Novos cursos de graduação em Medicina no Brasil

percepção de estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.47245

Palavras-chave:

educação médica, universidades, medicina, integração ensino-serviço-comunidade

Resumo

A educação superior em medicina vem passando por transformações nas últimas décadas, processo intensificado pelo Programa Mais Médicos e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, um novo curso de graduação em Medicina, com 40 vagas anuais, foi iniciado em 2015 seguindo o novo formato. Este trabalho objetiva analisar a percepção dos estudantes do curso de Medicina da UFFS acerca desse novo formato. Trata-se de um estudo exploratório, qualitativo, cuja coleta de dados foi realizada por meio de quatro grupos focais, com a participação de 38 estudantes matriculados nas quatro turmas iniciais. As discussões foram audiogravadas, transcritas e analisadas pela Hermenêutica-Dialética. Foram identificadas as seguintes categorias de análise: motivações para escolher o curso de Medicina e a UFFS; expectativas em relação ao futuro profissional e percepções sobre questões pedagógicas e curriculares do curso. A percepção desses acadêmicos acerca de sua implantação expressa-se de modo divergente, ampliando a compreensão à medida que avançam os semestres. A construção desse novo curso enfrenta obstáculos como a inserção dos estudantes nos serviços de saúde e o imaginário médico relacionado ao modelo hegemônico de assistência à saúde. Embora a percepção dos estudantes aponte potencialidades, também aponta fragilidades e indícios de um curso em construção.

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Biografia do Autor

  • Graciela Soares Fonsêca, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, SC, Brasil.

    Professora do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Mestre e doutora em Ciências Odontológicas, pela Universidade de São Paulo (USP).

  • Amanda Boff, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

    Médica residente em psiquiatria, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

  • Leonardo Félix Corezzolla, Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil.

    Médico generalista da Prefeitura Municipal de Chapecó/SC.

  • Simone Rennó Junqueira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

    Professora do curso de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Deontologia e Odontologia Legal, pela Faculdade de Odontologia, da USP, e doutora em Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

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Publicado

27-06-2024

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Como Citar

FONSÊCA, Graciela Soares; BOFF, Amanda; COREZZOLLA, Leonardo Félix; JUNQUEIRA, Simone Rennó. Novos cursos de graduação em Medicina no Brasil: percepção de estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–21, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.47245. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/47245. Acesso em: 12 jul. 2025.