Desafios docentes em tempos de isolamento social

estudo com professores do curso de Ciências Contábeis

Autores

  • Jonatas Dutra Sallaberry Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil, e Universidad de Murcia (UMU), Murcia, Espanha. http://orcid.org/0000-0001-7492-727X
  • Edicreia Andrade dos Santos Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8745-3579
  • Gabriel Cunha Bagatoli Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2837-8545
  • Paola Christina Mas Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3249-0310
  • Bárbara Rocha Bittencourt Universidade do Minho (UM), Braga, Portugal, e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5435-7441

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24774

Palavras-chave:

Ensino remoto, Isolamento social, Desafios docentes na pandemia, Ciências Contábeis, COVID-19

Resumo

A literatura apresenta um conjunto robusto de desafios que são enfrentados no cotidiano da carreira docente, mas é carente de evidências em situações contingenciais, tal como o isolamento causado pela pandemia da Covid-19. Assim, buscou-se investigar os efeitos do isolamento social nas dificuldades enfrentadas pelos docentes dos cursos de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior públicas e privadas. Para isso, foi aplicada uma survey a 30 professores, e as dificuldades levantadas foram categorizadas a partir da técnica de análise de conteúdo, nas perspectivas do docente e sobre o discente. Entre os achados, observou-se, sob a perspectiva do docente, as dificuldades relacionadas à redução de tempo e, na percepção sobre o discente, destacou-se a falta de motivação como um dos principais problemas. Como contribuições evidenciou-se a adaptabilidade dos docentes em relação às dificuldades já enfrentadas antes da pandemia, bem como implicações que podem colaborar para a adoção de estratégias de adequação do processo de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonatas Dutra Sallaberry, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil, e Universidad de Murcia (UMU), Murcia, Espanha.

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em cotutela com a Universidad de Murcia (UMU – Espanha). Mestre em Contabilidade pela Universidade de Brasília (2014) e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Faculdade Unyleya, instrutor interno, avaliador do Basis, elaborador do BNI e certificador do INEP.

Edicreia Andrade dos Santos, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora de Ciências Contábeis do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná.

Gabriel Cunha Bagatoli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil.

Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Paola Christina Mas Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil.

Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Bárbara Rocha Bittencourt, Universidade do Minho (UM), Braga, Portugal, e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade do Minho e em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Educação Inclusiva. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

ALMEIDA, Adrielly F. M. et al. Estratégias de ensino aplicadas à educação contábil: um estudo sob a percepção dos docentes. In: CONGRESSO UFSC DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 6., 2015. Florianópolis. Anais eletrônicos [...] Florianópolis, 2015.

ARAÚJO, Tamires S. et al. Problemas percebidos no exercício da docência em contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças-USP, São Paulo, v. 26, n. 67, p. 93-105, jan./abr. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1519-70772015000100093&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1808-057x201512230.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2018.

BARRETO, Maria A.; SOUZA, Tereza; MARTINS, Joana D. M. Docência universitária: condições de trabalho, estresse e estratégias de enfrentamento. Revista de Estudos de Administração, Ijuí, v. 9, n. 19, art. 5, p. 121-143, 2009. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/7329/docencia-universitaria--condicoes-de-trabalho--estresse-e-estrategias-de-enfrentamento. Acesso em: 28 abr. 2020.

BELOTTI, Salua H. A.; FARIA, Moacir A. Relação professor/aluno. Revista Eletrônica Saberes da Educação, São Roque, v. 1, n. 1, p. 1-12, 2010. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdfs/salua.pdf. Acesso em: 29 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Ministério da Educação, Brasília, DF, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 5 maio 2020.

BOUZADA, Valéria C. P. C.; KILIMNIK, Zélia M.; OLIVEIRA, Luiz C. V. Professor iniciante: desafios e competências da carreira docente de nível superior e inserção no mercado de trabalho. Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe), São Paulo, v. 2, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/9336. Acesso em: 25 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.20503/recape.v2i1.9336.

CAVALCANTE, Carmem H. L.; SANTOS JUNIOR, Pedro A. Fatores que influenciam o desempenho escolar: a percepção dos estudantes do curso Técnico em Contabilidade do IFRS. Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 14, n. 21, p. 1-112, jan./jun. 2013. Disponível em: http://revista.liberato.com.br/ojs_lib/index.php/revista/article/view/196. Acesso em: 24 abr. 2020.

