Acerca da docência
o que dizem os estudantes de Didática na licenciatura da FAE-UFMG
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.46317Palavras-chave:
didática, formação de professores, graduaçãoResumo
O texto pretende discutir dados produzidos no âmbito de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida na Faculdade de Educação, que contou com o financiamento da agência de fomento Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Assentam-se em entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com nove estudantes de diferentes áreas de formação, matriculados na disciplina de Didática em uma instituição pública de ensino. Pretendeu-se uma aproximação das concepções dos estudantes, verificando em que medida relacionam as teorias e os conceitos trazidos na disciplina em seus depoimentos. As aulas de Didática pretendem potencializar o debate acerca do ensino e suas concepções. Considera-se no artigo a importância da formação profissional desenvolvida nas licenciaturas e o foco na formação docente. Entretanto, como resultado, verifica-se a prevalência de concepções tradicionais de ensino e constata-se que as vivências anteriores influenciam de modo direto a escolha pela docência e as representações que os licenciandos carregam sobre ela, se sobrepondo ao conteúdo que foi discutido na disciplina.
Downloads
Referências
ALVES, Nilda; LIBÂNEO, José Carlos. Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
AMBROSETTI, Neusa Banhara; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 226, p. 592-608, set./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.90i226.475
ANDRÉ, Marli. Tendências da pesquisa e do conhecimento didático no início dos anos 2000. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 15., 2008. Anais [...] Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 487-499.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
EITERER, Carmem L.; CRUZ, Giseli B. Profissionalidade, saberes e identidade profissional docente. In: SARAIVA, Ana Maria; STARLING, Cláudia; ROCHA, Gladys. Didática e docência: debates e pesquisas. São Carlos: De Castro, 2022. p. 33-44.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. Revisão técnica de Sônia Elisa Caregnato. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
HOUAISS, Antônio. Dicionário houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
IMBERNÓN, Francisco. Ser docente en una sociedad compleja: la difícil tarea de enseñar. Barcelona: Graó, 2017.
MORGENSTERN, Sara. Professor/Docente. In: OLIVEIRA, Dalila A.; DUARTE, Adriana M.C.; VIEIRA, Lívia M. F. (org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
OLIVEIRA, Dalila A. Trabalho docente. In: OLIVEIRA, Dalila A.; DUARTE, Adriana M. C.; VIEIRA, Lívia M. F. (org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2010. CDROM.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 94-181, jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008
ROMERO, Jesús et al. La formación del profesorado y la construcción social de la docencia. In: ROMERO, Jesús; GÓMEZ, Alberto L. (ed.). La formación del profesorado a la luz de una «profesionalidad democrática». Cantabria: Consejería de educación de Cantabria, 2007. p. 9-78.
SILVA, Maria Vieira. Função docente. In: OLIVEIRA, Dalila A.; DUARTE, Adriana M. C.; VIEIRA, Lívia M. F. (org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2010. CDROM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carmem Lucia Eiterer, Débora Santos Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).