Aprendizagem Baseada em Fenômenos no ensino de Medicina
como atender os pacientes cegos?
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.52355Palavras-chave:
aprendizagem baseada em fenômenos, ensino de medicina, pacientes cegos, inclusão no atendimento médico, metodologias ativas de ensinoResumo
Na Aprendizagem Baseada em Fenômenos, o ponto de partida para o aprendizado considera o contexto holístico em que os fenômenos do mundo real acontecem. Este estudo objetiva relatar a experiência do uso dessa metodologia aplicada em uma vivência com pessoas cegas, realizada por estudantes do curso de Medicina da Universidade Regional de Blumenau, no contexto da disciplina Interação Comunitária (da primeira à quarta fase). Foram desenvolvidas quatro atividades de educação em saúde: criação de folders, encenação teatral, rodas de conversa e atividades de sensibilização, como a locomoção com vendas a fim de reproduzir a vivência. A vivência também resultou no estabelecimento de parcerias institucionais. A análise temática dos insights proporcionados por essas experiências gerou cinco categorias: percepção espacial; responsabilidade social; parcerias institucionais; sentimentos e valores; e produção científica. Concluiu-se que a Aprendizagem Baseada em Fenômenos, ao promover uma abordagem holística e contextualizada do aprendizado, instiga os estudantes a se envolverem de maneira mais profunda com o fenômeno em estudo, além de ser uma ferramenta eficaz para a mudança de atitude e fortalecimento de competências sociais. A aplicação dessa metodologia revelou-se desafiadora e complexa, exigindo engajamento contínuo e capacitação docente.
Downloads
Referências
ANG, Jayden Wei Jie; HUANG, Lilian Qiau He; NG, Yin Ni Annie. Instagram as a Tool in Phenomenon-Based Learning: An Educational Design Research. Pupil: International Journal of Teaching, Education and Learning, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 322-341, 2022. DOI: https://doi.org/10.20319/pijtel.2022.61.322341. Disponível em: https://grdspublishing.org/index.php/PUPIL/article/view/2005. Acesso em: 01 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.20319/pijtel.2022.61.322341
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Esta Resolução dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Brasília, DF: Diário Oficial da união, 24 de maio de 2016. Disponível em: https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/resolucoes/2016/resolucao-no-510.pdf/view. Acesso em: 03 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Med.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. 10/07 – Dia da Saúde Ocular. s.d. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/10-7-dia-da-saude-ocular-4/#:~:text=As%20principais%20causas%20de%20cegueira,da%20prematuridade%20e%20glaucoma%20cong%C3%AAnito. Acesso em: 03 jul. 2023.
CBO. Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Entenda as causas da cegueira e da baixa visão no Brasil. A relação entre diabetes e saúde ocular. Veja Bem: CBO em Revista, n. 21, ano 7, 2019. Disponível em: https://www.cbo.com.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_21.pdf. Acesso em: 30 jun. 2023.
CORRÊA, Zélia Maria da Silva; EAGLE JÚNIOR, Ralph. Aspectos patológicos da retinopatia diabética. Arq Bras Oftalmol., v. 68, n. 3, p. 410-414, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abo/a/hY4vzybqpXcTRWpK63FCVTC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-27492005000300028
COSTA, Luiza Santos Moreira da; KOIFMAN, Lilian. O ensino sobre deficiência a estudantes de Medicina: o que existe no mundo? Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 40, n. 1, p. 53-58, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01302014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/CLNStJbWBn6dv9Kh6hzRbnJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01302014
COLARES, Karla Taísa Pereira; OLIVEIRA, Wellington de. Uso de metodologias ativas sob a ótica de estudantes de graduação em Enfermagem. Revista SUSTINERE, [S. I.], v. 8, n. 2, p. 374-394, jul./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.45088. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/45088. Acesso em: 25 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2020.45088
DOURADO, Jurema da Silva; COSTA, Luize Dantas de Carvalho. Perda da Visão e Enfrentamento: um estudo sobre os aspectos psicológicos da deficiência visual adquirida. 2006. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia), Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências, Salvador, 2006. Disponível em: http://newpsi.bvs-psi.org.br/tcc/232.pdf. Acesso em: 01 jul. 2023.
