Smartphone, QR code generator e Google Forms na ensinagem do tronco encefálico em Neuroanatomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12059

Palavras-chave:

Tecnologias do ensino, Neuroanatomia, Smartphone, QR code

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o relato da experiência do uso do smartphone, do QR code generator e do Google Forms no favorecimento do ensino do tronco encefálico em Neuroanatomia. Para efetivação da proposta foram seguidos os seguintes passos: seleção das imagens neuroanatômicas; edição dessas imagens de modo a sinalizar a estrutura que se desejava identificar; criação do Google Forms utilizando as imagens e a tarefa de múltipla escolha; criação e acesso ao QR code e disponibilização aos aprendentes para execução junto ao celular. Após aula expositivo-dialogada sobre tronco encefálico com auxílio de projetor multimídia, foi apresentado o QR code com a tarefa de revisão. Após o preenchimento e o envio da tarefa, geraram-se, em Excel, gráficos contendo a frequência das respostas para análise e discussão dos itens que apresentaram maior número de equívocos. As tecnologias simplificam o processo de avaliação discente e oferecem um ensino mais atrativo, moderno e dinâmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Maria de Morais Martins Soares, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), João Pessoa, PB, Brasil.

Doutora e mestre em Evolução Humana: antropologia física e forense (Universidad de Granada, Espanha), especialista em Fisioterapia Neurofuncional (Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN) e em Gerontologia (Faculdades Integradas de Patos – FIP). Fisioterapeuta (Universidade Federal da Paraíba – UFPB). Professora e pesquisadora do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPE). Temáticas: fisioterapia neurogerontológica, psicomotricidade, pilates, metodologias ativas no ensino superior.

Rodrigo Farias Herculano Mendes, Centro Educacional de Ensino Superior de Patos (CEPESP), Patos, PB, Brasil.

Mestrando em Ciência e Tecnologia em Saúde (Universidade Estadual da Paraíba – UEPB), especialista em Sistemas e Computação e Matemática Aplicada (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e em Metodologias Ativas de Aprendizagem (Centro Educacional de Ensino Superior de Patos – CEPESP), analista de Sistemas da Informação (Faculdades Integradas de Patos – FIP). Professor do Centro Educacional de Ensino Superior de Patos (CEPESP) e membro do Núcleo de Ensino a Distância. Temáticas: algoritmo, inclusão digital e social, scratch, ensino a distância, metodologias ativas no ensino superior.

Referências

ALTHAUS, Maiza Taques Margraf; BAGIO, Viviane Aparecida. As metodologias ativas e as aproximações entre o ensino e a aprendizagem na prática pedagógica universitária. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 79-96, jul./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2342. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2342 . Acesso em: 22 jan. 2019.

BASTOS, Deise Luana Rosa; RAPKIEWICZ, Clevi; BENVENUTI, Juçara. Integrando QR code na educação na EJA: um projeto-piloto voltado para entendimento da língua portuguesa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 5., 2016. Uberlândia. Anais [...] Uberlândia: Sem editora, 2016. p. 221. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6640. Acesso em: 29 jan. 2019.

BRITO, Carlos Alexandre Felício; CAMPOS, Marcia Zendron. Facilitando o processo de aprendizagem no ensino superior: o papel das metodologias ativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 371-387, jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11769.

CARNEIRO, Miriam Lucia Nóbrega et al. Uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem em Neuroanatomia. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 261. 2014. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/cadernos-educacao-saude-fisioter/article/view/261. Acesso em: 22 de jan. 2019.

CORTELA, Beatriz S. C. Práticas inovadoras no ensino de graduação na perspectiva de professores universitários. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 9-34, jul./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2114. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1410. Acesso em: 22 jan. 2019.

FARIA, José Weber Vieira et al. A evolução histórica do ensino da Neuroanatomia. Revista de Medicina, São Paulo, v. 93, n. 4, p. 146-150, out./dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v93i4p146-50. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/103584/102044. Acesso em: 29 jan. 2019.

FONSECA, Ana Graciela Mendes Fernandes. Aprendizagem, mobilidade e convergência: mobile learning com celulares e smartphones. Revista Mídia e Cotidiano, Niterói, v. 2, n. 2, p. 163-181, jun. 2013. Disponível em: http://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9685. Acesso em: 29 jan. 2019.

FOUREAUX, Giselle et al. Mapas conceituais: uma valiosa ferramenta didática para o ensino da disciplina de Neuroanatomia Humana. Revista Espacios, Caracas, v. 36, n. 14, p. E-2, 2015. Disponível em: http://www.revistaespacios.com/a15v36n14/153614E3.html. Acesso em: 29 jan. 2019.

GOOGLE. Google drive. Disponível em: https://www.google.com/intl/pt-BR_ALL/drive/. Acesso em: 29 jan. 2019.

HASHIMOTO, Priscilla Cerullo; CIACCIO, Maria Cristina de Mello; GUERRA, Grazia Maria. A tendência do papel do professor no processo de aprendizagem. Nursing, São Paulo, v. 21, n. 242, p. 2264-2271, jul. 2018. Disponível em: http://www.revistanursing.com.br/revistas/242-Julho2018/A_tendencia_papel_professor.pdf. Acesso em: 12 jan. 2019.

JO, Jaechoon et al. An integrated teaching and learning assistance system meeting requirements for smart education. Wireless personal communications, v. 79, n. 4, p. 2453-2467, dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.1007/s11277-014-1765-4. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11277-014-1765-4. Acesso em: 11 fev. 2018.

JÚNIOR, Mario Luiz Junges; CASTAMAN, Ana Sara. Tecnologias na educação: um relato de experiência na pós-graduação em teorias e metodologias da educação. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara, v. 6, n. 1, p. 1-11, out. 2017. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/646. Acesso em: 29 jan. 2019.

MARIN, Maria José Sanches et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 34, n. 1, p. 13-20, jan./mar. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000100003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 jun. 2019.

MENESES, Murilo S. Neuroanatomia aplicada. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

MOREIRA, José António; MONTEIRO, Angélica Maria Reis. Formação e ferramentas colaborativas para a docência na web social. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 15, n. 45, p. 379-397, jul. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS01. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1891/1792 . Acesso em: 29 jan. 2019.

NARDI, Roberto; BASTOS, Fernando; TERRAZZAN, Eeuardo Adolfo apud CORTELA, Beatriz S. C. Práticas pedagógicas e processos formativos de professores na área de ciências e matemática. (Relatório de pesquisa referente a projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq). Bauru: UNESP, 2008.

NICHELE, Aline Grunewald; SCHLEMMER, Eliane; RAMOS, Adriana de Farias. QR codes na educação em Química. RENOTE, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 1-9, dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.61425. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/61425. Acesso em: 29 jan. 2019.

NÖRNBERG, Nara Eunice; FORSTER, Mari Margarete dos Santos. Ensino Superior: as competências docentes para ensinar no mundo contemporâneo. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 187-210, jan./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2016.2095. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2095. Acesso em: 22 jan. 2019.

NUNES, Fabiano de L. Aplicação do peer instruction no ensino tecnológico superior com o auxílio do google forms: um estudo de caso. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 23., 2016. Bauru. Anais [...] Bauru: Gestão de operações em serviços e seus impactos sociais, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Fabiano_Nunes2/publication/311616431_Aplicacao_do_Peer_Instruction_no_ensino_tecnologico_superior_com_o_auxilio_do_Google_Forms_um_estudo_de_caso/links/58513b4e08ae95fd8e1554c4.pdf. Acesso em: 29 jan. 2019.

PINTO, Ana Cristina Medina; FELCHER, Carla Denize Ott; FERREIRA, André Luis Andrejew. Considerações sobre o uso do aplicativo QR code no ensino da Matemática: reflexões sobre o papel do professor. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016. São Paulo. Anais [...] São Paulo: SBEM, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/8323_4386_ID.pdf. Acesso em: 29 jan. 2019.

RIBAS, Ana Carolina et al. O uso do aplicativo QR code como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Ensaios Pedagógicos, Sorocaba, v. 7, n. 2, p. 12-21, jul./dez. 2017. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n14/n14-artigo-2-O-USO-DO-APLICATIVO-QR-CODE.pdf. Acesso em: 29 jan. 2019.

