Desafio da interdisciplinaridade na formação profissional do nutricionista
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2258Palabras clave:
Abordagem interdisciplinar, Prática pedagógica, Processo de ensino e aprendizagemResumen
Um dos desafios apresentados no campo da saúde é a busca de novos caminhos para repensá-la de uma forma integral. Nessa perspectiva, considera-se importante a abordagem interdisciplinar. Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência de formação interdisciplinar no Curso de Nutrição do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco, vivenciada por 497 discentes, 76 docentes e 12 preceptores dos Serviços de Saúde do Município de Vitória de Santo Antão, nos períodos 2014.2 e 2015.1. A concepção pedagógica da proposta foi centrada no estudante, baseada em problemas e orientada à comunidade. As atividades acadêmicas foram marcadas pela multiplicidade de estratégias de ensino-aprendizagem e por pontos de intersecção para o diálogo circular. A interdisciplinaridade possibilita a construção permanente de processos eficazes para aquisição dos saberes, que pode ser transposta para a atuação profissional nos diferentes espaços de atuação do nutricionista.
Referencias
ALBUQUERQUE, V. S. et al. Currículos disciplinares na área de saúde: ensaio sobre saber e poder. Interface-Comunicação,Saúde, Educação,Botucatu,Universidade Estadual Paulista,v. 13, n. 31, p. 261-72, out./dez. 2009.
ARAÚJO, F. R. S. A pesquisa interdisciplinar na graduação em administração: um estudo sobre condições para sua prática nas IES de Pernambuco. 2004. 92 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
BARROWS, H. S. Practice-based learning: problem-based learning applied to medical education. Springfield: Southern Illinois University School of Medicine, 1994.
BARROWS, H. S.; TAMBLYN, R. M. Problem-based learning:an approach to medical education. New York: Springer, 1980.
BENINI, M. M. G. Possibilidades de Aprendizagem do Professor Universitário numa Experiência Pedagógica Interdisciplinar. 2006. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2006.
BOOG, M. C. F. Atuação do nutricionista em saúde pública na promoção da alimentação saudável. Revista Ciência & Saúde, Porto Alegre, Faculdade de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, v. 1, n. 1, p. 33-42, jan./jun. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação Superior. Resolução CNE/CES Nº 5, de 7 de nov. de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição. Brasília: 7 nov. de 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº. 9.394, de 20 de dez. de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 20 dez. 1996.
FAMEMA. Projeto Famema 2000: consolidação. Marília: Faculdade de Medicina de Marília, 1998.
FEUERWERKER, L. Micropolítica e saúde: produção do cuidado, gestão e formação. Porto Alegre: Rede Unida, 2014.
MARGONI, C. C. Reflexões sobre a aplicação da interdisciplinaridade em Cursos de Turismo 2006 . 127 f. Dissertação (Mestrado em Hospitalidade) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2006.
MENOSSI, M. J. et al. Interdisciplinaridade: um instrumento para a construção de um modelo assistencial fundamentado na promoção da saúde. Revista de Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 252-256, maio/jun. 2005.
PEDROSA, I. L. et al. Uso de metodologias ativas na formação técnica do agente comunitário de saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 319-332, jul./out. 2011.
ROJAS, J.; MACIEL, J. O ser professor interdisciplinar no ensino superior: tecendo fios entre o repensar e o recriar.In: XVI ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16., 2012, UNICAMP, Campinas. Anais... Campinas:Junqueira Marin Editores, 2012, v. 3, p. 1-12.
SOBRAL, F. R.; CAMPOS, C. J. G. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagemda USP, São Paulo, Universidade de São Paulo, v. 46, n. 1, p. 208-218, jan./maio 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License, que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Política de acceso abierto:
La Revista Docência do Ensino Superior es una revista de Acceso Abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular a los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin necesidad de obtener el permiso previo del editor o autor, siempre que respeten la licencia de uso. los Creative Commons utilizados por la revista. Esta definición de acceso abierto está en línea con la Iniciativa de Acceso Abierto de Budapest (BOAI).