A extensão universitária aliada à educação em saúde no trânsito como estratégia de ensino superior e de reabilitação para cumpridores de penas alternativas

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24639

Palavras-chave:

Educação em saúde, Diretrizes extensionistas, Prevenção de acidentes, Acidentes de trânsito

Resumo

O currículo do curso de graduação em Medicina, sob a perspectiva discente, assume caráter majoritariamente teórico e carece de estratégias pedagógicas de ensino de cunho prático pautadas em experiências dos alunos com a comunidade. Nesse sentido, a extensão universitária se mostra indissociável do ensino superior, permitindo o preenchimento de hiatos na construção do conhecimento. Assim, o objetivo do presente artigo é relatar, sob a perspectiva discente, a experiência de participação em um projeto de extensão cujo escopo foi o desenvolvimento de oficinas educativas sobre direção perigosa e agressividade no trânsito norteadas pela Educação Popular em Saúde, visto que os acidentes de transporte se configuram como preocupante prejuízo para a saúde pública. A interação dialógica entre universidade e comunidade permitiu a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades comunicativas imprescindíveis para a relação médico-paciente. Além disso, promoveu a valorização da equipe multiprofissional e da prevenção de agravos como estratégia de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veronica Perius de Brito , Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Acadêmica do quarto período do curso de graduação em Medicina na Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente, participa de dois grupos de pesquisa pelo CNPq nas linhas de pesquisa Atenção à saúde Materna e Neonatal e Ecoepidemiologia de Zoonoses Emergentes e outros agravos à saúde produzidos por animais. Atuou como coordenadora local de Saúde Pública da IFMSA Brasil UFU.

Marcela Gomes de Souza, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Graduanda de Medicina na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente membro da Liga Acadêmica de Cardiologia da UFU, integrante do projeto de extensão “Educação em Saúde, Prevenção da Violência e Comportamento de Risco no Trânsito”. Formação complementar em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Apresentou trabalhos científicos em congresso internacional de Cardiologia.

Stefan Vilges de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha, especialização em Ecologia pela Universidade do Rio Grande, mestre e doutor em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília. Docente do Departamento de Saúde Coletiva e da pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Uberlândia. Experiência na área de Ecoepidemiologia de Zoonoses e Vigilância em Saúde.

Referências

ABREU, Angela Maria Mendes; LIMA, José Mauro Braz de; ALVES, Thais de Araújo. O impacto do álcool na mortalidade em acidentes de trânsito: uma questão de saúde pública. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 87-94, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-81452006000100011.

ABREU, Débora Regina de Oliveira Moura; SOUZA, Eniuce Menezes de; MATHIAS, Thais Aidar de Freitas. Impacto do Código de Trânsito Brasileiro e da Lei Seca na mortalidade por acidentes de trânsito. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 8, e00122117, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00122117.

ALMEIDA, Loriza Lacerda de; ARAÚJO, Maria Amélia Máximo de; GUERREIRO, Márcia Regina Extensão Universitária no Ensino Superior: o diferencial na qualidade acadêmica. In: CONFERÊNCIA DO FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2., nov. 2012, Macau. Anais [...]. Macau: Universidade de Macau, 2012. Disponível em: https://www.aforges.org/wp-content/uploads/2017/03/Almeida-Loriza-et-al-UNESP-BR.pdf. Acesso em: 4 jun. 2015.

ALMEIDA, Rosa Livia Freitas de; BEZERRA FILHO, Jose Gomes; BRAGA, Jose Ueleres; MAGALHAES, Francismeire Brasileiro; MACEDO, Marinila Calderaro Munguba; SILVA, Kellyanne Abreu. Via, homem e veículo: fatores de risco associados à gravidade dos acidentes de trânsito. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 47, n. 4, p. 718-731, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047003657.

ALVES, Gehysa Guimarães; AERTS, Denise. As práticas educativas em saúde e a Estratégia Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 319-325, jan. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000100034.

CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Custos dos acidentes de trânsito no Brasil: estimativa simplificada com base na atualização das pesquisas do Ipea sobre custos de acidentes nos aglomerados urbanos e rodovias. Repositório do conhecimento do IPEA, 2020. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10075. Acesso em: 24 jul. 2020.

CERON, Mariane. Habilidades de Comunicação: abordagem centrada na pessoa. São Paulo: UNA-SUS, UNIFESP, 2010.

CZERESNIA, Dina. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: CZERESNIA, DIna; FREITAS, Carlos Machdo de (org.). Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2003. p. 39-54.

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012.

GOMES, Luciano Bezerra; MERHY, Emerson Elias. Compreendendo a educação popular em saúde: um estudo na literatura brasileira. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, p. 7-18, 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011000100002.

GONTIJO, Eliane Dias; ALVIM, Cristina; MEGALE, Luiz; MELO, José Renan Cunha; LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro. Matriz de competências essenciais para a formação e avaliação de desempenho de estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 37, n. 4, p. 526-539, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022013000400008.

HENNINGTON, Élida Azevedo. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 256-265, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2005000100028.

JOMAR, Rafael Tavares; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues; ABREU, Ângela Maria Mendes; FIGUEIRÒ, Rachel Ferreira Savary. Educação em saúde no trânsito para adolescentes estudantes do ensino médio. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 186-189, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-81452011000100026.

MASSAÚ, Guilherme Camargo; ROSA, Rosana Gomes da. Acidentes de trânsito e direito à saúde: prevenção de vidas e economia pública. Revista de Direito Sanitário, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 30-47, 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v17i2p30-47.

PEDUZZI, Marina. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 103-109, fev. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102001000100016.

RODRIGUES, Ângela Ribeiro. A extensão universitária: indicadores de qualidade para avaliação de sua prática: estudo de caso em um centro universitário privado. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

SANTANA, Vilma Sousa; ARAÚJO-FILHO, José Bouzas; ALBUQUERQUE-OLIVEIRA, Paulo Rogério; BARBOSA-BRANCO, Anadergh. Acidentes de trabalho: custos previdenciários e dias de trabalho perdidos. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 40, n. 6, p. 1004-1012, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-89102006000700007.

SANTOS, Alex Mota dos. Educação para o trânsito na escola: relato de uma experiência pedagógica a partir da extensão universitária. Revista Dialogos, Brasília, v. 22, n. 1, p. 19-34, 2019.

SANTOS, Liamar Aparecida dos. O álcool como causa associada de mortes por causas externas. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 190-201, 2009.

SOARES, Dorotéia Fátima Pelissari de Paula; BARROS, Marilisa Berti de Azevedo. Fatores associados ao risco de internação por acidentes de trânsito no Município de Maringá-PR. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 193-205, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-790X2006000200006.

SOUSA, João Paulo Batista de; FREITAS, John Heberty de; FELIPE, Jordana Alves; BORGES, Lorena Furtado; SANTOS, Alex Mota dos; GALO, Nadya Regina. Trânsito e educação: Relato de uma experiência no ensino fundamental, no município de Aparecida de Goiânia, Goiás. CATAVENTOS – Revista de Extensão da Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, v. 12, n. 1, p. 37-53, 2020. DOI: https://doi.org/10.33053/cataventos.v12i1.209.

ZEFERINO, Angélica Maria Bicudo; DOMINGUES, Rosângela Curvo Leite; AMARAL, Eliana. Feedback como estratégia de aprendizado no ensino médico. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 31, n. 2, p. 176-179, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022007000200009.

Downloads

Publicado

23-02-2021

Como Citar

BRITO , V. P. de .; SOUZA, M. G. de .; OLIVEIRA, S. V. de. A extensão universitária aliada à educação em saúde no trânsito como estratégia de ensino superior e de reabilitação para cumpridores de penas alternativas: um relato de experiência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–21, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.24639. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24639. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)