade de dois pressupostos e as limitações da teoria copernicana nos livros didáticos de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 19(1), 29–52. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9293

Mendonça, P. C. C. (2020). De que Conhecimento sobre a Natureza da Ciência Estamos Falando? Ciência & Educação, 26, e20003. https://doi.org/10.1590/1516-731320200003

Mey, E. S. A. (2004). Bibliotheca Alexandrina. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 1(2), 71–91. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/2081

Moura, C. B. B., & Guerra, A. B. (2016). História Cultural da Ciência: Um Caminho Possível para a Discussão sobre as Práticas Científicas no Ensino de Ciências? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 16(3), 725–748. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4497

Nascimento, C. A. R. (1983). Carta à senhora Cristina de Lorena, grã-duquesa da Toscana. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, 5(1), 91–123. https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/1189

Neugebauer, O., & Sachs, A. (1968). Somes Atypical Astronomical Cuneiform Texts, II. Journal of Cuneiform Studies, 22(4), 92–113. https://doi.org/10.2307/1359125

Nietzsche, F. (2011). A filosofia na época trágica dos gregos. L&PM.

Ostermann, F., Cavalcanti, C. J. H., Ricci, T. F., & Prado, S. D. (2008). Tradição de pesquisa quântica: uma interpretação na perspectiva da epistemologia de Larry Laudan. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 7(2), 336–386. https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/94531/000672710.pdf

Peduzzi, L. O. Q. (2018a). Força e movimento: de Thales a Galileu. https://evolucaodosconceitos.wixsite.com/historia-da-ciencia/textos

Peduzzi, L. O. Q., & Raicik, A. (2020). Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências, 25(2), 19–55. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p19

Raicik, A. C. (2020). Galvani, Volta e os experimentos cruciais: a emblemática controvérsia da eletricidade animal. Investigações em Ensino de Ciências, 25(1), 358–383. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p358

Raicik, A. C., & Angotti, J. A. P. (2019). A escolha teórica em controvérsias científicas: valores e seus juízos à luz de concepções kuhnianas. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 12(1), 331–349. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p331

Raicik, A. C. (2019). Experimento Crucial na Ciência e na Filosofia da Ciência: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre a teoria da luz e cores de Newton. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, 9(2), 1–11. http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID154/v9_n2_a2019.pdf

Salinas, S. R. A. (2005). Einstein e a teoria do movimento browniano. Revista Brasileira de Ensino de Física, 27(2), 263–269. https://doi.org/10.1590/S1806-11172005000200013

Silva, J. M., & Lima, J. A. S. (2007). Quatro abordagens para o movimento browniano. Revista Brasileira de Ensino de Física, 29(1), 25–35. https://doi.org/10.1590/S1806-11172007000100007

Tort, A. C., & Nogarol, F. (2013). Revendo o debate sobre a idade da Terra. Revista Brasileira de Ensino de Física, 35(1), 1603–1609. https://doi.org/10.1590/S1806-11172013000100026

Downloads

Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vínculos Epistemológicos Entre Saberes da NdC e o Contexto Investigativo Antecedente à Tradição de Pesquisa da Ciência Moderna. (2023). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e41682, 1-30. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u601630