Accounting professors challenges

a research agenda

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.12249

Keywords:

Teaching, Accounting, Difficulties, Higher education

Abstract

This research aims to analyze and discuss, from the literature, the difficulties faced by undergraduate professors in Accounting course and propose a research agenda. A sample of artifacts was carefully analyzed in order to identify more frequent problems. The themes most pointed out by Accounting professors were problems related to the beginning and the end of the career, such as loneliness, stress, the great number of administrative tasks and the difficulties of reconciling theory with practice. We highlighted the debate carried out by the research and the promotion of interaction between different studies, especially considering that this type of study is scarce in Brazil. The available agenda summarizes research opportunities and aims to promote further studies on the subject. Finally, it is expected that the present research contributes to the teaching of Accounting, since the difficulties faced by professors are an important variable for teaching.

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Author Biographies

Rafael Araújo Sousa Farias, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Graduado em Administração pela UniNovafapi – Certificado Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutorando em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do GERIR/IOR&N – Grupo de Pesquisa em Relações interorganizacionais e Redes / Interorganizational Relationship and Networks. É contador CRC/DF.

Jonatas Dutra Sallaberry, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Doutorando em Contabilidade na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Ciências Contábeis, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN). Especialista em Auditoria Governamental. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Perito Contábil, professor de graduação e pós-graduação. Autor e revisor de artigos de periódicos e eventos. Avaliador do BASIS e Elaborador do BNI.

Weslei Gomes de Sousa, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

Mestrando em Administração pela UnB. Professor universitário com mais de cinco anos de experiência em disciplinas relacionadas a gestão e sistemas de informação. Experiência na área de Gestão Estratégica, Gestão de Projetos, Indicadores e Desempenho Corporativo. Tem atuado como gestor de áreas de pesquisas e projetos na Administração Pública Federal. Realiza análise de dados e pesquisas voltadas para o impacto de novas tecnologias no ambiente jurídico.

Marcelo Machado de Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Professor universitário. É doutorando e Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina, possui graduação em Ciências Contábeis pela mesma universidade (2013). Atualmente é Conselheiro no Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, no qual participa de diversas comissões. Atua como voluntário nos observatórios de São José e de Florianópolis. Pesquisa na área Governamental, com ênfase em tecnologias aplicadas ao setor público.

Cleidson Nogueira Dias, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, DF, Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), com Doutorado Sanduíche na Universitat Jaume I (UJI/Espanha). Mestre em Administração pela FGV/Ebape. Especializações em Gestão Empresarial e em Gestão Estratégica de Marketing, ambas pela FGV e em Estatística Aplicada, pela UDF. É analista em gestão de negócios tecnológicos, supervisor na Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa e, professor no Mestrado Profissional em Administração da UnB.

Published

2019-08-30

How to Cite

FARIAS, R. A. S.; SALLABERRY, J. D.; SOUSA, W. G. de; FREITAS, M. M. de; DIAS, C. N. Accounting professors challenges: a research agenda. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–20, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.12249. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/12249. Acesso em: 17 jul. 2024.

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