FARIAS, Rafael A. S. et al. Problemas percebidos pelos professores na docência em Administração. REPAE, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 374-404, 2018. Disponível em: https://repae-online.com.br/index.php/REPAE/article/view/142. Acesso em: 25 mar. 2020.

FARIAS, Rafael A. S. et al. Dificuldades dos professores do curso de Ciências Contábeis. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1-20, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/12249. Acesso em: 20 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12249.

JARDILINO, José R. L.; AMARAL, Derly J.; LIMA, Delmário F. A interação professor-aluno em sala de aula no ensino superior: o curso de Administração de Empresas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 101-119, 2010. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3064/2992. Acesso em: 28 abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.7213/rde.v10i29.3064.

MAZZIONI, Sady. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de Ciências Contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, Pelotas, v. 2, n. 1, p. 93-109, jan./jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/1426/2338. Acesso em: 24 abr. 2020.

MELLOUKI, M'hammed; GAUTHIER, Clermont. O professor e seu mandato de mediador, herdeiro, intérprete e crítico. Educação & Sociedade, [online], v. 25, n. 87, p. 537-571, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302004000200011&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 30 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000200011.

MIRANDA, Gilberto J.; CASA NOVA, Silvia P. C.; CORNACCHIONE JÚNIOR, Edgard B. Os saberes dos professores-referência no ensino de contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, [online], v. 23, n. 59, p. 142-153, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1519-70772012000200006&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 24 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1519-70772012000200006.

MIRANDA, Cláudio S.; LIMA, João P. R.; VENDRAMIN, Elisabeth O. Análise da percepção docente sobre a (des)continuidade no ensino contábil durante a pandemia de Covid-19. In: XX USP INTERNATIONAL CONFERENCE IN ACCOUNTING, 20., 2020. São Paulo. Anais eletrônicos [...] São Paulo, 2020.

PANUCCI-FILHO, Laurindo et al. Dificuldades dos estudantes de Ciências Contábeis de uma universidade pública. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Maringá, v. 16, n. 1, p. 49-72, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/1740. Acesso em: 10 abr. 2020.

PASSOS, Ivan C.; MARTINS, Gilberto A. Métodos de sucesso no ensino da contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, n. 157, p. 61-79, jan./fev. 2006. Disponível em: http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/658. Acesso em: 12 abr. 2020.

PINTO JÚNIOR, Carlos A. R. O. et al. The Accountant’s Image from the Stakeholders’ Perspective. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/scg/article/view/17728. Acesso em: 20 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.17728.

RANGEL, Mary. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. Campinas: Papirus Editora, 2014.

SALLABERRY, Jonatas D.; VENDRUSCOLO, Maria I.; BITTENCOURT, Bárbara R. A eficácia dos métodos de ensino em contabilidade. Cuadernos de Educacion y Desarollo, v. 7, p. 1-14, 2017. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/atlante/2017/07/ensino-contabilidade.html. Acesso em: 12 abr. 2020.

SANTOS, Edicreia A.; CAMPOS, Giulio H. F.; SALLABERRY, Jonatas D.; SANTOS, Luís M. Experiências com o ensino remoto e os efeitos no interesse e na satisfação dos estudantes de Ciências Contábeis durante a pandemia da SARS-Cov-2. Revista Gestão Organizacional, v. 14, n. 1, p. 102-123, 2021. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/view/5712. Acesso em: 29 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5712.

SANTOS JUNIOR, Veríssimo B.; MONTEIRO, Jean Carlos S. Educação e Covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 1-15, jan./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583. Acesso em: 22 maio 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0011.

SILVA, Judilma A. O.; RANGEL, Daniele A.; SOUZA Itamar A. Docência superior e ensino remoto: relatos de experiências numa instituição de ensino superior privada. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, e024717, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24717. Acesso em: 30 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24717.

VEENMAN, Simon. Perceived problems of beginning teachers. Review of educational research, v. 54, n. 2, p. 143-178, 1984. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/00346543054002143. Acesso em: 28 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.3102/00346543054002143.

Desafios docentes em tempos de isolamento social: estudo com professores do curso de Ciências Contábeis

Downloads

Publicado

29-12-2020

Como Citar

SALLABERRY, J. D.; SANTOS, E. A. dos; BAGATOLI, G. C.; LIMA, P. C. M.; BITTENCOURT, B. R. . Desafios docentes em tempos de isolamento social: estudo com professores do curso de Ciências Contábeis. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–22, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24774. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24774. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção especial: docência no ensino superior em tempos de pandemia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)