Uso do Storytelling no ensino de Política Nacional de Humanização no curso de Medicina
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.44475Palavras-chave:
educação superior, estudantes de Medicina, humanização em saúde, Storytelling, metodologia ativaResumo
O uso da metodologia do Storytelling contribui para a formação profissional ao estimular a empatia e ao ampliar o olhar dos estudantes por meio de narrativas diversas. O objetivo deste artigo é o de relatar a experiência do uso do Storytelling como estratégia de ensino sobre a Política Nacional de Humanização no curso de Medicina. O método foi aplicado durante uma aula da disciplina de Interação Comunitária, com a turma dividida em pequenos grupos, visando a abordagem da Política Nacional de Humanização em Saúde. A partir das histórias compartilhadas descreve-se a participação ativa e o maior interesse dos acadêmicos com o conteúdo proposto; os mecanismos desse recurso que permitem a maior apreensão do conteúdo; bem como o êxito no emprego do método ativo pelas docentes, para a construção de conhecimento sobre Humanização em Saúde. Conclui-se que o Storytelling se mostrou capaz de sensibilizar os estudantes e ampliar a sua capacidade de envolvimento e apropriação das temáticas de ensino propostas.
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