A extensão universitária aliada à educação em saúde no trânsito como estratégia de ensino superior e de reabilitação para cumpridores de penas alternativas
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24639Palavras-chave:
Educação em saúde, Diretrizes extensionistas, Prevenção de acidentes, Acidentes de trânsitoResumo
O currículo do curso de graduação em Medicina, sob a perspectiva discente, assume caráter majoritariamente teórico e carece de estratégias pedagógicas de ensino de cunho prático pautadas em experiências dos alunos com a comunidade. Nesse sentido, a extensão universitária se mostra indissociável do ensino superior, permitindo o preenchimento de hiatos na construção do conhecimento. Assim, o objetivo do presente artigo é relatar, sob a perspectiva discente, a experiência de participação em um projeto de extensão cujo escopo foi o desenvolvimento de oficinas educativas sobre direção perigosa e agressividade no trânsito norteadas pela Educação Popular em Saúde, visto que os acidentes de transporte se configuram como preocupante prejuízo para a saúde pública. A interação dialógica entre universidade e comunidade permitiu a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades comunicativas imprescindíveis para a relação médico-paciente. Além disso, promoveu a valorização da equipe multiprofissional e da prevenção de agravos como estratégia de saúde.
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