Curso Formação em Docência do Ensino Superior

percepções, significados e contribuições para a prática docente na perspectiva dos cursistas egressos

Autores

  • Ariadia Ylana Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Renata Nayara Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2014.1987

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino Superior, Educação a distância

Resumo

Buscamos, neste artigo, apresentar, com base nas percepções dos cursistas egressos do curso Formação em Docência no Ensino Superior, as contribuições e os impactos do curso na formação profissional de pós-graduandos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário on-line elaborado pela equipe do GIZ. Os resultados, de forma geral, apresentam o perfil do cursista, a sua formação de nível superior, o nível de pós-graduação em que estava matriculado no semestre da realização do curso, a(s) experiência(s) atual(is) ou anterior(es) relacionada(s) à docência. Aspectos que possibilitaram análise no que diz respeito às expectativas em relação ao curso, avaliação do cursista sobre a relevância e as contribuições dessa formação no que tange a seu interesse pela docência e a influência do curso nos aspectos que envolvem a prática desenvolvida em sala de aula, no caso daqueles que já lecionavam no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariadia Ylana Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Educação pela mesma universidade. Atua como professora do Ensino Fundamental na rede privada. Tem ampla experiência com a modalidade Educação a Distância - EAD.

Renata Nayara Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Educação pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2014-10-15

Como Citar

FERREIRA, A. Y.; RIBEIRO, R. N. Curso Formação em Docência do Ensino Superior: percepções, significados e contribuições para a prática docente na perspectiva dos cursistas egressos. Revista Docência do Ensino Superior, [S. l.], v. 4, p. 191-220, 2014. DOI: 10.35699/2237-5864.2014.1987. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1987. Acesso em: 20 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos