Dificultades de los profesores del curso de Ciencias Contables

una agenda de investigación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12249

Palabras clave:

Docencia, Contabilidad, Dificultades, Enseñanza superior

Resumen

Lo presente trabajo tiene el objetivo de analizar y discutir, a partir de la literatura, las dificultades enfrentadas por los profesores de enseñanza superior del curso de Contabilidad y proponer una agenda de investigación. La muestra de artículos se analizó detenidamente para identificar los problemas más recurrentes. Los temas más indicados por los profesores de Contabilidad fueron los problemas relacionados al inicio y al fin de la carrera, la solitud, el stress, el gran número de tareas administrativas y las dificultades de conciliar la teoría con la práctica. Se señala el debate realizado por la investigación y la promoción de la interacción entre los diferentes estudios reunidos, teniendo en cuenta, principalmente, que ese tipo de estudio es escaso en Brasil. La agenda resume las oportunidades de investigación y tiene el objetivo de promover más estudios sobre el tema. Por fin, se espera que este trabajo contribuya con la enseñanza de la Contabilidad, pues las dificultades que enfrentan los docentes es una variable importante para ese proceso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Araújo Sousa Farias, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Graduado em Administração pela UniNovafapi – Certificado Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do GERIR/IOR&N – Grupo de Pesquisa em Relações interorganizacionais e Redes / Interorganizational Relationship and Networks. É contador CRC/DF.

Jonatas Dutra Sallaberry, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutorando em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Ciências Contábeis, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN). Especialista em Auditoria Governamental. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Perito Contábil, professor de graduação e pós-graduação. Autor e revisor de artigos de periódicos e eventos. Avaliador do BASIS e Elaborador do BNI.

Weslei Gomes de Sousa, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Mestrando em Administração pela UnB. Professor universitário com mais de cinco anos de experiência em disciplinas relacionadas a gestão e sistemas de informação. Experiência na área de Gestão Estratégica, Gestão de Projetos, Indicadores e Desempenho Corporativo. Tem atuado como gestor de áreas de pesquisas e projetos na Administração Pública Federal. Realiza análise de dados e pesquisas voltadas para o impacto de novas tecnologias no ambiente jurídico.

Marcelo Machado de Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Professor universitário. É doutorando e Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina, possui graduação em Ciências Contábeis pela mesma universidade (2013). Atualmente é Conselheiro no Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, no qual participa de diversas comissões. Atua como voluntário nos observatórios de São José e de Florianópolis. Pesquisa na área Governamental, com ênfase em tecnologias aplicadas ao setor público.

Cleidson Nogueira Dias, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, DF, Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), com Doutorado Sanduíche na Universitat Jaume I (UJI/Espanha). Mestre em Administração pela FGV/Ebape. Especializações em Gestão Empresarial e em Gestão Estratégica de Marketing, ambas pela FGV e em Estatística Aplicada, pela UDF. É analista em gestão de negócios tecnológicos, supervisor na Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa e, professor no Mestrado Profissional em Administração da UnB.

Publicado

2019-08-30

Cómo citar

FARIAS, R. A. S.; SALLABERRY, J. D.; SOUSA, W. G. de; FREITAS, M. M. de; DIAS, C. N. Dificultades de los profesores del curso de Ciencias Contables: una agenda de investigación. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–20, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.12249. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/12249. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a