Especialização em preceptoria no Sistema Único de Saúde

um percurso formativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2588

Palavras-chave:

Serviços de integração docente-assistencial, Educação superior, Avaliação educacional

Resumo

O objetivo deste manuscrito é revelar, por meio de relato de experiência, o percurso formativo de uma estudante do curso de especialização em Preceptoria no Sistema Único de Saúde, focando três grandes eixos identificados como sendo de maior relevância no movimento de construção de conhecimento: metodologias ativas de aprendizagem, integração ensino-serviço-comunidade e avaliação do processo de aprendizagem. Pretende-se, ainda, refletir sobre as potencialidades e os desafios encontrados no desenvolvimento do curso, bem como sobre as influências da experiência nas práticas de docência no ensino superior desenvolvidas na rotina de trabalho da especializanda. O percurso formativo feito nesse curso foi marcado pela construção de conhecimentos ressignificados a partir da problematização da prática e da repercussão dessas vivências no trabalho profissional docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciela Soares Fonsêca, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, SC, Brasil.

Cirurgiã-dentista pela Universidade Estadual de Feira de Santana, especialista em Preceptoria no SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, mestre e doutora em Ciências Odontológicas pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP), pós-doutoranda pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Docente do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó, SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-06-10

Como Citar

FONSÊCA, G. S. Especialização em preceptoria no Sistema Único de Saúde: um percurso formativo. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–14, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.2588. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2588. Acesso em: 24 jul. 2021.

Edição

Seção

Artigos