Práticas lúdicas no ensino de Fisiologia

o perfil socioeconômico é um fator interveniente de eficácia?

Autores

  • Alexsandro Ferreira Guimarães Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Bianca Silva da Rocha Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5318-6206
  • Rebeca Kollar Vieira da Silva Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Marilene Porawski Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3680-5815
  • Lucila Ludmila Paula Gutierrez Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6189-144X

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32452

Palavras-chave:

Aprendizagem, Práticas lúdicas, Perfil discente

Resumo

No processo de ensino-aprendizagem, alunos e professores estabelecem troca de saberes, e as práticas lúdicas podem auxiliá-los nessa trajetória. O objetivo deste estudo foi verificar se o perfil socioeconômico dos discentes interfere na percepção que eles têm do próprio aprendizado em Fisiologia utilizando-se práticas lúdicas. A coleta de dados foi realizada na disciplina de Fisiologia do curso de Farmácia noturno da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Ao longo do ano de 2016, os alunos vivenciaram aulas expositivas e dialogadas intercaladas com práticas lúdicas; aplicou-se, também, um questionário para avaliação da percepção discente quanto ao uso destas metodologias. Verificou-se que o sucesso da utilização de práticas lúdicas em sala de aula independe de um perfil socioeconômico dos alunos. Os resultados demonstram que a utilização de diferentes modalidades de práticas lúdicas, em combinação com aulas expositivas e dialogadas, no contexto da educação superior, pode ser boa adjuvante no aprendizado.

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Biografia do Autor

Alexsandro Ferreira Guimarães, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2010). Atualmente, é graduando do curso de Física Médica da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Médica.

Bianca Silva da Rocha, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2017). Mestra em Ciências da Saúde com ênfase em Farmacologia e Toxicologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2020). Especialista em Bloco Cirúrgico e Centro de Materiais pelo Instituto Brasileiro de Formação (2019). Atualmente é enfermeira assistencial no Bloco Cirúrgico do Hospital Dom Vicente Scherer (ISMPA).

Rebeca Kollar Vieira da Silva, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Foi membro diretor da Liga Acadêmica de Dermatologia da UFCSPA. Foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência vinculado à disciplina de Fisiologia Humana sobre metodologias lúdicas no ensino e bolsista de projeto de extensão vinculado à disciplina de Parasitologia Humana. Possui interesse nas áreas de Medicina Interna e Qualidade de vida.

Marilene Porawski, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). É professora adjunta da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Lucila Ludmila Paula Gutierrez, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), graduação em Bioquímica em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002 e 2007). É professora adjunta na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

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Publicado

06-10-2021

Como Citar

GUIMARÃES, A. F.; ROCHA, B. S. da .; SILVA, R. K. V. da; PORAWSKI, M. .; GUTIERREZ, L. L. P. Práticas lúdicas no ensino de Fisiologia: o perfil socioeconômico é um fator interveniente de eficácia?. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1–20, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.32452. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/32452. Acesso em: 16 nov. 2024.

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