Curso Formação em Docência do Ensino Superior

percepções, significados e contribuições para a prática docente na perspectiva dos cursistas egressos

Autores/as

  • Ariadia Ylana Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Renata Nayara Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2014.1987

Palabras clave:

Formação docente, Ensino Superior, Educação a distância

Resumen

Buscamos, neste artigo, apresentar, com base nas percepções dos cursistas egressos do curso Formação em Docência no Ensino Superior, as contribuições e os impactos do curso na formação profissional de pós-graduandos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário on-line elaborado pela equipe do GIZ. Os resultados, de forma geral, apresentam o perfil do cursista, a sua formação de nível superior, o nível de pós-graduação em que estava matriculado no semestre da realização do curso, a(s) experiência(s) atual(is) ou anterior(es) relacionada(s) à docência. Aspectos que possibilitaram análise no que diz respeito às expectativas em relação ao curso, avaliação do cursista sobre a relevância e as contribuições dessa formação no que tange a seu interesse pela docência e a influência do curso nos aspectos que envolvem a prática desenvolvida em sala de aula, no caso daqueles que já lecionavam no ensino superior.

Biografía del autor/a

  • Ariadia Ylana Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Educação pela mesma universidade. Atua como professora do Ensino Fundamental na rede privada. Tem ampla experiência com a modalidade Educação a Distância - EAD.

  • Renata Nayara Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Educação pela mesma universidade.

Publicado

2014-10-15

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Curso Formação em Docência do Ensino Superior: percepções, significados e contribuições para a prática docente na perspectiva dos cursistas egressos. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 4, p. 191–220, 2014. DOI: 10.35699/2237-5864.2014.1987. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1987. Acesso em: 22 dec. 2024.