Relatos de pós-graduandos em Ensino de Ciências e Educação Matemática a respeito de aspectos da formação em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24732Palavras-chave:
Pós-graduação, Ensino de Ciências, Pandemia, Ensino remotoResumo
O objetivo deste estudo residiu em investigar as percepções de pós-graduandos em Ensino de Ciências e Educação Matemática a respeito de aspectos da sua formação, no atual cenário pandêmico. Foram entrevistados 15 pós-graduandos de um programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática de uma universidade pública do Sul do Brasil. As entrevistas foram transcritas e submetidas aos procedimentos da Análise Textual Discursiva, estabelecendo-se três categorias: 1) Possibilidades da vida acadêmica durante a pandemia, 2) Limitações da vida acadêmica durante a pandemia e 3) Expectativas da vida acadêmica após a pandemia. Destas, ainda emergiram subcategorias que permitiram interpretar as percepções dos pós-graduandos em relação a diferentes aspectos. Os resultados encontrados indicaram que, por mais que os acadêmicos evidenciem grandes limitações neste momento, estes conseguiram reinventar suas rotinas para dar continuidade às suas atividades acadêmicas, considerando o sistema remoto como uma possibilidade para o prosseguimento da sua formação como pós-graduandos.
Downloads
Referências
BARBOSA, André Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020. DOI: https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p255.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 11 jul. 2020.
BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; TEIXEIRA, Pedro Pinheiro; FERNANDES, Karine de Oliveira Bloomfield; BERTAGNA, Maína; VALENÇAS, Cristiana Rosa; SOUZA, Lucia Helena Pralon de. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 153-171, 2020. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.337.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ENSINO.pdf. Acesso em: 15 ago. 2020.
LAMPERT BATISTA, Natália. Tópicos Especiais em Geografia B: Docência Geográfica em Tempos de Pandemia. Metodologias e Aprendizado, v. 3, p. 167-175, 2020. DOI: https://doi.org/10.21166/metapre.v3i0.1352.
LANA, Raquel Martins; COELHO, Flávio Codeço; GOMES, Marcelo Ferreira da Costa; CRUZ, Oswaldo Gonçalves; BASTOS, Leonardo Soares; VILLELA, Daniel Antunes Maciel; CODEÇO, Cláudia Torres. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Caderno de saúde pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 3, p. 1-5, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00019620.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011. 224p.
NOBRE, Lorena Neves; FREITAS, Rodrigo Randow. A evolução da pós-graduação no Brasil: histórico, políticas e avaliação. Brazilian Journal of Production Engineering, São Mateus, v. 3, n. 2, p. 18-30, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/v3n2_3. DOI: https://doi.org/10.0001/v3n2_3.
OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro; LISBÔA, Eliene Soares dos Santos; SANTIAGO, Nilza Bernardes. Pandemia do coronavírus e seus impactos na área educacional. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 17-21, 2020.
REGUEIRO, Eloisa Maria Gatti; VASCONCELOS, Elaine Cristine Lemes Mateus de; GONÇALVES, Adriana da Costa; FIGUEIREDO, Marisa Maia Leonardi; VASCONCELOS, Everaldo Encide de; BELLUZZO, Simone de Souza. Ensino mediado por tecnologias no curso de Fisioterapia do Centro Universitário Barão de Mauá durante o período de pandemia da COVID-19. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 107-119, 2020.
RODRIGUES, Bráulio Brandão; CARDOSO, Rhaissa Rosa de Jesus; PERES, Caio Henrique Rezio; MARQUES, Fábio Ferreira. Aprendendo com o Imprevisível: Saúde mental dos universitários e Educação Médica na pandemia de Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, Goiás, v. 44, supl. 1, p. 1-5, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404.
VIEIRA, Kelmara Mendes; POSTIGLIONI, Gabrielle Fagundes; DONADUZZI, Géderson; PORTO, Caroline dos Santos; KLEIN, Leander Luiz. Vida de estudante durante a pandemia: isolamento social, ensino remoto e satisfação com a vida. EaD em foco, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p 1-15, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1147.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease 2019 (COVID-19) pandemic. WHO, 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em: 15 ago. 2020.
![Relatos de pós-graduandos em Ensino de Ciências e Educação Matemática a respeito de aspectos da formação em tempos de pandemia](https://periodicos.ufmg.br/public/journals/5/submission_24732_22281_coverImage_pt_BR.png)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Fernanda Garcia de Almeida, Viviane Arrigo, Fabiele Cristiane Dias Broietti
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).