Desafio da interdisciplinaridade na formação profissional do nutricionista

um relato de experiência

Autores

  • Cybelle Rolim Lima Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-9621-5983
  • Edilma Edilene da Silva Prefeitura Municipal de Gravatá e Prefeitura Municipal de Vitória de Santo Antão, PE, Brasil.
  • Luciana Gonçalves de Orange Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7624-1498
  • Vanessa de Lima Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1562-1761

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2258

Palavras-chave:

Abordagem interdisciplinar, Prática pedagógica, Processo de ensino e aprendizagem

Resumo

Um dos desafios apresentados no campo da saúde é a busca de novos caminhos para repensá-la de uma forma integral. Nessa perspectiva, considera-se importante a abordagem interdisciplinar. Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência de formação interdisciplinar no Curso de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco, vivenciada por 497 discentes, 76 docentes e 12 preceptores dos Serviços de Saúde do Município de Vitória de Santo Antão, nos períodos 2014.2 e 2015.1. A concepção pedagógica da proposta foi centrada no estudante, baseada em problemas e orientada à comunidade. As atividades acadêmicas foram marcadas pela multiplicidade de estratégias de ensino-aprendizagem e por pontos de intersecção para o diálogo circular. A interdisciplinaridade possibilita a construção permanente de processos eficazes para aquisição dos saberes, que pode ser transposta para a atuação profissional nos diferentes espaços de atuação do nutricionista.

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Biografia do Autor

Cybelle Rolim Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil.

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco em 2004, especialista em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2015, mestre, em 2007, e doutora, em 2010, em Bases Experimentais da Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora adjunta IV e vice-coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória da UFPE.

Edilma Edilene da Silva, Prefeitura Municipal de Gravatá e Prefeitura Municipal de Vitória de Santo Antão, PE, Brasil.

Bacharel em Psicologia pela Faculdade Integradas da Vitória de Santo Antão, especialista em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestranda em Saúde Mental pela Universidade de Pernambuco. Atualmente é psicóloga da Prefeitura Municipal de Gravatá, atuando no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS IV, e da Prefeitura Municipal de Vitória de Santo Antão.

Luciana Gonçalves de Orange, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vitória de Santo Antão, PE, Brasil.

Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco em 1997, especialista em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em 2007 e doutora em Bases Experimentais da Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco em 2011. Atualmente é professora adjunta IV e coordenadora do Curso de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco.

Vanessa de Lima Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Pernambuco em 2004, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Pernambuco em 2007 e doutora em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães – Fiocruz em 2012. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

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Publicado

07-12-2017

Como Citar

LIMA, C. R.; SILVA, E. E. da; ORANGE, L. G. de; SILVA, V. de L. Desafio da interdisciplinaridade na formação profissional do nutricionista: um relato de experiência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 166–181, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2258. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2258. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos