Ergonomic aspects and social isolation faced by distance graduate teachers during the pandemic

Authors

  • Fátima Aurilane de Aguiar Lima Araripe Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil (UECE/UAB), Fortaleza, CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4245-4102
  • Renata Vieira do Nascimento Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil (UECE/UAB), Fortaleza, CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8309-5815
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil (UECE/UAB), Fortaleza, CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4446-7230
  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil (UECE/UAB), Fortaleza, CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3232-8863

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24713

Keywords:

Ergonomics, Tutor, Teacher trainer, COVID-19

Abstract

Given the difficulties of the home office work generated by the pandemic of COVID-19, especially considering university teachers, the present study aimed to investigate the ergonomic aspects and the impacts of social isolation experienced by tutors and teachers who form students from distance undergraduate courses, at a Ceará university. This is a descriptive qualitative and quantitative research, with the application of an online questionnaire consisting of 37 questions (objective/subjective). 146 individuals participated, of whom 56.2% were women, with a mean age of 41 years. 54.1% reported an accelerated work rate, 37.7% had physical discomfort and 34.9% had emotional discomfort. 83.6% are practicing social isolation, 63.7% had sleep changes, 65.8% have consumed more food, 94.5% have assumed more domestic/family obligations, yet 48.6% have maintained productivity. Finally, it is expected to advise managers on the dynamics of distance learning activities and allow reflection on educational practice in adverse times.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fátima Aurilane de Aguiar Lima Araripe, Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil (UECE/UAB), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020), Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2016), especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento sustentável pela Faculdade Stella Maris (2015) e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2013). É tutora a distância do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UAB/UECE), com experiência em docência presencial e a distância na educação básica e superior, nas áreas de Meio Ambiente, Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ecologia Aplicada, com ênfase em Biologia da Conservação, atuando principalmente na Conservação no Bioma Caatinga.

Renata Vieira do Nascimento , Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil (UECE/UAB), Fortaleza, CE, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestra em Ciências Veterinárias (UECE). Atualmente, é estudante de doutorado do programa de pós-graduação em Ciências Veterinárias (UECE) e tutora a distância do curso de Ciências Biológicas da UAB/UECE. Tem experiência na área de Biotecnologia da Reprodução, com ênfase em Reprodução de Peixe (caracterização seminal, criopreservação seminal e fertilização).

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil (UECE/UAB), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (UFC); mestre em Microbiologia Médica pela UFC e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (Bacharel e Licenciatura) (UECE). Atua como professora assistente nível D da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). Coordena a pesquisa do curso de Ciências Biológicas a distância (UECE/UAB). É coordenadora de área do Curso Pré-Universitário UECEVest – Biologia. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental e Aplicada, bem como desenvolve trabalhos na área de pesquisa em Educação a Distância e Formação de Professores.

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil (UECE/UAB), Fortaleza, CE, Brasil.

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará, mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutoranda em Microbiologia Médica também pela UFC, desde 2018. Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) desde 2000 e coordenadora do curso de Ciências Biológicas a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UECE), desde 2009. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Unifametro. Leciona as disciplinas de Microbiologia, Parasitologia e Exames Laboratoriais. É líder do grupo de pesquisas certificado pelo CNPq, intitulado "Tecnologias educacionais e educação a distância", desenvolve pesquisas nas áreas de taxonomia de dermatófitos, fungos anemófilos e produção de material em Microbiologia.

References

ABRAHÃO, Julia Issy; PINHO, Diana Lúcia Moura. As transformações do trabalho e desafios teórico-metodológicos da Ergonomia. Estudos de Psicologia, Natal, v. 7, n. especial, p. 45-52, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2002000300006.

BARBOSA, Andre Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. AULAS PRESENCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020. DOI: https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p255.

BARBOZA, Valeria Gomes; CASTRO, Márcia Prado. Competências e Habilidades Necessárias ao Tutor na Educação à Distância. Revista Acadêmica Integra/Ação, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 237-250, 2017. DOI: https://doi.org/10.22287/integraacao.v1i1.523.

BRANDÃO, Ana Cristina da Silva; FREITAS, Michelle. A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO AMBIENTE DE TRABALHO: Um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso–Campus Juína. Revista Científica da Ajes, Juína, v. 8, n. 17, 2019.

BRASIL. Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. NR 17 Ergonomia. Ministério do Trabalho e Emprego, Brasília, DF. 2007. Disponível em: http://www.pncq.org.br/uploads/2012/09/NR-17.pdf. Acesso em: 08 jul. 2018.

BRASIL, Ministério da Saúde. Resolução Nº 510, de 07 de abril de 2016. Diretrizes e Normas de Pesquisa em Seres Humanos para pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Conselho Nacional de Saúde, Brasília, DF. 2016.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUSSO, Helder Lima; ARCHER, Aline Battisti; LUIZ, Fernanda Bordignon; SAHÃO, Fernanda Torres; LUCA, Gabriel Gomes; HENKLAIN, Marcelo; PANOSSO, Mariana Gomide; KIENEN, Nádia; BELTRAMELLO, Otávio; GONÇALVES, Valquiria Maria. Ensino Superior em Tempos de Pandemia: Diretrizes à Gestão Universitária. Educação e Sociedade, Campinas, v. 41, p. 26, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/es.238957.

