El examen clínico objetivo estructurado en el curso de Fisioterapia

la mirada del profesor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.15084

Palabras clave:

Fisioterapia, Metodología Evaluación, Examen Clínico Objetivo Estructurado

Resumen

Las profesoras Adjuntas Fabiane Ribeiro Ferreira, Daniela Virgínia Vaz y Paula Maria Machado Arantes de Castro actúan en el Departamento de Fisioterapia de la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG) y participan del proyecto de enseñanza evaluación de las competencias clínicas del estudiante en el curso de Fisioterapia. Ellas introdujeron el Examen Clínico Objetivo Estructurado en el Curso de Fisioterapia, que es una herramienta de evaluación formativa para calificar habilidades y competencias clínicas en académicos de salud. Ampliamente utilizado en cursos como medicina y enfermería, desde hace dos años se viene aplicando en el curso de Fisioterapia de la UFMG a través de la iniciativa de las profesoras que creen que esta herramienta es un diferencial en el proceso de enseñanza y aprendizaje del estudiante y un método de evaluación retador para el profesor de fisioterapia. En esta entrevista, la coordinadora del Curso de Fisioterapia, Fabiane Ribeiro Ferreira y las profesoras Daniela Virgínia Vaz y Paula Maria Machado Arantes de Castro, hablaron de sus percepciones y significados de la inclusión de este examen en el curso, para el profesor y estudiante.

Biografía del autor/a

  • Érica de Matos Reis Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), pós-graduada em: Metodologia do Ensino Superior pelo CEPEMG (2001), Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (2006) e Auditoria de Sistema de Saúde pela Estácio de Sá/BH (2017). Bolsista CNPq do Programa de Mestrado em Ciências da Reabilitação pela UFMG (2018-2020).

  • Fabiane Ribeiro Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Professora adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG e coordenadora do curso de graduação em Fisioterapia da UFMG. Graduada em Fisioterapia pela UFMG (1999); mestre em Ciências da Reabilitação pela UFMG (2006), doutora em Saúde Pública com ênfase em epidemiologia pela UFMG (2010) e pós-doutorado em Ciências da Reabilitação pela UFMG (2014). Experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Gerontologia e Saúde Pública, principalmente nos temas: envelhecimento e urbanização, envelhecimento, participação e trabalho, intervenção interdisciplinar, funcionalidade e incapacidade, saúde do idoso, atenção primária e saúde urbana.

  • Paula Maria Machado Arantes de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Professora adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG. Graduada em Fisioterapia pela UFMG (2004); mestre (2006) e doutora (2011) em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Pós-doutorado em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em gerontologia, saúde pública e neurologia, especialmente nos temas controle postural e envelhecimento, osteoartrose e educação em saúde.

  • Daniela Virgínia Vaz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Atua como professora adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG. Graduada em Fisioterapia pela UFMG (2003); mestre em Ciências da Reabilitação pela UFMG (2004), PhD pela University of Connecticut (2013). Atua principalmente em ensino e pesquisa ligados ao controle e aprendizagem motora e reabilitação de pacientes com disfunção neurológica.

Publicado

2020-04-17

Número

Sección

Entrevistas

Cómo citar

El examen clínico objetivo estructurado en el curso de Fisioterapia: la mirada del profesor. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–8, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.15084. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/15084. Acesso em: 19 dec. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

  • Cristina Gonçalves Alvim, Adriane Mesquita de Medeiros , Cláudia Freire de Andrade Morais Penna, Cristina Mariano Ruas, Ênio Lacerda Vilaça, Erika Lourenço, Fabiane Ribeiro Ferreira , Fabíola Carvalho de Almeida Lima Baroni , Luciene das Graças Mota, Maria Gabrielle de Lima Rocha, Maria José Nunes de Paiva, Paula Maria Machado Arantes, Rita de Cássia Ribeiro, Rosangela Gomes da Mota de Souza , Sônia Maria Nunes Viana , Taciana de Figueiredo Soares, Carreras de Ciencias de la Salud , Revista Docência do Ensino Superior: Vol. 10 (2020)