Ergonomic aspects and social isolation faced by distance graduate teachers during the pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24713

Keywords:

Ergonomics, Tutor, Teacher trainer, COVID-19

Abstract

Given the difficulties of the home office work generated by the pandemic of COVID-19, especially considering university teachers, the present study aimed to investigate the ergonomic aspects and the impacts of social isolation experienced by tutors and teachers who form students from distance undergraduate courses, at a Ceará university. This is a descriptive qualitative and quantitative research, with the application of an online questionnaire consisting of 37 questions (objective/subjective). 146 individuals participated, of whom 56.2% were women, with a mean age of 41 years. 54.1% reported an accelerated work rate, 37.7% had physical discomfort and 34.9% had emotional discomfort. 83.6% are practicing social isolation, 63.7% had sleep changes, 65.8% have consumed more food, 94.5% have assumed more domestic/family obligations, yet 48.6% have maintained productivity. Finally, it is expected to advise managers on the dynamics of distance learning activities and allow reflection on educational practice in adverse times.

Author Biographies

  • Fátima Aurilane de Aguiar Lima Araripe, Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil (UECE/UAB), Fortaleza, CE, Brasil.

    Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020), Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2016), especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento sustentável pela Faculdade Stella Maris (2015) e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2013). É tutora a distância do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UAB/UECE), com experiência em docência presencial e a distância na educação básica e superior, nas áreas de Meio Ambiente, Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ecologia Aplicada, com ênfase em Biologia da Conservação, atuando principalmente na Conservação no Bioma Caatinga.

  • Renata Vieira do Nascimento , Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil (UECE/UAB), Fortaleza, CE, Brasil.

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestra em Ciências Veterinárias (UECE). Atualmente, é estudante de doutorado do programa de pós-graduação em Ciências Veterinárias (UECE) e tutora a distância do curso de Ciências Biológicas da UAB/UECE. Tem experiência na área de Biotecnologia da Reprodução, com ênfase em Reprodução de Peixe (caracterização seminal, criopreservação seminal e fertilização).

  • Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil (UECE/UAB), Fortaleza, CE, Brasil.

    Doutora em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (UFC); mestre em Microbiologia Médica pela UFC e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (Bacharel e Licenciatura) (UECE). Atua como professora assistente nível D da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). Coordena a pesquisa do curso de Ciências Biológicas a distância (UECE/UAB). É coordenadora de área do Curso Pré-Universitário UECEVest – Biologia. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental e Aplicada, bem como desenvolve trabalhos na área de pesquisa em Educação a Distância e Formação de Professores.

  • Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil (UECE/UAB), Fortaleza, CE, Brasil.

    Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará, mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutoranda em Microbiologia Médica também pela UFC, desde 2018. Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) desde 2000 e coordenadora do curso de Ciências Biológicas a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UECE), desde 2009. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Unifametro. Leciona as disciplinas de Microbiologia, Parasitologia e Exames Laboratoriais. É líder do grupo de pesquisas certificado pelo CNPq, intitulado "Tecnologias educacionais e educação a distância", desenvolve pesquisas nas áreas de taxonomia de dermatófitos, fungos anemófilos e produção de material em Microbiologia.

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Aspectos ergonômicos e distanciamento social enfrentados por docentes de graduações a distância durante a pandemia

Published

2020-12-30

Issue

Section

Special section: teaching in higher education in pandemic times

How to Cite

Ergonomic aspects and social isolation faced by distance graduate teachers during the pandemic. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–19, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24713. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24713. Acesso em: 22 dec. 2024.

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