Danças Negras Brasileiras de Trabalho: Uma Possibilidade ao Ensino de Ciências a Partir de Saberes Estético-Corpóreos Produzidos na Relação Corpo e Ambiente
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u12071227Palavras-chave:
Ensino de Ciências, educação para as relações étnico-raciais, CienciarteResumo
No ano de 2023, ano de produção deste artigo, completam-se 20 anos da lei 10.639/2003 que fixa a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura africana, bem como afro-brasileira no currículo escolar. Nesse período, o que se observa é um relativo avanço nas abordagens promovidas no contexto das disciplinas escolares das áreas das Ciências Humanas, Linguagens, Artes e da Educação Física; por outro lado, ainda são incipientes as abordagens no contexto das disciplinas escolares das áreas das Ciências Exatas e das Ciências Naturais. Por esse argumento, o presente artigo tem o objetivo apresentar uma possibilidade didático- metodológica de educação para a Sustentabilidade Ambiental no Ensino de Ciências a partir das Danças Negras Brasileiras de Trabalho. Estas danças constituem saberes estético- corpóreos potentes na abordagem artística da relação entre seres humanos e o ambiente. Neste intento, apoia-se no referencial da Cienciarte para a fundamentação teórica do trabalho com linguagens artísticas no Ensino de Ciências. No trabalho são abordadas 3 Danças Negras Brasileiras de Trabalho aliadas ao objetivo de ensinar sobre um tema da disciplina escolar Ciências, os tipos diferentes de solo. Uma proposta didático-metodológica de abordar a relação entre os seres humanos e o ambiente alinhada ao compromisso de educar para as relações étnico-raciais.
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