A formação pedagógica dos docentes de Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24846Palavras-chave:
Formação docente, Ensino superior, OdontologiaResumo
O ensino superior brasileiro inicialmente se formava por sujeitos com sucesso profissional, convidados a compor o quadro de docentes, já que estariam aptos a ensinar com o conhecimento científico e prático que possuíam. Com o passar do tempo e as mudanças impostas pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, transformações precisaram acontecer, principalmente em relação à necessidade de a formação didático-pedagógica dos docentes ser mais qualificada, e na área da odontologia não foi diferente. O objetivo deste trabalho foi contextualizar, por meio de uma busca na literatura dos últimos 10 anos, como vem acontecendo a formação do futuro docente da odontologia. Os cursos de pós-graduação apresentam ainda alguns entraves, como a preparação do docente essencialmente para a pesquisa ou para prática clínica, deixando em segundo plano a formação didática. Uma adequação de uma maneira geral se faz necessária, não apenas na carga horária e na qualidade do ensino didático-pedagógico, mas também no conhecimento e uso das ferramentas tecnológicas presentes na atualidade.
Downloads
Referências
ALTHAUS, Maiza Taques Margraf. Ação didática no ensino superior: a docência em discussão. Teoria e Prática da Educação, v. 7, n. 1, p. 101-106, jan./abr. 2004. Disponível em: https://docplayer.com.br/16427942-Acao-didatica-no-ensino-superior-a-docencia-em-discussao.html. Acesso em: 21 jul. 2020.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência na educação superior. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência na educação superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. p. 147-171.
BALTAZAR, Mariângela Monteiro de Melo; MOYSÉS, Samuel Jorge; BASTOS, Carmen Célia Barradas Correia. Profissão, docente de odontologia: o desafio da pós-graduação na formação de professores. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 285-303, jul./out. 2010. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462010000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462010000200007. Acesso em: 21 jul. 2020.
BARROS, Conceição de Maria Pinheiro; DIAS, Ana Maria Iorio. A formação pedagógica dos docentes bacharéis na educação superior: construindo o Estado da Questão. Revista Educação em Questão, Natal, v. 54, n. 40, p. 42-74, jan./abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n40ID9848. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/9848. Acesso em: 30 jul. 2020.
BIREAUD, Annie. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto Editora, 1995.
BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação, Porto Alegre, v. 29, n. 3, p. 489-501, set/dez. 2006. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/489. Acesso em: 18 ago. 2020.
BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Docência universitária: a construção da professoralidade. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n.1, p. 160-173, jan./mar. 2017. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/660. Acesso em: 18 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, 2002.
BRUSTOLIN, Jacson; BRUSTOLIN, Juliana; TOASSI, Romana Fernanda Ceriotti; KUHNEN, Mirian. Perfil do acadêmico de Odontologia da Universidade do Planalto Catarinese – Lages – SC, Brasil. Revista da ABENO, Londrina, v. 6, n. 1, p. 70-76, jan./jun. 2006. DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i1.1451. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1451. Acesso em: 21 jul. 2020.
CARVALHO, Antônio César Perri de. Ensino de odontologia em tempos da L.D.B. Canoas: Editora da Ulbra, 2001.
CARVALHO, Raquel Baroni; COSTA, Tatiany Bertolo Coser; GOMES, Maria José; SANTOS, Karina Tonini dos; GUERRA, Selva Maria Gonçalves. Formação docente em odontologia no Brasil: sugestões de mudanças após as diretrizes curriculares nacionais. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, v. 4, n. 12, p. 39-44, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/899. Acesso em 21 jul. 2020.
CHAMLIAN, Helena Coharik. Docência na universidade: professores inovadores na USP. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 41-64, mar. 2003. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742003000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742003000100003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 jul. 2020.
CUNHA, Luiz Antônio. A universidade temporã: o ensino superior da Colônia à Era Vargas. 3. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2007.
CUNHA, Maria Isabel da; ALVES, Rozane da Silveira. Docência no Ensino Superior: a alternativa da formação entre pares. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 43, p. 10-20, maio/ago. 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019010. Acesso em: 18 ago. 2020.
FERENC, Alvanize Valente Fernandes. Como o professor universitário aprende a ensinar? Um estudo na perspectiva da socialização profissional. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 9, n. 18, p. 645-651, set./dez. 2005. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832005000300020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832005000300020. Acesso em: 15 jul. 2020.
FINKELSTEIN, Claudia. Prácticas alternativas en la formación de docentes universitarios. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 15-26, jan./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2271. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2271. Acesso em: 30 jul. 2020.
FRANCO, Lila Louise Moreira Martins; SOARES, Érika Fernandes; MARTORELL, Leandro Brambilla; MARCELO, Vânia Cristina. O professor do curso de Odontologia: sua formação e os desafios frente às exigências atuais. Revista Profissão Docente, v. 9, n. 20, p. 57-74, jan./jul. 2009. DOI: https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.235. Disponível em: http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/235. Acesso em: 22 jul. 2020.
LAZZARI, Daniele Delacanal; SILVA, Grasiela Garrett; ESPÍNDOLA, Daniela Simoni; MARTINI, Jussara Gue; BACKES, Vânia Marli Schubert; BUSANA, Juliano de Amorim. Formação inicial de professores na Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia. Saúde & Transformação Social, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 118-128, 2015. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3038. Acesso em: 30 jul. 2020.
LEMOS, Cristiane Lopes Simão. A implantação das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil: algumas reflexões. Revista da ABENO, Londrina, v. 5, n. 1, p. 80-85, 2005. DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v5i1.1488. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1488. Acesso em: 21 jul. 2020.
MARTINS, Carlos Benedito. A reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 15-35, jan./abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000100002. Acesso em: 15 jul. 2020.
MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; BACKES, Vânia Marli Shubert; MEDINA, José Luiz; PRADO, Marta Lenise; CANEVER, Bruna Pedroso. Práticas pedagógicas de bons professores de enfermagem, medicina e odontologia na percepção dos estudantes. Texto & Contexto – Enfermagem, Florianópolis, v. 24, n. 3, p. 629-636, jul./set. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072015002790014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072015000300629. Acesso em: 21 jul. 2020.
MENEZES, José Dilson Vasconcelos; LORETO, Nelson Rubens Mendes. ABENO: 50 anos de contribuição ao ensino odontológico brasileiro. Maringá: Dental press, 2006.
MORITA, Maria Celeste; SCAVUZZI, Ana Isabel Fonseca; CARCERERI, Daniela Lemos; FONTANELLA; Vânia Regina Camargo. Documento orientador da ABENO para qualidade dos cursos de graduação em Odontologia. Revista da ABENO, Londrina, v. 18, supl. 2, p. 1-38, 2018. DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i0.725 29. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/725. Acesso em: 18 ago. 2020.
NORO, Luiz Roberto Augusto; FARIAS-SANTOS, Cássia de Santana; SOUZA, Pedro Henrique Sette de; PINHEIRO, Isabel Alves Gomes; BORGES, Raul Elton Araújo; NUNES, Luana Maria Ferreira; CRUZ, Rayanne Karina Silva; SILVA, Samara Martins. O professor (ainda) no centro do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Revista da ABENO, Londrina, v. 15, n. 1, p. 2-11, 2015. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-59542015000100002&script=sci_arttext. Acesso em: 30 jul. 2020.
ROSEMBERG, Dulcinéa Sarmento. O processo de formação continuada de professores do instituído ao instituinte. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2002.
ROZENDO, Célia Alves; CASAGRANDE, Lizete Diniz Ribas; SCHNEIDER, Jacó Fernando; PARDINI, Luiz Carlos. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 7, n. 2, p. 15-23, abr. 1999. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000200003. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-59542015000100002&script=sci_arttext. Acesso em: 30 jul. 2020.
SECCO, Luciane Gabeira; PEREIRA, Maria Lúcia Toralles. Formadores em odontologia: profissionalização docente e desafios político-estruturais. Ciência & Saúde Coletiva, v. 9, n. 1, p. 113-120, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232004000100011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232004000100011&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 jul. 2020.
SILVEIRA, Jorge Luiz Gurgel Calvet da. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em odontologia: historicidade, legalidade e legitimidade. Pesquisa Brasileira Clínica Integrada, João Pessoa, v. 4, n. 2, p. 151-156, maio/ago. 2004. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-442646. Acesso em: 15 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Edla Carvalho Lima Porto, Aline de Matos Vilas Boas, Letícia Loyanna Pimentel da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).