Representações Pictóricas em Manuais Escolares de Geologia do Ensino Secundário: um Estudo no Âmbito do Paleomagnetismo
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172365Palavras-chave:
ensino da Geologia, manuais escolares, paleomagnetismo, representações pictóricas.Resumo
As representações pictóricas (RP) são fundamentais nos manuais escolares e, em particular, nos do ensino das ciências. A sua eficácia e valorização para o ensino e aprendizagem devem centrar-se na forma como estão integradas e contextualizadas,de modo a potenciar uma relação adequada com a linguagem verbal. Neste estudo apresentam-se os resultados obtidos a partir de uma avaliação qualitativa a manuais de Biologia e Geologia do 10.º ano (n=5) e de Geologia do 12.º ano (n=3) do sistema de ensino português. Sobre o Paleomagnetismo formulou-se a seguinte questão de investigação: no capítulo sobre paleomagnetismo, os manuais escolares de Geologia evidenciam uma organização e estruturação coerentes das RP para ensino e aprendizagem? Para dar resposta a esta questão definiram-se os seguintes objetivos e com os quais se pretende avaliar: a relação de ‘comunicação’ entre as RP e a linguagem verbal nos subcapítulos analisados; o predomínio das tipologias das RP; a presença de legenda e escala nas RP. A análise dos resultados permite-nos concluir que as RP são muito importantes no ensino das geociências, quer como complemento ao texto explicativo, quer no apoio às atividades práticas. No entanto, nem sempre estão apresentadas da melhor forma, dando origem a uma aprendizagem menos efetiva dos conteúdos geológicos ou podendo induzir a conceções erradas nos estudantes.
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