O exame clínico objetivo estruturado no curso de Fisioterapia
o olhar do professor
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15084Palavras-chave:
Fisioterapia, Metodologia de Avaliação, Exame Clínico Objetivo EstruturadoResumo
As professoras adjuntas Fabiane Ribeiro Ferreira, Daniela Virgínia Vaz e Paula Maria Machado Arantes de Castro atuam no Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e participam do projeto de ensino Avaliação de Competências Clínicas de Estudantes do Curso de Fisioterapia. Elas introduziram o Exame Clínico Objetivo Estruturado que é um instrumento de avaliação para medir habilidades e competências clínicas em acadêmicos de saúde, no Curso de Fisioterapia. Amplamente utilizado em cursos como medicina e enfermagem, há dois anos vem sendo aplicado no curso de Fisioterapia da UFMG por meio da iniciativa das professoras. Elas acreditam que esta ferramenta é um diferencial no processo de ensino e aprendizagem do estudante e um método de avaliação desafiador para o professor de fisioterapia. Nesta entrevista, Fabiane Ribeiro Ferreira, Daniela Virgínia Vaz e Paula Maria Machado Arantes de Castro falaram da inclusão deste exame no curso e seu significado para o professor e para o aluno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Érica Matos Reis Ferreira, Fabiane Ribeiro Ferreira, Paula Maria Machado Arantes de Castro, Daniela Virgínia Vaz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).