Acerca da docência

o que dizem os estudantes de Didática na licenciatura da FAE-UFMG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.46317

Palavras-chave:

didática, formação de professores, graduação

Resumo

O texto pretende discutir dados produzidos no âmbito de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida na Faculdade de Educação, que contou com o financiamento da agência de fomento Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Assentam-se em entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com nove estudantes de diferentes áreas de formação, matriculados na disciplina de Didática em uma instituição pública de ensino. Pretendeu-se uma aproximação das concepções dos estudantes, verificando em que medida relacionam as teorias e os conceitos trazidos na disciplina em seus depoimentos. As aulas de Didática pretendem potencializar o debate acerca do ensino e suas concepções. Considera-se no artigo a importância da formação profissional desenvolvida nas licenciaturas e o foco na formação docente. Entretanto, como resultado, verifica-se a prevalência de concepções tradicionais de ensino e constata-se que as vivências anteriores influenciam de modo direto a escolha pela docência e as representações que os licenciandos carregam sobre ela, se sobrepondo ao conteúdo que foi discutido na disciplina.

Biografia do Autor

  • Carmem Lucia Eiterer, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduada em Filosofia pela FFLCH-USP. Mestre e doutora em Educação pela Fe-USP. Professora Titular da FaE – UFMG. Professora de Didática do DMTE-FaE-UFMG, pesquisadora do Didaktiké e professora da Linha de Pesquisa em Didática do Promestre. Coordenadora do projeto de pesquisa Saberes sobre o ensino e a construção do conhecimento didático nas salas de aula de didática.

  • Débora Santos Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

    Graduanda do 8º período em Letras (Licenciatura simples Português) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (BDCTI-Fapemig) do projeto de pesquisa Saberes sobre o ensino e a construção do conhecimento didático nas salas de aula de didática, 2022-2025.

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Publicado

30-12-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Acerca da docência: o que dizem os estudantes de Didática na licenciatura da FAE-UFMG. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 13, p. 1–19, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.46317. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/46317. Acesso em: 18 dez. 2024.