Aspectos ergonômicos e distanciamento social enfrentados por docentes de graduações a distância durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24713Palavras-chave:
Ergonomia, Tutor, Professor formador, COVID-19Resumo
Diante as dificuldades do trabalho home office gerado pela pandemia da COVID-19, principalmente considerando os docentes universitários, o presente trabalho objetivou investigar os aspectos ergonômicos e os impactos do distanciamento social vivenciados por tutores e professores formadores de cursos de graduação a distância de uma universidade cearense, em um contexto pandêmico. Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo e quantitativo, com aplicação de questionário on-line constituído por 37 questões (objetivas/subjetivas). Participaram 146 indivíduos, dos quais 56,2% eram mulheres, com média etária de 41 anos. 54,1% relataram ritmo de trabalho acelerado, 37,7% apresentam desconforto físico e 34,9% desconforto emocional. 83,6% estão praticando o distanciamento social, 63,7% apresentaram alterações de sono, 65,8% têm consumido mais alimentos, 94,5% têm assumido mais obrigações domésticas/familiares, mesmo assim 48,6% mantiveram a produtividade. Por fim, espera-se assessorar os gestores na dinâmica das atividades de graduações a distância e permitir uma reflexão da prática educacional em tempos adversos.
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