Curso Formação em Docência do Ensino Superior
percepções, significados e contribuições para a prática docente na perspectiva dos cursistas egressos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2014.1987Palavras-chave:
Formação docente, Ensino Superior, Educação a distânciaResumo
Buscamos, neste artigo, apresentar, com base nas percepções dos cursistas egressos do curso Formação em Docência no Ensino Superior, as contribuições e os impactos do curso na formação profissional de pós-graduandos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário on-line elaborado pela equipe do GIZ. Os resultados, de forma geral, apresentam o perfil do cursista, a sua formação de nível superior, o nível de pós-graduação em que estava matriculado no semestre da realização do curso, a(s) experiência(s) atual(is) ou anterior(es) relacionada(s) à docência. Aspectos que possibilitaram análise no que diz respeito às expectativas em relação ao curso, avaliação do cursista sobre a relevância e as contribuições dessa formação no que tange a seu interesse pela docência e a influência do curso nos aspectos que envolvem a prática desenvolvida em sala de aula, no caso daqueles que já lecionavam no ensino superior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).