A formação pedagógica dos docentes de Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24846Palavras-chave:
Formação docente, Ensino superior, OdontologiaResumo
O ensino superior brasileiro inicialmente se formava por sujeitos com sucesso profissional, convidados a compor o quadro de docentes, já que estariam aptos a ensinar com o conhecimento científico e prático que possuíam. Com o passar do tempo e as mudanças impostas pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, transformações precisaram acontecer, principalmente em relação à necessidade de a formação didático-pedagógica dos docentes ser mais qualificada, e na área da odontologia não foi diferente. O objetivo deste trabalho foi contextualizar, por meio de uma busca na literatura dos últimos 10 anos, como vem acontecendo a formação do futuro docente da odontologia. Os cursos de pós-graduação apresentam ainda alguns entraves, como a preparação do docente essencialmente para a pesquisa ou para prática clínica, deixando em segundo plano a formação didática. Uma adequação de uma maneira geral se faz necessária, não apenas na carga horária e na qualidade do ensino didático-pedagógico, mas também no conhecimento e uso das ferramentas tecnológicas presentes na atualidade.
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