Recursos educacionais digitais em Anatomia e Fisiologia Humanas em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24736Palavras-chave:
Ensino a Distância Emergencial, Ensino superior de Fisiologia, Podcast, Pintura corporalResumo
A partir da necessidade do Ensino a Distância Emergencial em função da pandemia da COVID-19, buscaram-se alternativas de ferramentas que auxiliassem no processo de aprendizagem. Logo, o objetivo deste estudo foi relatar a experiência da construção de recursos digitais para as disciplinas de Fisiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Foram produzidos materiais em áudio em formato de podcast (chamado PIDcast de Fisiologia em alusão ao Projeto de Iniciação à Docência – PID) e material visual em formato de fotos e vídeos a partir da técnica de pintura corporal, que foram disponibilizados no site de Fisiologia. A participação dos monitores e dos alunos do PID foi essencial para o desenvolvimento e a diversificação dos materiais utilizados como recursos educacionais. Além disso, esse material pode ser adaptado a diferentes situações de aprendizagem de acordo com a realidade das disciplinas e as instituições de ensino.
Downloads
Referências
BRASIL, Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Casa Civil, Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 11 ago. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 11 ago. 2020.
BOGGIO, Ricardo Frota. Dynamic Model of Applied Facial Anatomy with Emphasis on Teaching of Botulinum Toxin A. Plast Reconstr Surg Glob Open, Bethesda, v. 5, n. 11, p. 1525. 2017. DOI: 10.1097/GOX.0000000000001525.
CARVALHO, Ana Amélia et al. Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos. Prisma.com, Porto, n. 6, p. 50-74, 2008.
CRESTANI, Keila Cristina et al. O uso de podcast como ferramenta de ensino/aprendizagem no aluno de licenciatura. Caderno PAIC, Curitiba, v. 20, n. 1, 2019.
COOKSON, Natalie E.; AKA, Justine J.; FINN, Gabrielle M. An exploration of anatomists’ views toward the use of body painting in anatomical and medical education: An international study. American Association of Anatomists, v. 11 n. 2, p. 146-154, mar./maio. 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1698.
FREIRE, Eugênio P. A. Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, Marília, v. 18, n. 2, nov. 2017.
FINN, Gabrielle M. Twelve tips for running a successful body painting teaching session. Medical Teacher, v. 32, issue 11, p. 887-90, 2010.
FINN, Gabrielle M. Current perspectives on the role of body painting in medical education. Adv Med Educ Pract., v. 9, p. 701-706. 2018. DOI: https://doi.org/10.2147/AMEP.S142212.
GILL, Claudine Faleiro. Uma experiência de pesquisa sobre Podcast no ensino de Literatura. In: ENCONTRO DE LICENCIATURA E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, 2., 2016. Goiânia. Anais eletrônicos. Goiânia: IF, 2016. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/periodicos/index.php/ciclo/issue/view/6. Acesso em: 10 dec. 2020.
HARRISON. Manual de Medicina. 18. ed. Porto Alegre: Amgh Editora, 2013.
JARIYAPONG, Pitchanee et al. Body painting to promote self-active learning of hand anatomy for preclinical medical students. Medical education online, v. 21 30833, mar. 2016, DOI: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.3402/meo.v21.30833.
LOPES, Natália; GOMES, Anabela. O “Boom” das plataformas digitais nas práticas de ensino: Uma experiência do E@D no ensino superior. Revista Practicum, v. 5, n. 1, p. 106-120. 2020. DOI: https://doi.org/10.24310/RevPracticumrep.v5i1.9833.
MCMENAMIN, Paul G. Body painting as a tool in clinical anatomy teaching. Anatomical Sciences Education, v. 1, issue 4, p. 139-144, jul./ago. 2008. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.32.
MUNIZ, Ricardo A. A.; VASCONCELOS, Eliane. Construção e validação de podcast com conteúdo educacional em saúde com participação ativa de acadêmicos de enfermagem. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
NETTER, Frank H. Atlas de Anatomia Humana. 7. ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2014.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFCSPA – NEAD-UFCSPA. Orientações para o Planejamento de Atividades na Modalidade de Educação a Distância (EAD), abr. 2020. Disponível em: https://tamojunto.ufcspa.edu.br/site/images/demo/apresentacao/orientacoes_ead.pdf. Acesso em: 7 ago. 2020.
SOARES, Rodrigo A.; SILVA, Gláucia A. Regulamentos do EaD no Brasil e o impacto da Portaria nº 343/2020 no Ensino superior. Revista EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 1043, ago. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE, 2020a. Portaria 8/2020/Reitoria, de 13 de março de 2020. Suspende aulas por 14 dias a partir de segunda (16/03), cancela eventos por 100 dias e cancela reuniões não essenciais. Boletim de Serviço, Porto Alegre, RS, 2020. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/reitoria/1303-portaria-8-2020-reitoria-de-13-de-marco-de-2020. Acesso em: 11 ago. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE, 2020b. Ordem de serviço 1/2020/Prograd, de 6 de abril de 2020. Porto Alegre, RS, 2020. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/prograd/1176-ordem-de-servico-1-2020-prograd-de-6-de-abril-de-2020?highlight=WyJhdGl2aWRhZGVzIiwiJ2F0aXZpZGFkZXMiLCJzdXNwZW5zYXMiXQ==. Acesso em: 11 ago. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE, 2020c. Portaria 29/2020/Reitoria, de 3 de julho de 2020. Dispõe sobre os procedimentos e rotinas nas atividades acadêmicas e administrativas, visando ao reinício das aulas do calendário acadêmico de 2020 dos cursos de graduação, dos estágios obrigatórios e dos programas de pós-graduação da UFCSPA em caráter de Educação a Distância Emergencial. Porto Alegre, RS, 2020. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/reitoria/905-portaria-29-2020-reitoria-de-3-de-julho-de-2020?highlight=WyJlbnNpbm8iLCJyZW1vdG8iLCJlbnNpbm8gcmVtb3RvIl0=. Acesso em: 7 ago. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE, 2020d. Portaria conjunta 1/2020/Prograd/Proplan, de 14 de julho de 2020. Dispõe sobre as diretrizes para uso da modalidade de educação a distância durante o período de combate à pandemia, considerando a declaração pela Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020, bem como a Resolução Conjunta CONSUN-CONSEPE nº 17/2020/CONSUN, de 2 de julho de 2020, visando ao reinício das aulas do calendário acadêmico de 2020 dos cursos de graduação, dos estágios obrigatórios e dos programas de pós-graduação da UFCSPA em caráter de Educação a Distância Emergencial. Porto Alegre, RS, 2020. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/sobre-a-ufcspa/normas/prograd/1039-portaria-conjunta-01-2020-prograd-proplan-de-14-de-julho-de-2020. Acesso em: 11 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Guilherme Matheus Langa, Alexsandro Ferreira Guimarães, Héllen Teixeira Vargas, Marilene Porawski, Lucila Ludmila Paula Gutierrez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).