Novos cursos de graduação em Medicina no Brasil

percepção de estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.47245

Palavras-chave:

educação médica, universidades, medicina, integração ensino-serviço-comunidade

Resumo

A educação superior em medicina vem passando por transformações nas últimas décadas, processo intensificado pelo Programa Mais Médicos e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, um novo curso de graduação em Medicina, com 40 vagas anuais, foi iniciado em 2015 seguindo o novo formato. Este trabalho objetiva analisar a percepção dos estudantes do curso de Medicina da UFFS acerca desse novo formato. Trata-se de um estudo exploratório, qualitativo, cuja coleta de dados foi realizada por meio de quatro grupos focais, com a participação de 38 estudantes matriculados nas quatro turmas iniciais. As discussões foram audiogravadas, transcritas e analisadas pela Hermenêutica-Dialética. Foram identificadas as seguintes categorias de análise: motivações para escolher o curso de Medicina e a UFFS; expectativas em relação ao futuro profissional e percepções sobre questões pedagógicas e curriculares do curso. A percepção desses acadêmicos acerca de sua implantação expressa-se de modo divergente, ampliando a compreensão à medida que avançam os semestres. A construção desse novo curso enfrenta obstáculos como a inserção dos estudantes nos serviços de saúde e o imaginário médico relacionado ao modelo hegemônico de assistência à saúde. Embora a percepção dos estudantes aponte potencialidades, também aponta fragilidades e indícios de um curso em construção.

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Biografia do Autor

Graciela Soares Fonsêca, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, SC, Brasil.

Professora do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Mestre e doutora em Ciências Odontológicas, pela Universidade de São Paulo (USP).

Amanda Boff, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Médica residente em psiquiatria, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Leonardo Félix Corezzolla, Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil.

Médico generalista da Prefeitura Municipal de Chapecó/SC.

Simone Rennó Junqueira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Professora do curso de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Deontologia e Odontologia Legal, pela Faculdade de Odontologia, da USP, e doutora em Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

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Publicado

27-06-2024

Como Citar

FONSÊCA, G. S.; BOFF, A.; COREZZOLLA, L. F.; JUNQUEIRA, S. R. Novos cursos de graduação em Medicina no Brasil: percepção de estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–21, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.47245. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/47245. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos