Vínculos Epistemológicos Entre Saberes da NdC e o Contexto Investigativo da Tradição de Pesquisa Grega Antiga sob a Lente da Solução de Problemas de Larry Laudan

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u12651294

Palavras-chave:

Natureza da Ciência, Solução de Problemas, Saberes da NdC, Vínculos Epistemológicos, História Conceitual da Ciência

Resumo

Frente à problemática sobre a visão consensual de aspectos, características e princípios que devem informar a educação científica, este artigo apresenta uma nova perspectiva denominada vínculos epistemológicos entre saberes da NdC e o conteúdo da história conceitual da ciência, mediados pela contextualização histórico-filosófica de perguntas da ciência responsáveis pelo seu desenvolvimento cognitivo. Este trabalho está fundamentado na epistemologia da solução de problemas de Laudan e em uma extensa investigação acadêmico-científica. Metodologicamente, essa perspectiva é forjada por uma ampla contextualização de perguntas da ciência que fomentaram o progresso da astronomia, cosmologia e física, da Grécia antiga ao nascimento da ciência moderna nos séculos XVI e XVII. Por essa razão, são apresentados apenas oito de vinte e um saberes da NdC, ficando os demais para mais dois trabalhos complementares. Somando-se às diferentes propostas existentes, a ideia de vínculos epistemológicos pode contribuir para: (i) superar o ensino de simples afirmações declarativas de saberes da NdC em sala de aula; (ii) proporcionar uma substantiva validade epistemológica aos saberes da NdC, mediante contextualização histórico-filosófica de perguntas da ciência; (iii) evitar as distorções desses saberes, por evidenciar sua natureza contextual; e (iv) demonstrar potenciais que a visão de ciência de Laudan tem fornecido para enfrentar problemáticas inerentes ao ensino de e sobre as ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz O. Q. Peduzzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel (1973) e mestre (1980) em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor (1998) em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor titular (aposentado) do Departamento de Física da UFSC. Coordenador do Apeiron — Grupo de História, Filosofia e Ensino de Ciências. Até 2015, e desde a sua fundação, foi um dos editores do Caderno Brasileiro de Ensino de Física.

Referências

Aaboe, A. (1958). On Babylonian Planetary Theories. Centaurus, 5(3–4), 209–277. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1600-0498.1958.tb00499.x

Abd-El-Khalick, F. (2012). Examining the sources for our understanding about science: Enduring conflations and critical issues in research on nature of science in science education. International Journal of Science Education, 34(3), 353–374. https://doi.org/10.1080/09500693.2011.629013

Abd-El-Khalick, F., Bell, R. L., & Lederman, N. G. (1998). The Nature of Science and Instructional Practice: Making the Natural. Science Education, 82(4), 417–436. https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-237X(199807)82:4<417::AID-SCE1>3.0.CO;2-E

Aiton, E. J. (1981). Celestial Spheres and circles. History of Science, 19(2), 75–114. https://doi.org/10.1177/007327538101900201

Allchin, D. (2017). Beyond the consensus view: Whole Science. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 17(1), 18–26. https://doi.org/10.1080/14926156.2016.1271921

Allchin, D. (2011). Evaluating knowledge of the nature of (whole) science. Science Education, 95(3), 518–542. https://doi.org/10.1002/sce.20432

Bachelard, G. (1996). A formação do espírito científico: Contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Contraponto.

Barros, J. A. (2019). Fontes Históricas: Introdução aos seus usos historiográficos. Vozes.

Batista, C. A. S. (2020). Um mergulho na história conceitual da astronomia, da cosmologia e da física à luz da solução de problemas laudanianos: dos babilônios à gravitação universal newtoniana (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219562

Batista, C. A. S., & Peduzzi, L. O. Q. (09–13 de Novembro, 2020). A origem dos problemas empíricos astronômicos no longevo contexto investigativo da tradição de pesquisa grega. XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEC), Florianópolis, Santa Catarina.

