A extensão universitária aliada à educação em saúde no trânsito como estratégia de ensino superior e de reabilitação para cumpridores de penas alternativas

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24639

Palavras-chave:

Educação em saúde, Diretrizes extensionistas, Prevenção de acidentes, Acidentes de trânsito

Resumo

O currículo do curso de graduação em Medicina, sob a perspectiva discente, assume caráter majoritariamente teórico e carece de estratégias pedagógicas de ensino de cunho prático pautadas em experiências dos alunos com a comunidade. Nesse sentido, a extensão universitária se mostra indissociável do ensino superior, permitindo o preenchimento de hiatos na construção do conhecimento. Assim, o objetivo do presente artigo é relatar, sob a perspectiva discente, a experiência de participação em um projeto de extensão cujo escopo foi o desenvolvimento de oficinas educativas sobre direção perigosa e agressividade no trânsito norteadas pela Educação Popular em Saúde, visto que os acidentes de transporte se configuram como preocupante prejuízo para a saúde pública. A interação dialógica entre universidade e comunidade permitiu a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades comunicativas imprescindíveis para a relação médico-paciente. Além disso, promoveu a valorização da equipe multiprofissional e da prevenção de agravos como estratégia de saúde.

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Biografia do Autor

Veronica Perius de Brito , Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Acadêmica do quarto período do curso de graduação em Medicina na Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente, participa de dois grupos de pesquisa pelo CNPq nas linhas de pesquisa Atenção à saúde Materna e Neonatal e Ecoepidemiologia de Zoonoses Emergentes e outros agravos à saúde produzidos por animais. Atuou como coordenadora local de Saúde Pública da IFMSA Brasil UFU.

Marcela Gomes de Souza, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Graduanda de Medicina na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente membro da Liga Acadêmica de Cardiologia da UFU, integrante do projeto de extensão “Educação em Saúde, Prevenção da Violência e Comportamento de Risco no Trânsito”. Formação complementar em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Apresentou trabalhos científicos em congresso internacional de Cardiologia.

Stefan Vilges de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil.

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha, especialização em Ecologia pela Universidade do Rio Grande, mestre e doutor em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília. Docente do Departamento de Saúde Coletiva e da pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Uberlândia. Experiência na área de Ecoepidemiologia de Zoonoses e Vigilância em Saúde.

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Publicado

2021-02-23

Como Citar

BRITO , V. P. de .; SOUZA, M. G. de .; OLIVEIRA, S. V. de. A extensão universitária aliada à educação em saúde no trânsito como estratégia de ensino superior e de reabilitação para cumpridores de penas alternativas: um relato de experiência. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–21, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.24639. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24639. Acesso em: 16 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos