Conhecimentos profissionais docentes manifestados em contextos de Educação Científica Fundamentada em Modelagem
estudo de caso da prática de uma professora formadora da área de educação química
Palavras-chave:
Educação Científica Fundamentada em Modelagem, conhecimentos profissionais docentes, educação em ciênciasResumo
Nas últimas décadas, pesquisas e documentos educacionais têm defendido que a inserção e a integração de práticas científicas e epistêmicas em salas de aula de Ciências podem favorecer a formação de cidadãos alfabetizados cientificamente. Nesse sentido, uma das abordagens de ensino que tem sido alvo de investigação é a Educação Científica Fundamentada em Modelagem, na qual estudantes são envolvidos em atividades de modelagem enquanto aprendem ciência, sobre ciência e a fazer ciência. Para tanto, é necessário que o professor desempenhe um papel fundamental no processo de ensino. No entanto, tivemos acesso a poucas pesquisas que buscam caracterizar os conhecimentos profissionais docentes de professores de Ciências relacionados a essa perspectiva em contextos regulares de ensino, sendo que os estudos existentes apresentam uma visão mais generalista. Em virtude disso, este estudo tem por objetivos: (i) identificar, caracterizar e analisar os conhecimentos profissionais docentes, manifestados nas trajetórias escolares, acadêmicas e profissionais de uma professora formadora da área de Educação Química em contextos específicos de Educação Científica Fundamentada em Modelagem delimitados por contextos envolvendo espaços e tempos amplos (várias situações contextuais de ensino e aprendizagem vivenciadas há mais de duas décadas); (ii) caracterizar um possível desenvolvimento de tais conhecimentos nos contextos de suas trajetórias; (iii) identificar, caracterizar e analisar os conhecimentos profissionais docentes manifestados na prática docente dessa professora em um curso para a promoção da Educação Científica Fundamentada em Modelagem. Para tanto, analisamos dados adquiridos a partir de: (i) gravação de uma entrevista inicial geral sobre os percursos escolares, acadêmicos e profissionais da professora, delimitados por contextos envolvendo espaços e tempos amplos; (ii) gravações de seis encontros nos quais uma sequência de atividades foi aplicada para futuros professores de Química de uma universidade pública federal, triangulados com entrevistas pré e pós-encontros com a professora; (iii) notas de campo originadas de observação dos encontros; e (iv) artefatos fornecidos pela professora. O Diagrama Modelo de Modelagem v2 foi usado como ferramenta orientadora da pesquisa e o Modelo Consensual Refinado de Conhecimentos Pedagógicos de Conteúdo foi utilizado como ferramenta analítica. Os resultados da análise evidenciam principalmente que (i) havia momentos em que a professora adquiria, mobilizava, ampliava e desenvolvia conhecimentos profissionais docentes de maneiras bastante diversificadas e influenciadas por diversos fatores, tais como crenças, filtros e amplificadores; e (ii) a professora mobilizou conhecimentos profissionais docentes em agrupamentos diversificados dependendo, por exemplo, de fatores contextuais específicos, filtros, amplificadores, influência dos licenciandos, contextos de ensino e aprendizagem, contextos de modelagem etc. Relacionamentos idiossincráticos entre a manifestação de conhecimentos profissionais docentes e filtros e amplificadores, assim como o próprio desenvolvimento desses conhecimentos foram observados e discutidos, subsidiando a proposição de novos conhecimentos na área. A partir das conclusões, apresentamos implicações deste estudo para a pesquisa em Educação em Ciências, analisamos criticamente os modelos orientadores e analíticos que utilizamos e apontamos contribuições tanto para a área de educação em ciências quanto para o campo específico de Conhecimentos Profissionais Docentes.
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Referências
OLIVEIRA, Leandro. Conhecimentos profissionais docentes manifestados em contextos de educação científica fundamentada em modelagem: estudo de caso da prática de uma professora formadora da área de educação química. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.
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