A Apropriação do Gênero de Divulgação Científica pelas Crianças: Fragmentos de um Percurso

Autores

  • Sheila Alves Almeida Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Marcelo Giordan Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Apropriação, discurso, divulgação científica, ensino fundamental.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender quais habilidades textuais são apropriadas pelas crianças em situações de interação com textos de divulgação científica. Para tanto, foram analisados textos orais e escritos em que as crianças expressam suas compreensões acerca de um conceito científico. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas concepções de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. Foram registradas cenas de trabalho desenvolvido, em aulas de Ciências, com crianças na faixa etária entre 9 e 10 anos (4º ano do Ensino Fundamental) de uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte. A análise do episódio e de textos infantis pesquisados evidenciou que a interação com textos de divulgação científica propiciou às crianças, ainda iniciantes na leitura, a apropriação de habilidades textuais desse gênero, a reflexão sobre o falar e o escrever em uma aula de Ciências, a aproximação de um conhecimento elaborado por meio de textos de divulgação científica. Contudo, observou-se que esse processo não ocorre de forma espontânea, pois é preciso que o contexto educacional privilegie o trabalho com a linguagem, e não apenas sobre ela. Desse modo, os textos de divulgação científica podem favorecer a expressão de conhecimentos, a apropriação de estratégias e habilidades textuais e a habilidade de usar uma linguagem explicativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Alves Almeida, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente - DEBIO

Marcelo Giordan, Universidade de São Paulo

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Almeida, S. A., & Giordan, M. (2016). A Apropriação do Gênero de Divulgação Científica pelas Crianças: Fragmentos de um Percurso. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(3), 773–797. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4495