Curso Formação em Docência do Ensino Superior
percepções, significados e contribuições para a prática docente na perspectiva dos cursistas egressos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2014.1987Palavras-chave:
Formação docente, Ensino Superior, Educação a distânciaResumo
Buscamos, neste artigo, apresentar, com base nas percepções dos cursistas egressos do curso Formação em Docência no Ensino Superior, as contribuições e os impactos do curso na formação profissional de pós-graduandos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário on-line elaborado pela equipe do GIZ. Os resultados, de forma geral, apresentam o perfil do cursista, a sua formação de nível superior, o nível de pós-graduação em que estava matriculado no semestre da realização do curso, a(s) experiência(s) atual(is) ou anterior(es) relacionada(s) à docência. Aspectos que possibilitaram análise no que diz respeito às expectativas em relação ao curso, avaliação do cursista sobre a relevância e as contribuições dessa formação no que tange a seu interesse pela docência e a influência do curso nos aspectos que envolvem a prática desenvolvida em sala de aula, no caso daqueles que já lecionavam no ensino superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).