Potencialidades do microensino reflexivo na formação Inicial de professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.34412Palavras-chave:
Licenciatura, Oportunidades de aprendizagem, Prática reflexivaResumo
O microensino é um procedimento para a formação de professores que promove uma simulação da prática de ensino em situação de aprendizagem. Nos cursos de licenciatura, normalmente caracteriza-se pela filmagem de uma aula ministrada por um licenciando para seus respectivos colegas e professor formador, com a posterior análise da filmagem pelos participantes. Considerando o microensino como um meio de praticar o ensino com vistas a uma formação inicial baseada na epistemologia da prática, estabelecemos para este estudo os seguintes objetivos: I) Examinar as potencialidades de uma experiência de microensino reflexivo para a formação inicial de professores de Química; e II) Identificar oportunidades de aprendizagem promovidas a partir dessa experiência de microensino reflexivo. Os procedimentos analíticos foram realizados conforme a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e a coleta de dados ocorreu por meio de um questionário reflexivo. Os resultados indicam a promoção de diferentes oportunidades de aprendizagem, como: comparação; compreensão; crítica; identificação; observação; organização; percepção; proposição; reconhecimento; e reflexão de diferentes aspectos da prática docente.
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