DREW, Chris. What is Finland 's Phenomenon-based Learning approach?. Teacher Magazine. 2020. Disponível em: https://www.teachermagazine.com/au_en/articles/what-is-finlands-phenomenon-based-learning-approach. Acesso em: 01 jul. 2023.
FERREIRA, Juliene Madureira. Play-based and phenomenon-based approaches in the Finnish Early Childhood Education and Care. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 23, n. 3, p. 1278-1306, jul./set. 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.58448. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/58448. Acesso em: 01 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.58448
FRANCIS, Charles; BRELAND, Tor Arvid; ØSTERGAARD, Edvin; LIEBLEIN, Geir; MORSE, Suzanne. Phenomenon-based learning in agroecology: a prerequisite for transdisciplinarity and responsible action. Agroecology and Sustainable Food Systems, v. 37, n. 1, p. 60-75, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/10440046.2012.717905. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/10440046.2012.717905?needAccess=true&role=button. Acesso em: 01 jul. 2023.
FREITAS JÚNIOR, Reginaldo Antônio de Oliveira; FREITAS, Rafael Antônio Santana de Oliveira; CARVALHO, Marcelo Pacheco; MARANHÃO, Samantha Santos de Albuquerque; LISBOA, Lilian Lira; AZEVEDO, George Dantas de. Inclusão do cuidado com a saúde das pessoas com deficiência nos currículos de Medicina do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 3, e156, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20210072. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/6rRtxhWtdvW7hpbps3pk4cG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20210072
FURB. Universidade Regional de Blumenau. Centro de Ciências da Saúde. Projeto Pedagógico do Curso de Medicina. 2022. Disponível em: https://www.furb.br/web/upl/graduacao/projeto_pedagogico/202207291608100.2018%20PPC%20MEDICINA-atualizacao%202022%20.pdf. Acesso em 28 jun. 2023.
GOMES, Andréia Patrícia; REGO, Sergio. Transformação da educação médica: é possível formar um novo médico a partir de mudanças no método de ensino-aprendizagem? Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 35, n. 4, p. 557-66, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000400016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/vY3BY5VrN3KYxk5QmyPTWNg/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022011000400016
GRUSCHE, Sascha. Phenomenon-based learning and model-based teaching: Do they match? In: Journal of Physics: Conference Series. IOP Publishing, San Sebastian, p. 012066, 2019. DOI: 10.1088/1742-6596/1287/1/012066. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/1287/1/012066/pdf. Acesso em: 01 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1088/1742-6596/1287/1/012066
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNS 2019: país tem 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. 2021. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/31445-pns-2019-pais-tem-17-3-milhoes-de-pessoas-com-algum-tipo-de-deficiencia#:~:text=Segundo%20a%20PNS%202019%2C%203,4%2C0%25%20das%20mulheres. Acesso em: 30 jun. 2023.
IRALA, Valesca Brasil; RIBEIRO, Everton Silveira. Uso de rubricas para análise do engajamento discente: experiência com problem-based learning no formato post-holing. Revista Docência Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1-17, 2023. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.39841. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/39841. Acesso em: 28 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.39841
KANGAS, Marjaana; RASI, Päivi. Phenomenon-Based learning of multiliteracy in a Finnish upper secondary school. Media Practice and Education, [S. I.], v. 22, n. 4, p. 342-359, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/25741136.2021.1977769. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/25741136.2021.1977769?needAccess=true&role=button. Acesso em: 01 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/25741136.2021.1977769
MELLO, Anhi Guedes; FERNANDES, Felipe Bruno Martins; GROSSI, Miriam P. Entre pesquisar e militar: engajamento político e construção da teoria feminista no Brasil. Revista Ártemis, v. 15, n. 1, p. 10-29, jan./jul. 2013. Disponível em: https://nigs.paginas.ufsc.br/files/2012/01/Entre-Pesquisar-e-Militar_Mello-Fernandes-Grossi.pdf. Acesso em: 29 ago. 2023.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.
NGUYEN, Hung Phi. Phenomenon-based Learning in Finnish and. Vietnamese Upper Secondary School Curriculum for English as a Foreign. Master’s Thesis in Education. 2018. Disponível em: https://jyx.jyu.fi/bitstream/handle/123456789/58161/URN%3aNBN%3afi%3ajyu-201805282831.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 01 jul. 2023.
NRICH EDUCATIONAL CONSULTING. Phenomenon Based Learning Rubric. 2021. Disponível em: https://www.nrichconsulting.com/download/phenomenon-based-learning-rubric/. Acesso em: 28 jul. 2023.
