Experiência de uma disciplina da Odontologia da UFMG na Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.23856

Palavras-chave:

Comunicação transdisciplinar, Práticas interdisciplinares, Educação interprofissional, Saúde da pessoa com deficiência

Resumo

Este estudo descreve como um projeto de extensão de atendimento odontológico ajudou a criar uma disciplina de Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão oferecida para toda a comunidade acadêmica de uma universidade. Este é um relato de experiência que analisa dados da plataforma Moodle e as diversas metodologias de ensino empregadas na disciplina. O trabalho junto a uma equipe multidisciplinar no projeto de extensão proporcionou embasamento para a proposição e a abordagem dos temas, já que pelos registros acadêmicos a formação das turmas é muito variada. A vivência junto aos alunos de outros cursos da Universidade Federal de Minas Gerais renova e atualiza a discussão sobre a saúde do deficiente. Como resultados, também se observou uma série de produções que estabelecem um diálogo entre extensão e ensino e que são capazes de preencher as diretrizes da extensão universitária de interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade de ensino/pesquisa/extensão, impacto na formação do estudante e transformação social.

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Biografia do Autor

Lia Silva de Castilho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Ciências Farmacêuticas e especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Clínica Integrada pela Faculdade de Odontologia da UFMG, professora associada da Faculdade de Odontologia da UFMG, no departamento de Odontologia Restauradora. Coordenadora da Disciplina UNI 102 e do projeto de extensão Atendimento Odontológico a Pacientes com Deficiência do Desenvolvimento.

Ênio Lacerda Vilaça, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutor em Odontologia (Clínica Integrada) pela Universidade de São Paulo (2003) e professor associado I da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Daniel Marques Leão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduando em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista PROEX do projeto de extensão Atendimento Odontológico ao Paciente com Deficiência do Desenvolvimento.

Laisa Dornelas Moreira , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista PROEX do projeto de extensão Atendimento Odontológico ao Paciente com Deficiência do Desenvolvimento.

Bruno Pereira dos Reis Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduando em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista NAI/PIPA/UFMG do projeto de extensão Atendimento Odontológico ao Paciente com Deficiência do Desenvolvimento.

Danilo Rocha Dias, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Possui mestrado em Odontologia, na área de concentração em reabilitação oral, pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2013), doutorado sanduíche pela Universidade de Malmö, Suécia (2012), e pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás. Professor adjunto na Faculdade de Odontologia na Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

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Publicado

09-12-2020

Como Citar

CASTILHO, L. S. de; VILAÇA, Ênio L.; LEÃO, D. M.; MOREIRA, L. D.; SANTOS, B. P. dos R.; DIAS, D. R. Experiência de uma disciplina da Odontologia da UFMG na Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–15, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.23856. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/23856. Acesso em: 5 nov. 2024.

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