Dificuldades dos professores do curso de Ciências Contábeis

uma agenda de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12249

Palavras-chave:

Docência, Contabilidade, Dificuldades, Ensino superior

Resumo

O presente trabalho possui como objetivo analisar e debater, a partir da literatura, as dificuldades enfrentadas por professores de graduação no curso de Ciências Contábeis e propor uma agenda de pesquisa. A amostra de artigos foi analisada detidamente a fim de identificar os problemas mais recorrentes. Os temas mais apontados pelos professores de Contabilidade foram problemas relacionados ao início e ao fim da carreira, à solidão, ao estresse, ao grande número de afazeres administrativos e às dificuldades de conciliar a teoria com a prática. Destaca-se o debate realizado pela pesquisa e a promoção da interação entre diferentes estudos levantados, tendo em vista principalmente que esse tipo de estudo é escasso no Brasil. A agenda sumariza oportunidades de pesquisa e visa promover mais estudos sobre o tema. Espera-se que este trabalho contribua com o ensino da Contabilidade, pois as dificuldades enfrentadas pelos docentes é uma variável importante para esse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Araújo Sousa Farias, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Graduado em Administração pela UniNovafapi – Certificado Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do GERIR/IOR&N – Grupo de Pesquisa em Relações interorganizacionais e Redes / Interorganizational Relationship and Networks. É contador CRC/DF.

Jonatas Dutra Sallaberry, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutorando em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Ciências Contábeis, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN). Especialista em Auditoria Governamental. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Perito Contábil, professor de graduação e pós-graduação. Autor e revisor de artigos de periódicos e eventos. Avaliador do BASIS e Elaborador do BNI.

Weslei Gomes de Sousa, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Mestrando em Administração pela UnB. Professor universitário com mais de cinco anos de experiência em disciplinas relacionadas a gestão e sistemas de informação. Experiência na área de Gestão Estratégica, Gestão de Projetos, Indicadores e Desempenho Corporativo. Tem atuado como gestor de áreas de pesquisas e projetos na Administração Pública Federal. Realiza análise de dados e pesquisas voltadas para o impacto de novas tecnologias no ambiente jurídico.

Marcelo Machado de Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Professor universitário. É doutorando e Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina, possui graduação em Ciências Contábeis pela mesma universidade (2013). Atualmente é Conselheiro no Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, no qual participa de diversas comissões. Atua como voluntário nos observatórios de São José e de Florianópolis. Pesquisa na área Governamental, com ênfase em tecnologias aplicadas ao setor público.

Cleidson Nogueira Dias, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, DF, Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), com Doutorado Sanduíche na Universitat Jaume I (UJI/Espanha). Mestre em Administração pela FGV/Ebape. Especializações em Gestão Empresarial e em Gestão Estratégica de Marketing, ambas pela FGV e em Estatística Aplicada, pela UDF. É analista em gestão de negócios tecnológicos, supervisor na Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa e, professor no Mestrado Profissional em Administração da UnB.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

FARIAS, R. A. S.; SALLABERRY, J. D.; SOUSA, W. G. de; FREITAS, M. M. de; DIAS, C. N. Dificuldades dos professores do curso de Ciências Contábeis: uma agenda de pesquisa. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–20, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.12249. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/12249. Acesso em: 15 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)