Batista, C. A. S., & Peduzzi, L. O. Q. (27 de Setemmbro–01 de Outubro, 2021). Aspectos da NdC articulados com a história conceitual da astronomia, da cosmologia e da física: da Grécia antiga ao nascimento da ciência moderna no século XVII. XIII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), On-line.

Batista, C. A. S., & Peduzzi, L. O. Q. (2019). Concepções epistemológicas de Larry Laudan: uma ampla revisão bibliográfica nos principais periódicos brasileiros do ensino de ciências e ensino de física. Investigações em Ensino de Ciências, 24(2), 38–55. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p38

Bejarano, N. R. R., Aduriz-Bravo, A., & Bonfim, C. S. (2019). Natureza da Ciência (NOS): para além do consenso. Ciência & Educação, 25(4), 967–982. https://doi.org/10.1590/1516-731320190040008

Bordoni, A. J., Takahashi, D. A. G., Calixto, V. S., Silveira, M. P., & Kiouranis, N. M. M. (03–06 de Julho, 2017). Reflexões acerca do uso do termo Pensamento Crítico em trabalho publicados nos anais do X ENPEC. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência (ENPEC), Florianópolis, Santa Catarina.

Bunge, M. (1980). Ciências e Desenvolvimento. Editora da Universidade de São Paulo.

Cachapuz, A., Gil Pérez, D., Carvalho, A. M., & Vilches, A. (2005). A Necessária Renovação do Ensino de Ciências. Cortez.

Chevallard, Y. (1991). La Transposición Didactica: Del saber sabio al saber enseñado. La Pensée Sauvage.

Clough, M. P. (2008). Teaching the Nature of Science to Secondary and Post-Secondary Students: Questions Rather Than Tenets. California Journal of Science Education, 8(2), 31–40. http://pantaneto.co.uk/teaching-the-nature-of-science-to-secondary-and-post-secondary-students-questions-rather-than-tenets-michael-clough/

Cordeiro, M. D., & Peduzzi, L. O. Q. (2016). Valores, métodos e evidências: objetividade e racionalidade na descoberta da fissão nuclear. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 9(1), 235–262. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p235

Costa, S. L. R., Bortoloci, N. B., Broietti, F. C., Vieira, R. M., & Tenreiro-Vieira, C. (2021). Pensamento Crítico no Ensino de Ciências e Educação Matemática: Uma revisão bibliográfica sistemática. Investigações em Ensino de Ciências, 26(1), 145–168. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p145

Cruz, N. R. (2006). História e Historiografia da Ciência: considerações para pesquisa histórica em análise do comportamento. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 8(2), 161–178. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtcc/v8n2/v8n2a05.pdf

Dal Magro, T. (2013). Critério de decisão entre hipóteses científicas Rivais: Kuhn, Lakatos e Laudan. Cognitio-Estudos, 10(2), 174–190. https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitio/article/view/12701/13259

Delizoicov, D., Angotti, J. A., & Pernambuco, M. M. (2002). Ensino de ciências: fundamentos e métodos. Cortez.

Dreyer, J. L. E. (1953). A history of astronomy from Thales to Kepler. Dove Publications.

Driver, R. H., Leach, J., Millar, R., & Scott, P. (1996). Young people’s images of science. Open University Press.

Évora, F. R. R. (1993). A Revolução Copernicana-Galileana: Astronomia e Cosmologia Pré-Galileana. Editora da Universidade de Campinas.

Ferreira, L. N. A., & Queiroz, S. L. (2012). Perguntas elaboradas por graduandos em química a partir da leitura de textos de divulgação científica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 12(1), 139–160. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4223

Freire, P., & Faundez, A. (1985). Por uma pedagogia da pergunta. Paz e Terra.

Garcia, J. O., & Camillo, J. (2021). Contribuições para o Debate em torno dos Aspectos Consensuais em Natureza da Ciência a partir da Teoria da Atividade Cultural-Histórica. Alexandria: Revista em Educação Científica e Tecnológica, 14(2), 225–243. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e75663

Gil Pérez, D., Montoro, I. F., Alís, J. C., Cachapuz, A., & Praia, J. (2001). Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, 7(2), 125–153. https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000200001

Güllich, R. I. C., & Vieira, R. M. (2019). Formação de Professores de Ciências para a Promoção do Pensamento Crítico no Brasil: Estado da Arte. Ensino de Ciências e Tecnologias em Revista, 9(2), 17–26. http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v9i2.2243

Gurgel, I. (2020). Reflexões Político-Curriculares sobre a Importância da História das Ciências no Contexto da Crise da Modernidade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(2), 333–350. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p333

Guridi, V., Salinas, J., & Villani, A. (2006). Contribuciones de la epistemología de Laudan para la comprensión de concepciones epistemologicas sutentadas por estudiantes secundarios de física. Investigações em Ensino de Ciências, 11(1), 97–117. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/506/305

Hegel, G. W. F. (1978). Crítica Moderna. In J. C. Souza (Org.), Os pré-socráticos: Fragmentos, doxografia e comentários (pp. 198–207). Abril Cultural.

Hodson, D., & Wong, S. L. (2017). Going Beyond the Consensus View: Broadening and Enriching the Scope of NOS-Oriented Curricula. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 17(1), 3–17. http://dx.doi.org/10.1080/14926156.2016.1271919

Huang, X., Lederman, N. G., & Cai, C. (2017). Improving Chinese Junior High School Students’ Ability to Ask Critical Questions. Journal of Research in Science Teaching, 54(8), 963–987. https://doi.org/10.1002/tea.21390

Huffman, A. C. (1993). Philolaus of Croton: Pythagorean and Presocratic. New York, United States of America: Cambridge University Press.

Irzik, G., & Nola, R. (2011). A family resemblance approach to the nature of Science for Science education. Science & Education, 20, 591–607. https://doi.org/10.1007/s11191-010-9293-4

Jammer, M. (2010). Conceitos de espaço: A história das teorias do espaço na física. Contraponto.

Kimball, M. E. (1967). Understanding the nature of science: A comparison of scientists and science teachers. Journal of Research in Science Teaching, 5(2), 110–120. https://doi.org/10.1002/tea.3660050204

Koch, A., & Eckstein, S. G. (1991). Improvement of reading comprehension of physics texts by students’ question formulation. International Journal of Science Education, 13(4), 473–485. https://doi.org/10.1080/0950069910130410

Koestler, A. (1989). O Homem e o Universo: Como a concepção do universo se modificou através dos tempos. Ibrasa.

Kuhn, T. S. (2011). A tensão essencial. Editora da Unesp.

Kuhn, T. (1990). A revolução copernicana: a astronomia planetária no desenvolvimento do pensamento ocidental. Edições 70.

Lacey, H. (1998). Valores e atividade científica. Discurso Editorial.

Latour, B. (2020). Onde aterrar? Bazar do Tempo.

Latour, B. (2000). Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Editora da Unesp.

Laudan, L. (2011). O Progresso e seus Problemas: rumo a uma teoria do crescimento científico. Editora da Unesp.

Lederman, N. G., Abd-El-Khalick, F., Bell, R. L., & Schwartz, R. S. (2002). Views of nature of science questionnaire: Toward valid and meaningful assessment of learners’ conceptions of nature of science. Journal of Research in Science Teaching, 39(6), 497–521. https://doi.org/10.1002/tea.10034

Linton, C. M. (2004). From Eudoxus to Einstein: A History of Mathematical Astronomy. Cambridge University Press.

López, S., Veit, E. A., & Araújo, I. S. (2014). La Formulación de Preguntas en el Aulas de Classe: una evidencia de aprendizaje significativo crítico. Ciência & Educação, 20(1),117–132. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320140010007

Machado, V. F., & Sasseron, L. H. (2012). As perguntas em aulas investigativas de Ciências: a construção teórica de categorias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 12(2), 29–44. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4229

Marín, N., Benarroch, A., & Niaz, M. (2013). Revisión de consensos sobre la naturaleza de la ciencia. Revista de Educación, 36, 117–140. http://10.4438/1988-592X-RE-2011-361-137

Martins, A. F. P. (2015). Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 32(3), 703–737. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p703

Martins, R. A. (2004). Ciência versus historiografia: os diferentes níveis discursivos nas obras sobre história da ciência. In A. M. A. Goldfarb, & M. H. R. Beltran (Orgs.), Escrevendo a história da ciência: tendências, propostas e discussões historiográficas (pp. 115–147). EDUC/Livraria da Física/Fapesp.

Martins, R. A. (1990). Commentariolus: Pequeno comentário de Nicolau Copérnico sobre suas próprias hipóteses acerca dos movimentos celestes. Nova Stella.

Matthews, M. R. (2018). The Nature of Science and Science Teaching. In M. R. Mathews, (Ed.), Science Teaching: The Contribution of History and Philosophy of Science (pp. 387-411). Routledge.

Matthews, M. R. (2012). Changing the focus: from nature of science to features of science. In M. S. Khine (Ed.), Advances in nature of science research (pp. 3–26). Springer.

Matthews, M. R. (1997). Editorial. Science & Education, 6(4), 323–329. https://doi.org/10.1023/A:1008627112693

McComas, W. F., Clough, M. P., & Almazroa, H. (1998). The Role and Character of the Nature of Science in Science Education. In W. F. McComas (Eds.), The Nature of Science in Science Education (pp. 3–39). Springer. https://doi.org/10.1007/0-306-47215-5_1

McComas, W. F., & Olson, J. K. (1998). The Nature of Science in International Science Education Standards Documents. In W. F. McComas (Ed.), The Nature of Science in Science Education: Rationales and Strategies (pp. 41–52). The Netherlands.

Mendonça, P. C. C. (2020). De que Conhecimento sobre a Natureza da Ciência Estamos Falando?. Ciência & Educação, 26, e20003, 1–16. https://doi.org/10.1590/1516-731320200003

Moreira, M. A. (2021). Desafios no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43(suppl. 1), e20200451, 1–8. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0451

Moreira, M. A., & Massoni, N. T. (2011). Epistemologias do século XX. Pedagógica Universitária.

Mortimer, E. F. (1996). Construtivismo, Mudança Conceitual e Ensino de Ciências: para onde vamos?. Investigações em Ensino de Ciências, 1(1), 20–39. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/645

Moura, C. B. (2019). O Ensino de Ciências e a Justiça Social - questões para o debate. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 36(1), 1–7. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p1

Moura, B. A. (2014). O que é a natureza da Ciência e qual sua relação com a história e a Filosofia da Ciência?. Revista Brasileira de História da Ciência, 7(1), 32–46. https://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1932

Neugebauer, O. (1983). Astronomy and history selected essays. Springer-Verlag.

Neugebauer, O., & Sachs, A. (1968). Somes Atypical Astronomical Cuneiform Texts, II. Journal of Cuneiform Studies, 22(4), 92–113. https://doi.org/10.2307/1359125

Nickles, T. (2017). Historicist Theories of Scientific Rationality. The Stanford Encyclopedia of Philosophy. https://plato.stanford.edu/entries/rationality-historicist/#HistConcRatiBattBigSyst

Nietzsche, F. (2011). A filosofia na época trágica dos gregos. L&PM.

Ostermann, F., Cavalcanti, C. J. H., Ricci, T. F., & Prado, S. D. (2008). Tradição de pesquisa quântica: uma interpretação na perspectiva da epistemologia de Larry Laudan. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 7(2), 336–386. https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/94531/000672710.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Ovando, M. M., & Cudmani, L. C. (2004). Primeros resultados de una experiencia piloto sobre enseñanza de la física en carreras de ingeniería agronómica. Investigações em Ensino de Ciências, 9(3), 223–242. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/527

Paula, H. F., & Castro, M. E. C. (2010). Formulação de questões e mediação da leitura. Investigação em Ensino de Ciências, 15(3), 429–461. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/257

Pedersen, O. (1993). Early Physics and Astronomy: A Historical Introduction. Cambridge University Press.

