Uso do Storytelling no ensino de Política Nacional de Humanização no curso de Medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.44475

Palavras-chave:

educação superior, estudantes de Medicina, humanização em saúde, Storytelling, metodologia ativa

Resumo

O uso da metodologia do Storytelling contribui para a formação profissional ao estimular a empatia e ao ampliar o olhar dos estudantes por meio de narrativas diversas. O objetivo deste artigo é o de relatar a experiência do uso do Storytelling como estratégia de ensino sobre a Política Nacional de Humanização no curso de Medicina. O método foi aplicado durante uma aula da disciplina de Interação Comunitária, com a turma dividida em pequenos grupos, visando a abordagem da Política Nacional de Humanização em Saúde. A partir das histórias compartilhadas descreve-se a participação ativa e o maior interesse dos acadêmicos com o conteúdo proposto; os mecanismos desse recurso que permitem a maior apreensão do conteúdo; bem como o êxito no emprego do método ativo pelas docentes, para a construção de conhecimento sobre Humanização em Saúde. Conclui-se que o Storytelling se mostrou capaz de sensibilizar os estudantes e ampliar a sua capacidade de envolvimento e apropriação das temáticas de ensino propostas.

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Biografia do Autor

Alessandra Cunha dos Santos, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil.

Acadêmica de Medicina na Universidade Regional de Blumenau. Membro da Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência (LAMURGEM).

Daniela Maysa de Souza, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil.

Docente na Universidade Regional de Blumenau. Departamento de Medicina. Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Principais temas de investigação: formação docente e metodologias ativas.

Luana Gabriele Nilson, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil.

Docente na Universidade Regional de Blumenau. Departamento de Medicina e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Principais temas de investigação: Atenção Primária à Saúde, Telessaúde, Avaliação em Saúde.

Luísa Barbieri Kreibich, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil.

Acadêmica de Medicina na Universidade Regional de Blumenau. Membro da diretoria da Liga Acadêmica de Dermatologia da FURB (LACIDERM).

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Publicado

29-11-2023

Como Citar

SANTOS, A. C. dos; SOUZA, D. M. de; NILSON, L. G.; KREIBICH, L. B. Uso do Storytelling no ensino de Política Nacional de Humanização no curso de Medicina. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–19, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.44475. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/44475. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos