The teaching contract in the university class

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.16209

Keywords:

University teaching, Teaching planning, Didactic contract

Abstract

University teaching is discussed through teaching contracts, based on the pedagogical practice developed in the teaching of Didactic at the degree of Licentiate, from the State University of Ponta Grossa in 2019. The objective of this article is to reflect on this pedagogical strategy based on the theoretical understandings and examples adopted in the authors' teaching practice. Thus, it was discussed: would it be possible to unleash, in the university teaching, closer ties with students, considering a more collaborative relationship, with a view to the development of the student autonomy? The theoretical framework contemplates the definition of didactic contract emphasizing the relationship established between teacher and student with a view to learning the contents, because, when opting for didactic contracts, the planning concept moves from an one-sided practice (from teacher to students) to a relational view (teachers and students planning together). The authors consider it essential to adopt a teaching concept that involves students in building their autonomy.

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Author Biographies

Maiza Taques Margraf Althaus, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Licenciou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi professora atuante na Educação Básica na rede pública e particular de ensino. Realizou seu Mestrado em Educação (UEPG). Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, cursou o Doutorado em Educação. Desde 1991 é professora na UEPG (Departamento de Pedagogia), atuando na formação de professores e desenvolvendo pesquisas nesta área. Leciona Didática nos cursos de graduação (Licenciaturas) e disciplinas de formação pedagógica para a Docência Universitária em Programas de Pós-Graduação. É membro da Equipe Gestora do Programa DES “Docência no ensino superior”, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da UEPG. Participa do Projeto de Extensão "A dimensão didática do trabalho docente", na UEPG.

Viviane Aparecida Bagio, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação em Ciências e em Matemática. Licenciada em Pedagogia. Bacharela e licenciada em Matemática. Professora colaboradora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, lotada no Departamento de Pedagogia, área de Didática atuando em cursos de graduação (licenciaturas). Atua na equipe gestora e na formação pedagógica dos projetos voltados para o desenvolvimento da docência universitária do Programa DES (UEPG). Participa do Projeto de Extensão "A dimensão didática do trabalho docente", na UEPG. Atua como professora convidada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas na disciplina de Prática em Docência. Suas temáticas de pesquisa envolvem a docência universitária, a didática e a formação docente.

Denise Puglia Zanon, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente é doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na UEPG. Atuou como professora e pedagoga na Rede Pública Estadual de Ensino, privilegiando no trabalho junto aos estabelecimentos de ensino, os seguintes temas: planejamento docente, formação de professores e avaliação do processo ensino e aprendizagem. A partir do ano de 2007, integra o corpo docente do Departamento de Pedagogia, na UEPG, na área de Didática, nos cursos de graduação. Atua em projeto extensionista intitulado: "A dimensão didática no trabalho docente: as relações entre ensinar, aprender, pesquisar e avaliar” desde o ano de 2012. Na docência no ensino superior desenvolve estudos e pesquisas sobre: didática, prática pedagógica, extensão universitária e formação de professores.

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Published

2020-06-03

How to Cite

ALTHAUS, M. T. M.; BAGIO, V. A.; ZANON, D. P. The teaching contract in the university class. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–13, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.16209. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/16209. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Opinion articles