Proposta de sequência didática para disciplina de Química Geral explorando o uso de tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2519

Palavras-chave:

Tecnologia de Informação e Comunicação, Ensino de Química, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência de uma proposta de sequência didática integrada envolvendo as disciplinas de Química Geral e Introdução à Computação, ambas para alunos do primeiro semestre de cursos de graduação em Química. As atividades foram planejadas com base em aspectos básicos da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. O uso de análise de dados e a confecção de gráficos em ambientes computacionais, além da aplicação de computação simbólica, mostraram ser ferramentas interessantes no ensino de conceitos de Química. A proposta foi aplicada, e, com isso, observou-se um maior engajamento dos alunos no processo ensino-aprendizagem e um melhor aproveitamento dos estudantes nas avaliações. A sequência didática mostrou ter potencial para aplicação em outras disciplinas de Ciências Exatas do ensino superior.

Biografia do Autor

  • Julliane D. Yoneda, Universidade Federal Fluminense (UFF), Volta Redonda, RJ, Brasil.

    Engenheira Química, licenciada e doutora em Química, é professora do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da UFF.

  • José Augusto Oliveira Huguenin, Universidade Federal Fluminense (UFF), Volta Redonda, RJ, Brasil.

    Doutor, bacharel e licenciado em Física, é professor do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas da UFF. É credenciado no Programa de Pós-Graduação em Física da UFF e no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, polo 15, UFF/Instituto Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

10-12-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Proposta de sequência didática para disciplina de Química Geral explorando o uso de tecnologias digitais. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 60–77, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2519. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2519. Acesso em: 22 dez. 2024.

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