OLIVEIRA, Stefan Vilges de. Metodologia ativa de ensino em bioestatística: uma experiência com a abordagem baseada na problematização. Revista Brasileira de Educação e Saúde, [S.I.], v. 9, n. 2, p. 34-40, 2019. DOI: https://doi.org/10.18378/rebes.v9i2.6405. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/6405. Acesso em: 08 jul. 2023.
OPETUSHALLITUS. National Core Curriculum for Early Childhood Education and Care. Helsinki: Suomen Yliopistopaino Oy, 2018. Disponível em: https://www.oph.fi/en/statistics-and-publications/publications/national-core-curriculum-early-childhood-education-and. Acesso em: 16 jul. 2023.
PRATIWI, Bella; COPRIADY, Jimmi; ANWAR, Lenny. Implementation of phenomenon-based learning e-module to improve critical thinking skills in thermochemistry material. Jurnal Pendidikan Sains Indonesia, Pekanbaru, v. 9, n. 4, p. 579-589, 2021. DOI: 10.24815/jpsi.v9i4.21114. Disponível em: https://jurnal.usk.ac.id/JPSI/article/download/21114/14740. Acesso em: 01 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.24815/jpsi.v9i4.21114
REIS, Dalton Solano. Demanda da Medicina [mensagem pessoal]. 2023. Mensagem recebida por: dalton@furb.br. 28 ago. 2023.
RIBEIRO, Juliana Terra; ALBUQUERQUE, Natália Mariana Diógenes Silva de; RESENDE, Tania Inessa Martins de. Potencialidades e desafios da metodologia ativa na perspectiva dos graduandos de Medicina. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-19, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19233. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/19233. Acesso em: 27 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.19233
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Diretrizes – Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020. Editora Científica Clannad, 2019. Disponível em: https://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Diretrizes-Sociedade-Brasileira-de-Diabetes-2019-2020.pdf. Acesso em: 26 jul. 2023.
SES. Secretária de Estado de Saúde do Distrito Federal. Coordenação de Atenção Primária à Saúde. Guia de Territorialização e Diagnóstico de Área da Atenção Primária à Saúde/Df. [S. l.: s. n.]. 2019. Disponível em: https://www.saude.df.gov.br/manuais. Acesso em: 01 jul. 2023.
SILANDER, Pasi. Phenomenon Based Learning. Phenomenal Education. Finlândia, 2019. Disponível em: http://www.phenomenaleducation.info/phenomenon-based-learning.html. Acesso em: 01 jul. 2023.
SUCUPIRA, Ana Cecília. A importância do ensino da relação médico-paciente e das habilidades de comunicação na formação do profissional de saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 11, p. 624-627, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/icse/2007.v11n23/624-627/pt. Acesso em: 27 jun. 2023 DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832007000300016
VALANNE, Eija; AL DHAHERI, Rafeea; KYLMALAHTI, Riina; RANGELL-SANDHOLM, Heidi. Phenomenon based learning implemented in Abu Dhabi school model. International Journal of Humanities and Social Sciences, [S. I.], v. 9, n. 3, p. 1-17, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/343471921_Phenomenon_Based_Learning_Implemented_in_Abu_Dhabi_School_Model. Acesso em: 01 jul. 2023.
WAKIL, Karzan; RAHMAN, Rupak; HASAN, Dana; MAHMOOD, Pakhshan; JALAL, Trifa. Phenomenon-based learning for teaching ICT subject through other subjects in primary schools. Journal of Computer and Education Research, [S. I.], v. 7, n. 13, p. 205-212, 2019. DOI: 10.18009/jcer.553507. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/download/article-file/694593. Acesso em: 01 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.18009/jcer.553507
WHO. World Health Organization. Global report on health equity for persons with disabilities. 2022. Disponível em: https://www.who.int/teams/noncommunicable-diseases/sensory-functions-disability-and-rehabilitation/global-report-on-health-equity-for-persons-with-disabilities. Acesso em: 25 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniela Maysa de Souza, Izabelly Carvalho Silvestrini, João Gustavo Pessotto Guimarães, Julia da Rocha Favero, Keila Zaniboni Siqueira Batista, Luciana Correa Flor

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

























