Acerca da docência

o que dizem os estudantes de Didática na licenciatura da FAE-UFMG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.46317

Palavras-chave:

didática, formação de professores, graduação

Resumo

O texto pretende discutir dados produzidos no âmbito de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida na Faculdade de Educação, que contou com o financiamento da agência de fomento Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Assentam-se em entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com nove estudantes de diferentes áreas de formação, matriculados na disciplina de Didática em uma instituição pública de ensino. Pretendeu-se uma aproximação das concepções dos estudantes, verificando em que medida relacionam as teorias e os conceitos trazidos na disciplina em seus depoimentos. As aulas de Didática pretendem potencializar o debate acerca do ensino e suas concepções. Considera-se no artigo a importância da formação profissional desenvolvida nas licenciaturas e o foco na formação docente. Entretanto, como resultado, verifica-se a prevalência de concepções tradicionais de ensino e constata-se que as vivências anteriores influenciam de modo direto a escolha pela docência e as representações que os licenciandos carregam sobre ela, se sobrepondo ao conteúdo que foi discutido na disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Lucia Eiterer, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduada em Filosofia pela FFLCH-USP. Mestre e doutora em Educação pela Fe-USP. Professora Titular da FaE – UFMG. Professora de Didática do DMTE-FaE-UFMG, pesquisadora do Didaktiké e professora da Linha de Pesquisa em Didática do Promestre. Coordenadora do projeto de pesquisa Saberes sobre o ensino e a construção do conhecimento didático nas salas de aula de didática.

Débora Santos Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Graduanda do 8º período em Letras (Licenciatura simples Português) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (BDCTI-Fapemig) do projeto de pesquisa Saberes sobre o ensino e a construção do conhecimento didático nas salas de aula de didática, 2022-2025.

Referências

ALVES, Nilda; LIBÂNEO, José Carlos. Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

AMBROSETTI, Neusa Banhara; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 226, p. 592-608, set./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.90i226.475

ANDRÉ, Marli. Tendências da pesquisa e do conhecimento didático no início dos anos 2000. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 15., 2008. Anais [...] Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 487-499.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

EITERER, Carmem L.; CRUZ, Giseli B. Profissionalidade, saberes e identidade profissional docente. In: SARAIVA, Ana Maria; STARLING, Cláudia; ROCHA, Gladys. Didática e docência: debates e pesquisas. São Carlos: De Castro, 2022. p. 33-44.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. Revisão técnica de Sônia Elisa Caregnato. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HOUAISS, Antônio. Dicionário houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

IMBERNÓN, Francisco. Ser docente en una sociedad compleja: la difícil tarea de enseñar. Barcelona: Graó, 2017.

MORGENSTERN, Sara. Professor/Docente. In: OLIVEIRA, Dalila A.; DUARTE, Adriana M.C.; VIEIRA, Lívia M. F. (org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.

OLIVEIRA, Dalila A. Trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila A.; DUARTE, Adriana M. C.; VIEIRA, Lívia M. F. (org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2010. CDROM.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 94-181, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008

ROMERO, Jesús et al. La formación del profesorado y la construcción social de la docencia. In: ROMERO, Jesús; GÓMEZ, Alberto L. (ed.). La formación del profesorado a la luz de una «profesionalidad democrática». Cantabria: Consejería de educación de Cantabria, 2007. p. 9-78.

SILVA, Maria Vieira. Função docente. In: OLIVEIRA, Dalila A.; DUARTE, Adriana M. C.; VIEIRA, Lívia M. F. (org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2010. CDROM.

Publicado

30-12-2023

Como Citar

EITERER, C. L.; PEREIRA, D. S. Acerca da docência: o que dizem os estudantes de Didática na licenciatura da FAE-UFMG. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–19, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.46317. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/46317. Acesso em: 27 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos