Formação cidadã de pedagogas
vivências educativas em Brumadinho/MG e justiça social
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24139Palavras-chave:
Formação de professores, Transdisciplinaridade., Justiça social, Educação para a cidadaniaResumo
Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar os alcances do projeto de ensino “Numeramento, cidadania e práticas sociais” do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité. Diante do crime socioambiental ocorrido na cidade de Brumadinho/MG em janeiro de 2019, organizou-se um processo de formação embasado em autores que articulam conhecimento transdisciplinar às práticas sociais e à democracia. Realizou-se, também, visita técnica ao Acampamento Pátria Livre, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra e à Aldeia Naô Xohã, da etnia indígena Pataxó Hã-hã-hãe, que dividem área ocupada na região afetada pela lama de rejeitos que escorreu pelo Rio Paraopeba. Como resultado, destaca-se que as experiências do projeto possibilitaram aos participantes um processo formativo crítico, questionador e sensível com os problemas sociais.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Vanessa Sivers de. Educação em Hannah Arendt: entre o mundo deserto e o amor ao mundo. São Paulo: Cortez, 2011.
BORGES, Nayara Gallieta. Cidadania e democracia no Brasil pós-colonial: abordagem crítica. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 51 ed. Brasília: Edições Câmara, [1988] 2017.
BRASIL. Lei nº 601, de 18 de setembro de 1850: dispõe sobre as terras devolutas do Império. Rio de Janeiro, 1850. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l0601-1850.htm#:~:text=LEI%20No%20601%2C%20DE,sem%20preenchimento%20das%20condi%C3%A7%C3%B5es%20legais.&text=1%C2%BA%20Ficam%20prohibidas%20as%20acquisi%C3%A7%C3%B5es,n%C3%A3o%20seja%20o%20de%20compra. Acesso em: 14 mar. 2021.
BRASIL. PEC 6/2019: Modifica o sistema de previdência social, estabelece regras de transição e disposições transitórias, e dá outras providências. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2192459. Acesso em: 14 mar. 2021.
BUFFA, Ester; ARROYO, Miguel González; NOSELLA, Paolo. Educação e cidadania: quem educa o cidadão? 14. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
CARVALHAR, Lucifrance. A diferença entre ver e olhar. Obvious Magazine, [S.l.], 2017. Disponível em: http://obviousmag.org/asas_e_segredos/2017/a-diferenca-entre-ver-e-olhar.html. Acesso em: 23 jul. 2019.
CEDEFES. Povos indígenas em Minas Gerais: quem são?. CEDEFES, Belo Horizonte, 2017. Disponível em: https://www.cedefes.org.br/povos-indigenas-destaque/. Acesso em: 23 jul. 2019.
D´AMBRÓSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.
D´AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
D´AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 12. ed. Campinas: Papirus, 2005.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Conceito(s) de numeramento e relações com o letramento. In: LOPES, Celi Espasandin; NACARATO, Adair Mendes (org.). Educação matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidade. Campinas: Mercado das Letras, 2009. p. 47-60.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Numeramento. In: Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG, 2014a.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Letramento e numeramento: educação matemática e práticas de leitura. Belo Horizonte: UFMG, 2014b. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Palestras%20Pnaic%202014/Letramento%20e%20Numeramento%20-%20Maria%20da%20Concei%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.
FREIRE, Paulo. Paulo Freire: entrevista. Sevilha: 8th Congress on Mathematical Education, 1996. Entrevista concedida a Ubiratan D´Ambrósio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=150&v=o8OUA7jE2UQ. Acesso em: 26 abr. 2019.
HOLANDA, Chico Buarque de. O que será (À Flor da Terra). [S.l.]: Letras, 1976. Disponível em: https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45156/. Acesso em: 23 jul. 2019.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
MINAS GERAIS. Dispõe sobre a incorporação à Universidade do Estado de Minas Gerais dos cursos de educação superior mantidos pela Fundação Helena Antipoff. Belo Horizonte, 2013. Disponível em: https://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=DEC&num=46361&comp=&ano=2013&aba=js_textoAtualizado#texto. Acesso em: 14 mar. 2021.
MORAES, Mara Sueli Simão et al. Educação matemática e temas políticos-sociais. Campinas: Autores Associados, 2008.
MORAR INDÍGENA. Aldeia Naô Xohã: acompanhamento. 2019. Disponível em: http://www.arq.ufmg.br/morarindigena/index.php/2019/04/09/aldeia-nao-xoha-acompanhamento/. Acesso em: 23 jul. 2019.
PAULA, Dalvit Greiner de; NOGUEIRA, Vera Lúcia. Escola pública e liberalismo no Brasil Imperial: construção do Estado e abandono da nação. História da Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 53, p. 182-198, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592017000300182&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 17 set. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/57191.
REMUNGANHA, Antônia. Antonia Remunganha: entrevista. [S.l.]: Greenpeace, 2019. Entrevista concedida a Mariana Campos. Disponível em: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/a-terra-esta-vomitando/. Acesso em: 23 jul. 2019.
SILVA, Maria de Ávila. Mar de Lama. [S.l.]: Mega Cidade, 2019. Disponível em: https://www.megacidade.com/noticia/17922/. Acesso em: 23 jul. 2019.
SKOVSMOSE, Ole. Educação matemática crítica: a questão da democracia. 3. ed. Campinas: Papirus, 2001.
UEMG IBIRITÉ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia: modalidade presencial. Ibirité: UEMG Ibirité, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Otavio Henrique Ferreira da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).