Proposta de sequência didática para disciplina de Química Geral explorando o uso de tecnologias digitais
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2519Palavras-chave:
Tecnologia de Informação e Comunicação, Ensino de Química, Aprendizagem SignificativaResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência de uma proposta de sequência didática integrada envolvendo as disciplinas de Química Geral e Introdução à Computação, ambas para alunos do primeiro semestre de cursos de graduação em Química. As atividades foram planejadas com base em aspectos básicos da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. O uso de análise de dados e a confecção de gráficos em ambientes computacionais, além da aplicação de computação simbólica, mostraram ser ferramentas interessantes no ensino de conceitos de Química. A proposta foi aplicada, e, com isso, observou-se um maior engajamento dos alunos no processo ensino-aprendizagem e um melhor aproveitamento dos estudantes nas avaliações. A sequência didática mostrou ter potencial para aplicação em outras disciplinas de Ciências Exatas do ensino superior.
Downloads
Referências
AUSUBEL, David P. Educational psychology – a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.
AUSUBEL, David P.; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Educational psychology: a cognitive view. 2. ed. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1978.
BOGISCH, Maria Inês P.; ALCANTARA, Paulo Roberto. Uma comparação entre estratégias de ensino da Química na educação superior. Revista Diálogo Educacional, v. 3, p. 95-104, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
CARLOS, Jairo G. Interdisciplinaridade no ensino médio: desafios e potencialidades. 2007. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
FAZENDA, Ivani Catarina A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4. ed. Campinas: Papirus, 1994.
LEITE, Bruno S. Tecnologias no Ensino de Química: Teoria e Prática na Formação Docente. Curitiba: Editora Appris, 2015.
LIMA, Érika R. P. O.; MOITA, Filomena Maria G. da S. C. A tecnologia e o ensino de Química: jogos digitais como interface metodológica. Campina Grande: EDUEPB, 2011.
MENDONÇA, Leda G.; LEITE, Sidnei Q. M.; RODRIGUES, Lúcia R. Aprendizagem significativa nas aulas da graduação tecnológica de Química: Análise da prática pedagógica mediada por teatro. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ENPEC, 2009.MOREIRA, Marco Antônio. Unidades de enseñanza potencialmente significativas – UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, v. 1, p. 43-63, 2011.
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2012.
PAIVA, João; RAMOS, Isabel. Adivinhas: Quem é Quem na Tabela Periódica. Química e Ensino, v. 92, p. 61-63, 2004.
PEIXOTO, Joana; ARAÚJO, Cláudia H. S. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educação & Sociedade, v. 33, p. 253-268, 2012.
PINHEIRO, Iânderson R. et al. Símbolos químicos com uso da planilha eletrônica do Microsoft Excel. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 54., 2014, Rio Grande do Norte. Anais... Rio Grande do Norte: CBQ, 2014.
PONTE, Cristina. Uma geração digital? A influência familiar na experiência mediática de adolescentes. Sociologia, problemas e práticas, v. 65, p. 31-50, 2011.
RUSSELL, John B. Química Geral. São Paulo: Makron Books, 1994. v. 2.
SANDES, Rafael D. D.; AMBROSIO, Renato C.; ANGELUCCI, Camilo A. Integração numérica de leis de velocidade diferenciais com o uso do SCILAB. Química Nova, v. 36, p. 181-186, 2013.
SERRA, Gladis M. D. Contribuição das TIC no ensino e aprendizagem de Ciências: tendências e desafios. 2009. 383 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
TAVARES, Ricarte; SOUZA, Rodolpho O. O.; CORREIA, Alayne O. Um estudo sobre a TIC e o ensino da Química. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 1., 2013, Sergipe. Anais... Sergipe: UFS, 2013. p. 657-669.
TERUYA, Leila C. et al. Visualização no ensino de Química: apontamentos para a pesquisa e desenvolvimento de recursos educacionais. Química Nova, v. 36, p. 561-569, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).