INSFRAN, Fernanda Fochi Nogueira; MUNIZ, Ana Guimarães Correa Ramos. Maternagem e Covid-19: desigualdade de gênero sendo reafirmada na pandemia. Diversitates International Journal, Niterói, v. 12, n. 2, p. 26-47, 2020.

MCDANIEL, Anne. Women’s Rising Share of Tertiary Enrollment: A Cross-National Analysis. FIRE: Forum for International Research in Education, Texas, v. 1, n. 2, p. 1-21, 2014. DOI: https://doi.org/10.18275/fire201401021016.

ODRIOZOLA-GONZÁLEZ, Paula; PLANCHUELO-GÓMEZ, Álvaro; IRURTIA, María Jesús; LUIS-GARCÍA, Rodrigo de. Psychological effects of the COVID-19 outbreak and lockdown among students and workers of a Spanish university. Psychiatry Research, [S.l.], v. 290, p. 1-8, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113108.

OLIVEIRA, Anita Loureiro de. A espacialidade aberta e relacional do lar: a arte de conciliar maternidade, trabalho doméstico e remoto na pandemia da COVID-19. Revista Tamoios, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 154-166, 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2020.50448.

ORNELL, Felipe; SCHUCH, Jaqueline B.; SORDI, Anne O.; KESSLER, Felix Henrique Paim. “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Brazilian Journal Of Psychiatry, [S.l.], v. 42, n. 3, p. 232-235, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008.

PAULA, Francisco Wagner de Sousa; CASTRO, Laura Helena Pinto de; PANTOJA, Lydia Dayanne Maia; PAIXÃO, Germana Costa. Análise ergonômica da função de tutoria em um curso de graduação a distância. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA E IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIR A DISTÂNCIA – ESUD, 2018. Natal. Anais […] Natal: ESUD, 2018.

PONTES, Fernanda Rodrigues; ROSTAS, Márcia Helena Sauaia Guimarães. Precarização do trabalho do docente e adoecimento: COVID-19 e as transformações no mundo do trabalho, um recorte investigativo. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. 1, p. 278-300, 2020. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.278-300.1923.

RICHTER, Alexander. Locked-down digital work. International Journal Of Information Management, [S.l.], v. 55, p. 1-3, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2020.102157.

SAHU, Pradeep. Closure of Universities Due to Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Impact on Education and Mental Health of Students and Academic Staff. Cureus, Palo Alto, v. 12, n. 4, p. 1-6, 2020. DOI: http://doi.org/10.7759/cureus.7541.

SARMET, Mauricio Miranda; ABRAHÃO, Julia Issy. O tutor em Educação a Distância: análise ergonômica das interfaces mediadoras. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 46. p. 109-141, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982007000200004.

SHIGEMURA, Jun; URSANO, Robert J.; MORGANSTEIN, Joshua C.; KUROSAWA, Mie; BENEDEK, David M. Public responses to the novel 2019 coronavirus (2019‐nCoV) in Japan: mental health consequences and target populations. Psychiatry and Clinical Neurosciences, [S.l.], v. 74, n. 4, p. 281-282, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/pcn.12988.

SBMEE. Informe da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) sobre exercício físico e o coronavírus (COVID-19). São Paulo: SBMEE, 2020. Disponível em: http://www.medicinadoesporte.org.br/wp-content/uploads/2020/03/sbmee_covid19_final.pdf. Acesso em: 04 ago. 2020.

SOUSA JÚNIOR, João Henriques de; IWAYA, Gabriel Horn; CARDOSO, Janaína Gularte; FARIAS, Miriam Leite; SILVA, Bianca Gabriely Ferreira. O distanciamento social na percepção dos brasileiros. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 1-10, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0024.

XIAO, Han; ZHANG, Yan; KONG, Desheng; LI, Shiyue; YANG, Ningxi. Social capital and sleep quality in individuals who self-isolated for 14 days during the coronavirus disease 2019 (COVID-19) outbreak in January 2020 in China. Medical science monitor: international medical journal of experimental and clinical research, [S.l.], v. 26, p. e923921-1-e923921-8, 2020. DOI: http://doi.org/10.12659/MSM.923921.

Aspectos ergonômicos e distanciamento social enfrentados por docentes de graduações a distância durante a pandemia

Published

2020-12-30

How to Cite

ARARIPE, F. A. de A. L.; NASCIMENTO , R. V. do .; PANTOJA, L. D. M. .; PAIXÃO, G. C. Ergonomic aspects and social isolation faced by distance graduate teachers during the pandemic. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–19, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24713. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24713. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Special section: teaching in higher education in pandemic times

Most read articles by the same author(s)