Peduzzi, L. O. Q. (2018). Força e movimento: de Thales a Galileu. https://evolucaodosconceitos.wixsite.com/historia-da-ciencia/textos

Peduzzi, L. O. Q., & Raicik, A. (2020). Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências, 25(2), 19–55. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p19

Pesa, M., & Ostermann, F. (2002). La ciencia como actividad de resolución de problemas: la epistemología de Larry Laudan y algunos aportes para las investigaciones educativas en ciencias. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 19(esp), 84–99. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/10056/

Pietrocola, M. (Org.). (2006). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integrada. Editora da UFSC.

Porto, A. M. (2020). A Revolução Copernicana: aspectos históricos e epistemológicos. Revista Brasileira de Ensino de Física, 42, e20190190, 1–20. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2019-0190

Raicik, A. C. (2020). Galvani, Volta e os experimentos cruciais: a emblemática controvérsia da eletricidade animal. Investigações em Ensino de Ciências, 25(1), 358–383. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p358

Raicik, A. C., & Angotti, J. A. P. (2019). A escolha teórica em controvérsias científicas: valores e seus juízos à luz de concepções kuhnianas. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 12(1), 331–349. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p331

Salinas, S. R. A. (2005). Einstein e a teoria do movimento browniano. Revista Brasileira de Ensino de Física, 27(2), 263–269. https://doi.org/10.1590/S1806-11172005000200013

Santos, W. L. P., & Auler, D. (2011). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Editora Universidade de Brasília.

Santos, S., & Infante-Malachias, M. E. (2008). Interdisciplinaridade e Resolução de Problemas: algumas questões para quem forma futuros professores de ciências. Educação & Sociedade, 29(103), 557–579. https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000200013

Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. (2011). Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigação em Ensino de Ciências, 16(1), 59–77. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/246/172

Silva, C. C. (Org.). (2006). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. Livraria da Física.

Silva, J. M., & Lima, J. A. S. (2007). Quatro abordagens para o movimento browniano. Revista Brasileira de Ensino de Física, 29(1), 25–35. https://doi.org/10.1590/S1806-11172007000100007

Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2013). Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática. Revista Brasileira de Educação, 18(52), 163–242. https://doi.org/10.1590/S1413-24782013000100010

Tort, A. C., & Nogarol, F. (2013). Revendo o debate sobre a idade da Terra. Revista Brasileira de Ensino de Física, 35(1), 1603–1609. https://doi.org/10.1590/S1806-11172013000100026

Tossato, C. R. (2004). Carta de Tycho a Johannes Kepler em Graz. Scientiæ Studia, 2(4), 567–574. https://doi.org/10.1590/S1678-31662004000400006

Vázquez-Alonso, A., Manassero-Mas, M. A., Acevedo-Díaz, J. A., & Acevedo-Romero, P. (2008). Consensos sobre a Natureza da Ciência: A Ciência e a Tecnologia na Sociedade. Química Nova na Escola, (27), 34–50. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc27/07-ibero-6.pdf

Villani, A., Barolli, E., Cabral, T. C. B., Fagundes, M. B., & Yamazaki, S. C. (1997). Filosofia da ciência, história da ciência e psicanálise: Analogias para o ensino de Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 14(1), 37–55. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7039

Villani, A. (1992). Conceptual change in science and science education. Science Education, 76(2), 223–237. https://doi.org/10.1007/BF00869953

Watanabe, G. (2022). Estado, Escola e Democracia: desafios para o ensino de ciências. Cadernos Brasileiro de Ensino de Física, 39(1), 1–9. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e86480

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

dos Santos Batista, C. A., & Peduzzi, L. O. Q. (2022). Vínculos Epistemológicos Entre Saberes da NdC e o Contexto Investigativo da Tradição de Pesquisa Grega Antiga sob a Lente da Solução de Problemas de Larry Laudan. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e37848, 1–30. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u12651294

Edição

Seção

Artigos