Por detrás das cortinas
abordagem metodológica de botânica no ensino superior em atos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.48371Palavras-chave:
ensino de botânica, teatro, esquetes, metodologias de ensinoResumo
Botânica muitas vezes é entendida como difícil, memorística e enfadonha devido aos métodos tradicionais de ensino; dessa forma, utilizar métodos mais ativos que possibilitem o desenvolvimento de novas habilidades, como o uso das artes cênicas, podem mudar a visão sobre essa temática. Assim, este trabalho objetivou perscrutar sobre a utilização do teatro como estratégia para o ensino e aprendizagem de botânica ao relatar sobre o emprego de esquetes como alternativa dinâmica de ensino-aprendizagem nessa área. A pesquisa foi desenvolvida com 40 alunos matriculados na disciplina Morfologia e Taxonomia de Criptógamas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará. Os discentes foram divididos em grupos e cada equipe ficou responsável por encenar um esquete, que culminou nas apresentações em forma de festival. Os resultados apontam que o teatro pode influenciar a formação de licenciandos e que, segundo os estudantes, essa ferramenta, mesmo que trabalhosa, é considerada educativa, lúdica, transdisciplinar e inovadora. O interesse pelos temas botânicos nos quais os estudantes ficaram responsáveis para realização dos esquetes aumentou à medida que o projeto avançou, sendo que ao final 72,5% apresentaram interesse alto. As apresentações que mais chamaram a atenção foram: Alice no país dos fungos (semestre 1) e Briófitas do sertão (semestre 2), pois eram atrativas, bem encenadas e interativas com o público. Observa-se, por fim, que as artes cênicas podem ser um importante método de ensino que possibilita a aprendizagem ativa de conteúdos e desenvolvimento de novas habilidades, especialmente no que refere a conteúdos botânicos.
Downloads
Referências
ALCÂNTARA, Regina Godinho; BRIDI, Luan Eudair. Desvelando caminhos por meio do teatro: por uma abordagem dialógica. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 12, p. 216-230, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7249. Acesso em: 13 jan. 2023.
ARAÚJO, Camila Sabino de; ALMEIDA, Agnólia de; FERREIRA, Jelson Miranda; BEZERRA, Olinderge Priscilla Câmara; MAGALHÃES, Pedro Soares. Motivação para os estudantes no ambiente e-learning. Revista Amor Mundi, Santo Ângelo, v. 4, n. 5, p. 137-141, 2023. DOI: https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i5.245. Disponível em: https://journal.editorametrics.com.br/index.php/amormundi/article/view/245. Acesso em: 9 out. 2023.
BATISTA JÚNIOR, José Ribamar Lopes; SATO, Denise Tamaê Borges; MELO, Iran Ferreira. Análise de discurso crítica para linguísticas e não linguísticas. São Paulo: Parábola, 2018.
BARBOSA, Rafael Parósio; MARTINS, Renê Duarte. Contribuição da criação teatral para o ensino da evolução biológica: uma proposta metodológica. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Duque de Caxias, v. 11, n. 3, p. 1-15, 2021. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/7087. Acesso em: 22 fev. 2023.
CAVALLARI, Bianca Lacerda. A percepção de moradores da região de Sorocaba sobre plantas frutíferas e a relação com o ensino de Botânica. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos. Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16100. Acesso em: 7 fev. 2023.
COBRA, Rubem Queiroz. A montagem de um cenário, 2006. Disponível em: www.cobra.pages.nom.br. Acesso em: 30 jan. 2019.
CORDEIRO, Jaime A relação pedagógica. In: Universidades Estadual Paulista. Prograd. Caderno de Formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura acadêmica, v. 9. p. 66-79, 2011. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/583/1/01d15t04.pdf. Acesso em: 30 jan. 2023.
EDSON-CHAVES, Bruno; LEMOS, Viviane de Oliveira Thomaz. O ensino de Botânica através de metodologias lúdicas artísticas. In: PEDRINI, Alexandre de Gusmão; URSI, Suzana (org.). Metodologias para ensinar botânica. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022. p. 180-201.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.
GRAY, David. E. Pesquisa no mundo real. Porto Alegre: Artmed, 2012.
HOPPE, Luciana; KROEFF, Adriane Maria Santos. Educação lúdica no cenário do ensino superior. Revista Veras, v. 4, n. 2, p. 164-181, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol4.n2.ano2014.art175. Disponível em: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/175. Acesso em: 22 fev. 2023.
JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli; SISTO, Fermino Fernandes (org.). Questões do cotidiano universitário. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
LIMA, Adriana Oliveira. Fazer escola: a gestão de uma escola piagetiana (construtivista). Petrópolis: Vozes, 2003.
LIMA, Lauro Oliveira. Mutações em educação segundo McLuhan. Petrópolis: Vozes, 1991.
MAGALDI, Sábato. Iniciação ao teatro. 3. ed. São Paulo: Ática, 1986.
MEDEIROS, Linda Sarah Bandeira; SILVA, Camila Perez da. Metodologias ativas: curiosidade e motivação em prol da aprendizagem significativa. In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 74., 2022, Brasília. Anais... Brasília: UnB, 2022. Disponível em: https://livro.sbpcnet.org.br/74ra/trabalhos/listatodos.php. Acesso em: 8 fev. 2023.
NASCIMENTO, Paula Amanda Santiago do; ALMEIDA FILHO, Marcos Adelino; PINHEIRO, Lucas Farias; SOUZA, Josiany Costa de; BONILLA, Oriel Herrera; LUCENA, Eliseu Marlônio Pereira de; MEDEIROS, Jeanne Barros Leal de Pontes; PANTOJA, Lydia Dayanne Maia; MENDES, Roselita Maria de Souza; EDSON-CHAVES, Bruno . Análise de roteiros teatrais aplicados no ensino de criptógamas em um curso de Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 3, p 1-9, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13279. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13279. Acesso em: 22 fev. 2023.
PINOTTI, Rodolpho. Aulas de teatro desenvolvem ferramentas fundamentais para a carreira: depoimento. Universia Brasil. Entrevista concedida a Giuliana Saringer, 15 fev. 2016.
REBOUÇAS, Natanael Costa; RIBEIRO, Rayane de Tasso Moreira; LOIOLA, Maria Iracema Bezerra. Do jardim à sala de aula: metodologias para o ensino de botânica na escola. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 1-23, 2021. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a24. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2757. Acesso em: 22 fev. 2023.
RODRIGUES, Aleilson da Silva.; TEIXEIRA, Ana Maria Freitas. Teatro científico e mobilização: aproximações a partir de um balanço bibliográfico e a teoria da relação com o saber. Revista ENCITEC, Santo Ângelo, v. 9, n. 3, p. 49-60, set./nov. 2019. Disponível em: http://srvapp2s.santoangelo.uri.br/seer/index.php/encitec/article/view/2511. Acesso em: 22 fev. 2023.
RODRIGUES, Leude Pereira; MOURA, Lucilene Silva; TESTA, Edimárcio. O tradicional e o moderno quanto à didática no ensino superior. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v. 4 n. 3, p. 1-20, julho 2011. Disponível em: https://s3.us-east-1.amazonaws.com/assets.unitpac.com.br/arquivos/revista/43/5.pdf. Acesso em: 22 fev. 2023.
SANTOS, Alline Neyane dos; SANTOS, Alice Nayara. O teatro e suas contribuições para educação infantil na escola pública. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16., 2012, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2012. p. 1-11.
SCHERER, Renata Porcher. “Cada um aprende de um jeito”: das adaptações às flexibilizações curriculares. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/3885/Renata%20Porcher%20Scherer.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 jan. 2023.
SOARES-SILVA, João Paulo; PONTE, Maxwell Luiz; SILVEIRA, Daniela Sampaio. Práticas de ensino de botânica com enfoque em taxonomia e sistemática filogenética. Terrae Didatica, Campinas, v. 18, p. 1-9, 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8668360. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8668360. Acesso em: 2 out. 2023.
SOUZA, Cacilda da Silva; IGLESIAS, Alessandro Giraldes; PAZIN-FILHO, Antônio. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais: aspectos gerais. Revista Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 284-292, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p284-292. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86617. Acesso em: 22 fev. 2023.
SOUZA, Gleyson Miranda de; SITKO, Camila Maria. Elaboração de um passo a passo para a criação de peças de teatro científico. In: SIMPÓSIO SUL-AMERICANO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 1., 2020. Anais eletrônicos... Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, 2020. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SSAPEC/article/view/14525. Acesso em: 3 fev. 2023.
STENGER, Mariane. Por que a curiosidade melhora a aprendizagem? In: COLÓQUIO DOCÊNCIA E DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, 3., 2017, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: UNEB, 2017. Disponível em: http://porvir.org/por-curiosidade-melhora-aprendizagem. Acesso em: 30 nov. 2022.
TAVARES, Gilead Marchezi; ARAUJO, Viviane Barcelos de. A relação ator-palco-plateia: um estudo da aprendizagem do devir-consciente no teatro. Psicologia, Teoria e Prática, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 194-205, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1938/193821358015.pdf. Acesso em: 22 fev. 2023.
THEOPHILO, Roque. A transdisciplinaridade e a modernidade, 2010. Disponível em: http://www.artefazparte.com/2014/10/a-transdisciplinaridade-e-modernidade.html. Acesso em: 25 jun. 2019.
TORRES, Adrielly Maia; SILVA, Daniela Schluchting; KNAPP, Joseana Stecca Farezim. O uso do teatro como recurso pedagógico no ensino da fotossíntese. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 6., SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, 16., 2013, Santo Ângelo. Anais eletrônicos... Santo Ângelo: URI, 2013. p. 1-4. Disponível em: https://san.uri.br/sites/anais/erebio2013/poster/13660_283_Adrielly_Maia_Torres.pdf. Acesso em: 1 fev. 2023.
URSI, Suzana; SALATINO, Antônio. Nota Científica - É tempo de superar termos capacitistas no ensino de biologia: impercepção botânica como alternativa para "cegueira botânica". Boletim de Botânica, São Paulo, v. 39, p. 1-4, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9052.v39p1-4. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/bolbot/article/view/206050. Acesso em: 22 fev. 2023.
VESTENA, Rosemar de Fátima; PRETTO, Valdir. O teatro no ensino de ciências: uma alternativa metodológica na formação docente para os anos iniciais. VIDYA, v. 32, n. 2, p. 9-20, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/270. Acesso em: 22 fev. 2023.
ZANELLA, Andrisa Kemel; OLIVEIRA, Valeska Fortes. O teatro na formação de professores: desvendando trajetórias, revelando desejos, marcas e lembranças. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 5., COLÓQUIO SOBRE IMAGINÁRIO, 4., 2006. Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel., 2006, p. 1-8. Disponível em: https://docplayer.com.br/41150088-O-teatro-na-formacao-de-professores-desvendando-trajetorias-revelando-desejos-marcas-e-lembrancas.html. Acesso em: 1 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paula Amanda Santiago do Nascimento, Antonia Railene de Souza Rodrigues, Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros, Lydia Dayanne Maia Pantoja, Roselita Maria de Souza Mendes, Bruno Edson-Chaves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).