Smartphone, QR code generator e Google Forms na ensinagem do tronco encefálico em Neuroanatomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12059

Palavras-chave:

Tecnologias do ensino, Neuroanatomia, Smartphone, QR code

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o relato da experiência do uso do smartphone, do QR code generator e do Google Forms no favorecimento do ensino do tronco encefálico em Neuroanatomia. Para efetivação da proposta foram seguidos os seguintes passos: seleção das imagens neuroanatômicas; edição dessas imagens de modo a sinalizar a estrutura que se desejava identificar; criação do Google Forms utilizando as imagens e a tarefa de múltipla escolha; criação e acesso ao QR code e disponibilização aos aprendentes para execução junto ao celular. Após aula expositivo-dialogada sobre tronco encefálico com auxílio de projetor multimídia, foi apresentado o QR code com a tarefa de revisão. Após o preenchimento e o envio da tarefa, geraram-se, em Excel, gráficos contendo a frequência das respostas para análise e discussão dos itens que apresentaram maior número de equívocos. As tecnologias simplificam o processo de avaliação discente e oferecem um ensino mais atrativo, moderno e dinâmico.

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Biografia do Autor

Luciana Maria de Morais Martins Soares, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), João Pessoa, PB, Brasil.

Doutora e mestre em Evolução Humana: antropologia física e forense (Universidad de Granada, Espanha), especialista em Fisioterapia Neurofuncional (Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN) e em Gerontologia (Faculdades Integradas de Patos – FIP). Fisioterapeuta (Universidade Federal da Paraíba – UFPB). Professora e pesquisadora do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPE). Temáticas: fisioterapia neurogerontológica, psicomotricidade, pilates, metodologias ativas no ensino superior.

Rodrigo Farias Herculano Mendes, Centro Educacional de Ensino Superior de Patos (CEPESP), Patos, PB, Brasil.

Mestrando em Ciência e Tecnologia em Saúde (Universidade Estadual da Paraíba – UEPB), especialista em Sistemas e Computação e Matemática Aplicada (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e em Metodologias Ativas de Aprendizagem (Centro Educacional de Ensino Superior de Patos – CEPESP), analista de Sistemas da Informação (Faculdades Integradas de Patos – FIP). Professor do Centro Educacional de Ensino Superior de Patos (CEPESP) e membro do Núcleo de Ensino a Distância. Temáticas: algoritmo, inclusão digital e social, scratch, ensino a distância, metodologias ativas no ensino superior.

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Publicado

10-10-2019

Como Citar

SOARES, L. M. de M. M.; MENDES, R. F. H. Smartphone, QR code generator e Google Forms na ensinagem do tronco encefálico em Neuroanatomia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–17, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.12059. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/12059. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos