Desafio da interdisciplinaridade na formação profissional do nutricionista
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2258Palavras-chave:
Abordagem interdisciplinar, Prática pedagógica, Processo de ensino e aprendizagemResumo
Um dos desafios apresentados no campo da saúde é a busca de novos caminhos para repensá-la de uma forma integral. Nessa perspectiva, considera-se importante a abordagem interdisciplinar. Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência de formação interdisciplinar no Curso de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco, vivenciada por 497 discentes, 76 docentes e 12 preceptores dos Serviços de Saúde do Município de Vitória de Santo Antão, nos períodos 2014.2 e 2015.1. A concepção pedagógica da proposta foi centrada no estudante, baseada em problemas e orientada à comunidade. As atividades acadêmicas foram marcadas pela multiplicidade de estratégias de ensino-aprendizagem e por pontos de intersecção para o diálogo circular. A interdisciplinaridade possibilita a construção permanente de processos eficazes para aquisição dos saberes, que pode ser transposta para a atuação profissional nos diferentes espaços de atuação do nutricionista.
Referências
ALBUQUERQUE, V. S. et al. Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder. Interface-Comunicação,Saúde, Educação,Botucatu,Universidade Estadual Paulista,v. 13, n. 31, p. 261-72, out./dez. 2009.
ARAÚJO, F. R. S. A pesquisa interdisciplinar na graduação em administração: um estudo sobre condições para sua prática nas IES de Pernambuco. 2004. 92 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
BARROWS, H. S. Practice-based learning: problem-based learning applied to medical education. Springfield: Southern Illinois University School of Medicine, 1994.
BARROWS, H. S.; TAMBLYN, R. M. Problem-based learning:an approach to medical education. New York: Springer, 1980.
BENINI, M. M. G. Possibilidades de Aprendizagem do Professor Universitário numa Experiência Pedagógica Interdisciplinar. 2006. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2006.
BOOG, M. C. F. Atuação do nutricionista em saúde pública na promoção da alimentação saudável. Revista Ciência & Saúde, Porto Alegre, Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, v. 1, n. 1, p. 33-42, jan./jun. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação Superior. Resolução CNE/CES Nº 5, de 7 de nov. de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição. Brasília: 7 nov. de 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº. 9.394, de 20 de dez. de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 20 dez. 1996.
FAMEMA. Projeto Famema 2000: consolidação. Marília: Faculdade de Medicina de Marília, 1998.
FEUERWERKER, L. Micropolítica e saúde: produção do cuidado, gestão e formação. Porto Alegre: Rede Unida, 2014.
MARGONI, C. C. Reflexões sobre a aplicação da interdisciplinaridade em Cursos de Turismo 2006 . 127 f. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2006.
MENOSSI, M. J. et al. Interdisciplinaridade: um instrumento para a construção de um modelo assistencial fundamentado na promoção da saúde. Revista de Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 252-256, maio/jun. 2005.
PEDROSA, I. L. et al. Uso de metodologias ativas na formação técnica do agente comunitário de saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 319-332, jul./out. 2011.
ROJAS, J.; MACIEL, J. O ser professor interdisciplinar no ensino superior: tecendo fios entre o repensar e o recriar.In: XVI ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16., 2012, UNICAMP, Campinas. Anais... Campinas:Junqueira Marin Editores, 2012, v. 3, p. 1-12.
SOBRAL, F. R.; CAMPOS, C. J. G. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagemda USP, São Paulo, Universidade de São Paulo, v. 46, n. 1, p. 208-218, jan./maio 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).