RODRÍGUEZ, Miguel Navarro. Proceso de autorregulación del aprendizaje en el e-portafolio: narrativas digitales de estudiantes de doctorado de la Universidad Pedagógica de Durango. 3 c TIC: cuadernos de desarrollo aplicados a las TIC, Alcoy, v. 3, n. 4, p. 240-269, mar./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.17993/3ctic.2014.34.240%20-%20269. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4903919. Acesso em: 11 fev. 2018.

SILVA JÚNIOR, Ednaldo Xavier et al. Elaboração de modelos anatômicos alternativos para o ensino-aprendizagem da disciplina de Neuroanatomia Humana, a partir de material de baixo custo. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1., 2014, Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2014a. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/Modalidade_1datahora_14_07_2014_19_51_54_idinscrito_3160_eec18973fabcaf6b30f5b526540557cc.pdf. Acesso em: 29 jan. 2019.

SILVA JÚNIOR, Ednaldo Xavier et al. Elaboração de roteiros para o ensino-aprendizagem nas aulas práticas das disciplinas de Anatomia Humana e Neuroanatomia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1., 2014. Campina Grande. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2014b. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/Modalidade_1datahora_15_07_2014_22_59_18_idinscrito_3160_6ad18d13d81622ec0227b39630b0b40a.pdf. Acesso em: 29 jan. 2019.

SILVA, Yslaíny Araújo et al. Confecção de modelo neuroanatômico funcional como alternativa de ensino e aprendizagem para a disciplina de Neuroanatomia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1674-1688, jul./set. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8502. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8502. Acesso em: 29 jan. 2019.

SOARES, Luciana Maria de Morais Martins; MOREIRA, Iara Fialho. A música como ferramenta pedagógica no aprendizado em Neuroanatomia. In: SAPIENS, 5., 2016. João Pessoa. Caderno de Resumos da V Sapiens. João Pessoa: UNIPÊ, 2018a, p. 29. Disponível em: https://unipe.edu.br/books/produto/caderno-de-resumos-da-v-sapiens-2016/. Acesso em: 22 jan. 2019.

SOARES, Luciana Maria de Morais Martins; MOREIRA, Iara Fialho. A elaboração de mídia digital como ferramenta de aprendizagem da Neuroanatomia. In: SAPIENS, 5., 2016, João Pessoa. Caderno de Resumos da V Sapiens. João Pessoa: UNIPÊ, 2018b, p. 37. Disponível em: https://unipe.edu.br/books/produto/caderno-de-resumos-da-v-sapiens-2016/. Acesso em: 22 jan. 2019.

SOUZA, Carlos Henrique Medeiros; CALABAIDE, Cecília; ERNESTO, Talita Silva. Reflexões sobre metodologias ativas x prática docente. LINKSCIENCEPLACE-Interdisciplinary Scientific Journal, São Carlos, v. 5, n. 4, p. 212-222, out./dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.17115/2358-8411/v5n4a15. Disponível em: http://revista.srvroot.com/linkscienceplace/index.php/linkscienceplace/article/view/582. Acesso em: 16 jun. 2019.

VASCONCELOS, Andreza Cavalcanti et al. As estratégias de ensino por meio das metodologias ativas. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 5, n. 5, p. 3945-3952, abr. 2019. Disponível em: http://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/1568. Acesso em: 16 jun. 2019.

VIEIRA, Liliana de Sousa; COUTINHO, Clara Pereira. Mobile learning: perspetivando o potencial dos códigos QR na educação. In: VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO – CHALLENGES 2013, 8., 2013. Atas [...] Braga: Universidade do Minho. Centro de Competência do Projecto Nónio Século XXI, 2013. p. 73-91. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/25450. Acesso em: 29 jan. 2019.

Downloads

Publicado

10-10-2019

Como Citar

SOARES, L. M. de M. M.; MENDES, R. F. H. Smartphone, QR code generator e Google Forms na ensinagem do tronco encefálico em Neuroanatomia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–17, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.12059. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/12059. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos