Formação cidadã de pedagogas

vivências educativas em Brumadinho/MG e justiça social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24139

Palavras-chave:

Formação de professores, Transdisciplinaridade., Justiça social, Educação para a cidadania

Resumo

Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar os alcances do projeto de ensino “Numeramento, cidadania e práticas sociais” do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité. Diante do crime socioambiental ocorrido na cidade de Brumadinho/MG em janeiro de 2019, organizou-se um processo de formação embasado em autores que articulam conhecimento transdisciplinar às práticas sociais e à democracia. Realizou-se, também, visita técnica ao Acampamento Pátria Livre, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra e à Aldeia Naô Xohã, da etnia indígena Pataxó Hã-hã-hãe, que dividem área ocupada na região afetada pela lama de rejeitos que escorreu pelo Rio Paraopeba. Como resultado, destaca-se que as experiências do projeto possibilitaram aos participantes um processo formativo crítico, questionador e sensível com os problemas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otavio Henrique Ferreira da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ibirité, MG, Brasil.

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, na Unidade Ibirité, no Departamento de Educação e Ciências Humanas, no curso de Licenciatura em Pedagogia. Doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Mestre em Educação e Docência (FAE/UFMG). Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), licenciado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) e bacharel em Administração pela Faculdade Pitágoras de Betim. É autor de diversos livros e artigos sobre a área da educação no Brasil.

Referências

ALMEIDA, Vanessa Sivers de. Educação em Hannah Arendt: entre o mundo deserto e o amor ao mundo. São Paulo: Cortez, 2011.

BORGES, Nayara Gallieta. Cidadania e democracia no Brasil pós-colonial: abordagem crítica. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 51 ed. Brasília: Edições Câmara, [1988] 2017.

BRASIL. Lei nº 601, de 18 de setembro de 1850: dispõe sobre as terras devolutas do Império. Rio de Janeiro, 1850. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l0601-1850.htm#:~:text=LEI%20No%20601%2C%20DE,sem%20preenchimento%20das%20condi%C3%A7%C3%B5es%20legais.&text=1%C2%BA%20Ficam%20prohibidas%20as%20acquisi%C3%A7%C3%B5es,n%C3%A3o%20seja%20o%20de%20compra. Acesso em: 14 mar. 2021.

BRASIL. PEC 6/2019: Modifica o sistema de previdência social, estabelece regras de transição e disposições transitórias, e dá outras providências. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2192459. Acesso em: 14 mar. 2021.

BUFFA, Ester; ARROYO, Miguel González; NOSELLA, Paolo. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 14. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

CARVALHAR, Lucifrance. A diferença entre ver e olhar. Obvious Magazine, [S.l.], 2017. Disponível em: http://obviousmag.org/asas_e_segredos/2017/a-diferenca-entre-ver-e-olhar.html. Acesso em: 23 jul. 2019.

CEDEFES. Povos indígenas em Minas Gerais: quem são?. CEDEFES, Belo Horizonte, 2017. Disponível em: https://www.cedefes.org.br/povos-indigenas-destaque/. Acesso em: 23 jul. 2019.

D´AMBRÓSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

D´AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

D´AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 12. ed. Campinas: Papirus, 2005.

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Conceito(s) de numeramento e relações com o letramento. In: LOPES, Celi Espasandin; NACARATO, Adair Mendes (org.). Educação matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidade. Campinas: Mercado das Letras, 2009. p. 47-60.

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Numeramento. In: Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG, 2014a.

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Letramento e numeramento: educação matemática e práticas de leitura. Belo Horizonte: UFMG, 2014b. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Palestras%20Pnaic%202014/Letramento%20e%20Numeramento%20-%20Maria%20da%20Concei%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.

FREIRE, Paulo. Paulo Freire: entrevista. Sevilha: 8th Congress on Mathematical Education, 1996. Entrevista concedida a Ubiratan D´Ambrósio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=150&v=o8OUA7jE2UQ. Acesso em: 26 abr. 2019.

HOLANDA, Chico Buarque de. O que será (À Flor da Terra). [S.l.]: Letras, 1976. Disponível em: https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45156/. Acesso em: 23 jul. 2019.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

MINAS GERAIS. Dispõe sobre a incorporação à Universidade do Estado de Minas Gerais dos cursos de educação superior mantidos pela Fundação Helena Antipoff. Belo Horizonte, 2013. Disponível em: https://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=DEC&num=46361&comp=&ano=2013&aba=js_textoAtualizado#texto. Acesso em: 14 mar. 2021.

MORAES, Mara Sueli Simão et al. Educação matemática e temas políticos-sociais. Campinas: Autores Associados, 2008.

MORAR INDÍGENA. Aldeia Naô Xohã: acompanhamento. 2019. Disponível em: http://www.arq.ufmg.br/morarindigena/index.php/2019/04/09/aldeia-nao-xoha-acompanhamento/. Acesso em: 23 jul. 2019.

PAULA, Dalvit Greiner de; NOGUEIRA, Vera Lúcia. Escola pública e liberalismo no Brasil Imperial: construção do Estado e abandono da nação. História da Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 53, p. 182-198, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592017000300182&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 17 set. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/57191.

REMUNGANHA, Antônia. Antonia Remunganha: entrevista. [S.l.]: Greenpeace, 2019. Entrevista concedida a Mariana Campos. Disponível em: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/a-terra-esta-vomitando/. Acesso em: 23 jul. 2019.

SILVA, Maria de Ávila. Mar de Lama. [S.l.]: Mega Cidade, 2019. Disponível em: https://www.megacidade.com/noticia/17922/. Acesso em: 23 jul. 2019.

SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. 3. ed. Campinas: Papirus, 2001.

UEMG IBIRITÉ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia: modalidade presencial. Ibirité: UEMG Ibirité, 2016.

Downloads

Publicado

14-04-2021

Como Citar

SILVA, O. H. F. da . Formação cidadã de pedagogas: vivências educativas em Brumadinho/MG e justiça social. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–22, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.24139. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24139. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos