Recursos educacionais digitais em Anatomia e Fisiologia Humanas em tempos de pandemia

Autores

  • Guilherme Matheus Langa Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0454-9546
  • Alexsandro Ferreira Guimarães Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7511-4334
  • Héllen Teixeira Vargas Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3348-7607
  • Marilene Porawski Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3680-5815
  • Lucila Ludmila Paula Gutierrez Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6189-144X

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24736

Palavras-chave:

Ensino a Distância Emergencial, Ensino superior de Fisiologia, Podcast, Pintura corporal

Resumo

A partir da necessidade do Ensino a Distância Emergencial em função da pandemia da COVID-19, buscaram-se alternativas de ferramentas que auxiliassem no processo de aprendizagem. Logo, o objetivo deste estudo foi relatar a experiência da construção de recursos digitais para as disciplinas de Fisiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Foram produzidos materiais em áudio em formato de podcast (chamado PIDcast de Fisiologia em alusão ao Projeto de Iniciação à Docência – PID) e material visual em formato de fotos e vídeos a partir da técnica de pintura corporal, que foram disponibilizados no site de Fisiologia. A participação dos monitores e dos alunos do PID foi essencial para o desenvolvimento e a diversificação dos materiais utilizados como recursos educacionais. Além disso, esse material pode ser adaptado a diferentes situações de aprendizagem de acordo com a realidade das disciplinas e as instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Matheus Langa, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Acadêmico de Medicina da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), pesquisador na área de Psiquiatria no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Bolsista de Extensão do Programa PET-Saúde Interprofissionalidade da UFCSPA.

Alexsandro Ferreira Guimarães, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduado em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2010). Atualmente é graduando do curso de Física Médica da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Médica.

Héllen Teixeira Vargas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Técnica em eventos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sapucaia do Sul. Atualmente, cursa Farmácia na Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Marilene Porawski, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutora em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Professora Associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Lucila Ludmila Paula Gutierrez, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e em Bioquímica em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Mestre e doutora em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002 e 2007). Professora Adjunta na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Referências

BRASIL, Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Casa Civil, Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 11 ago. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 11 ago. 2020.

BOGGIO, Ricardo Frota. Dynamic Model of Applied Facial Anatomy with Emphasis on Teaching of Botulinum Toxin A. Plast Reconstr Surg Glob Open, Bethesda, v. 5, n. 11, p. 1525. 2017. DOI: 10.1097/GOX.0000000000001525.

CARVALHO, Ana Amélia et al. Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos. Prisma.com, Porto, n. 6, p. 50-74, 2008.

CRESTANI, Keila Cristina et al. O uso de podcast como ferramenta de ensino/aprendizagem no aluno de licenciatura. Caderno PAIC, Curitiba, v. 20, n. 1, 2019.

COOKSON, Natalie E.; AKA, Justine J.; FINN, Gabrielle M. An exploration of anatomists’ views toward the use of body painting in anatomical and medical education: An international study. American Association of Anatomists, v. 11 n. 2, p. 146-154, mar./maio. 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1698.

FREIRE, Eugênio P. A. Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, Marília, v. 18, n. 2, nov. 2017.

FINN, Gabrielle M. Twelve tips for running a successful body painting teaching session. Medical Teacher, v. 32, issue 11, p. 887-90, 2010.

FINN, Gabrielle M. Current perspectives on the role of body painting in medical education. Adv Med Educ Pract., v. 9, p. 701-706. 2018. DOI: https://doi.org/10.2147/AMEP.S142212.

GILL, Claudine Faleiro. Uma experiência de pesquisa sobre Podcast no ensino de Literatura. In: ENCONTRO DE LICENCIATURA E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, 2., 2016. Goiânia. Anais eletrônicos. Goiânia: IF, 2016. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/periodicos/index.php/ciclo/issue/view/6. Acesso em: 10 dec. 2020.

HARRISON. Manual de Medicina. 18. ed. Porto Alegre: Amgh Editora, 2013.

JARIYAPONG, Pitchanee et al. Body painting to promote self-active learning of hand anatomy for preclinical medical students. Medical education online, v. 21 30833, mar. 2016, DOI: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.3402/meo.v21.30833.

LOPES, Natália; GOMES, Anabela. O “Boom” das plataformas digitais nas práticas de ensino: Uma experiência do E@D no ensino superior. Revista Practicum, v. 5, n. 1, p. 106-120. 2020. DOI: https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v5i1.9833.

MCMENAMIN, Paul G. Body painting as a tool in clinical anatomy teaching. Anatomical Sciences Education, v. 1, issue 4, p. 139-144, jul./ago. 2008. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.32.

MUNIZ, Ricardo A. A.; VASCONCELOS, Eliane. Construção e validação de podcast com conteúdo educacional em saúde com participação ativa de acadêmicos de enfermagem. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

NETTER, Frank H. Atlas de Anatomia Humana. 7. ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2014.

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFCSPA – NEAD-UFCSPA. Orientações para o Planejamento de Atividades na Modalidade de Educação a Distância (EAD), abr. 2020. Disponível em: https://tamojunto.ufcspa.edu.br/site/images/demo/apresentacao/orientacoes_ead.pdf. Acesso em: 7 ago. 2020.

SOARES, Rodrigo A.; SILVA, Gláucia A. Regulamentos do EaD no Brasil e o impacto da Portaria nº 343/2020 no Ensino superior. Revista EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 1043, ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE, 2020a. Portaria 8/2020/Reitoria, de 13 de março de 2020. Suspende aulas por 14 dias a partir de segunda (16/03), cancela eventos por 100 dias e cancela reuniões não essenciais. Boletim de Serviço, Porto Alegre, RS, 2020. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/reitoria/1303-portaria-8-2020-reitoria-de-13-de-marco-de-2020. Acesso em: 11 ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE, 2020b. Ordem de serviço 1/2020/Prograd, de 6 de abril de 2020. Porto Alegre, RS, 2020. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/prograd/1176-ordem-de-servico-1-2020-prograd-de-6-de-abril-de-2020?highlight=WyJhdGl2aWRhZGVzIiwiJ2F0aXZpZGFkZXMiLCJzdXNwZW5zYXMiXQ==. Acesso em: 11 ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE, 2020c. Portaria 29/2020/Reitoria, de 3 de julho de 2020. Dispõe sobre os procedimentos e rotinas nas atividades acadêmicas e administrativas, visando ao reinício das aulas do calendário acadêmico de 2020 dos cursos de graduação, dos estágios obrigatórios e dos programas de pós-graduação da UFCSPA em caráter de Educação a Distância Emergencial. Porto Alegre, RS, 2020. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/reitoria/905-portaria-29-2020-reitoria-de-3-de-julho-de-2020?highlight=WyJlbnNpbm8iLCJyZW1vdG8iLCJlbnNpbm8gcmVtb3RvIl0=. Acesso em: 7 ago. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE, 2020d. Portaria conjunta 1/2020/Prograd/Proplan, de 14 de julho de 2020. Dispõe sobre as diretrizes para uso da modalidade de educação a distância durante o período de combate à pandemia, considerando a declaração pela Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020, bem como a Resolução Conjunta CONSUN-CONSEPE nº 17/2020/CONSUN, de 2 de julho de 2020, visando ao reinício das aulas do calendário acadêmico de 2020 dos cursos de graduação, dos estágios obrigatórios e dos programas de pós-graduação da UFCSPA em caráter de Educação a Distância Emergencial. Porto Alegre, RS, 2020. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/prograd/1039-portaria-conjunta-01-2020-prograd-proplan-de-14-de-julho-de-2020. Acesso em: 11 ago. 2020.

Recursos educacionais digitais em Anatomia e Fisiologia Humanas em tempos de pandemia

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

LANGA, G. M. .; GUIMARÃES, A. F.; VARGAS, H. T.; PORAWSKI, M.; GUTIERREZ, L. L. P. Recursos educacionais digitais em Anatomia e Fisiologia Humanas em tempos de pandemia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–22, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24736. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24736. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

Seção especial: docência no ensino superior em tempos de pandemia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)