A formação pedagógica dos docentes de Odontologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24846

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino superior, Odontologia

Resumo

O ensino superior brasileiro inicialmente se formava por sujeitos com sucesso profissional, convidados a compor o quadro de docentes, já que estariam aptos a ensinar com o conhecimento científico e prático que possuíam. Com o passar do tempo e as mudanças impostas pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, transformações precisaram acontecer, principalmente em relação à necessidade de a formação didático-pedagógica dos docentes ser mais qualificada, e na área da odontologia não foi diferente. O objetivo deste trabalho foi contextualizar, por meio de uma busca na literatura dos últimos 10 anos, como vem acontecendo a formação do futuro docente da odontologia. Os cursos de pós-graduação apresentam ainda alguns entraves, como a preparação do docente essencialmente para a pesquisa ou para prática clínica, deixando em segundo plano a formação didática. Uma adequação de uma maneira geral se faz necessária, não apenas na carga horária e na qualidade do ensino didático-pedagógico, mas também no conhecimento e uso das ferramentas tecnológicas presentes na atualidade.

Biografia do Autor

  • Edla Carvalho Lima Porto, Centro Universitário UniFTC, Feira de Santana, BA, Brasil.

    Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (2005). Especialista em Prótese Dentária pela Faculdade Sarandi (2009), em Docência do Ensino Superior pelo Senac (2016). Mestre e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2015; 2020). Professora associada do Centro Universitário UniFTC – Feira de Santana – e da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF).

  • Aline de Matos Villas Boas, Centro Universitário UniFTC, Feira de Santana, BA, Brasil.

    Graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), mestrado em Odontologia (Periodontia) pela Universidade de Taubaté (2005), doutorado em Odontopediatria pela Universidade Cruzeiro do Sul (2017). Especialização em Docência do Ensino Superior pela UniFTC. Atualmente é coordenadora de Odontologia do Centro Universitário UniFTC – Feira de Santana. Participou da reformulação do Projeto Pedagógico do curso da referida Instituição.

  • Letícia Loyanna Pimentel da Silva, Centro Universitário UniFTC, Feira de Santana, BA, Brasil.

    Ensino médio concluído em 2016, com premiações em olimpíadas. Discente do curso de Odontologia no Centro Universitário UniFTC – Feira de Santana/BA. Bolsista do CNPq por iniciação científica, participante de liga acadêmica (LACIT – Feira de Santana), grupo de estudos com objetivo de produção de artigos científicos, um desses publicado como capítulo de livro em um e-book.

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Publicado

29-05-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A formação pedagógica dos docentes de Odontologia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–15, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.24846. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24846. Acesso em: 19 dez. 2024.