Formação cidadã de pedagogas

vivências educativas em Brumadinho/MG e justiça social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24139

Palavras-chave:

Formação de professores, Transdisciplinaridade., Justiça social, Educação para a cidadania

Resumo

Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar os alcances do projeto de ensino “Numeramento, cidadania e práticas sociais” do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité. Diante do crime socioambiental ocorrido na cidade de Brumadinho/MG em janeiro de 2019, organizou-se um processo de formação embasado em autores que articulam conhecimento transdisciplinar às práticas sociais e à democracia. Realizou-se, também, visita técnica ao Acampamento Pátria Livre, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra e à Aldeia Naô Xohã, da etnia indígena Pataxó Hã-hã-hãe, que dividem área ocupada na região afetada pela lama de rejeitos que escorreu pelo Rio Paraopeba. Como resultado, destaca-se que as experiências do projeto possibilitaram aos participantes um processo formativo crítico, questionador e sensível com os problemas sociais.

Biografia do Autor

  • Otavio Henrique Ferreira da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ibirité, MG, Brasil.

    Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, na Unidade Ibirité, no Departamento de Educação e Ciências Humanas, no curso de Licenciatura em Pedagogia. Doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Mestre em Educação e Docência (FAE/UFMG). Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), licenciado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) e bacharel em Administração pela Faculdade Pitágoras de Betim. É autor de diversos livros e artigos sobre a área da educação no Brasil.

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Publicado

14-04-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Formação cidadã de pedagogas: vivências educativas em Brumadinho/MG e justiça social. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–22, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.24139. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24139. Acesso em: 19 dez. 2024.